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domingo, 22 de agosto de 2021

If I Fell in love with you

Esta é a 3ª canção de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções Paquera de Garotas

                                        as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

3. If I Fell  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

John propõe: "Se eu der meu coração para você, preciso ter certeza desde o início que você irá me amar mais do que ela!"
Nesta que é a primeira balada de John, ele flerta com uma garota, mesmo estando compromissado com outra, ai, ai, ai. Era John escapando do açucarado boy meets girl, com estilo. Se notarem a letra como um todo, verificarão que foi uma situação de triângulo amoroso, que acabou por se efetivar na vida dele, quatro anos depois, quando deixou Cynthia por Yoko. A canção foi feita mais provavelmente em Paris, durante a temporada em que souberam que haviam estourado nos Estados Unidos, ou durante aqueles 10 dias em que os Beatles bagunçaram aquele país, em fevereiro de 1964. Paul contribuiu com partes da letra e com as magníficas harmonias vocais, reverenciadas como das melhores da história deles, afinal os dois trocam a primeira voz da canção várias vezes, com Paul fazendo a parte mais aguda, como sempre. Um verdadeiro primor! Ela seria uma de 7 canções que fariam a trilha sonora de A Hard Day's Night, o 1º filme dos Beatles que, aliás, àquela altura, não tinha nem nome! 
 
A complexidade da canção começa com uma introdução de 8 compassos, única porção cantada apenas por John ao violão e George na guitarra, com uma melodia que não se repete mais, e que começa num tom menor com a proposta título ("If I fell in love with you") em que John se aproxima do alvo amoroso dizendo que quer algo mais que segurar em sua mão. Depois, entra o resto da banda, já no tom da canção, e John e Paul cantam juntos até o final. Num 1º verso, o flertante exige que, para dar-lhe seu coração, ela tem que garantir que vai amá-lo mais que a sua atual. O 2º verso é mais o que eu chamo de uma ponte preparatória para a ponte principal, pois que começa na melodia do verso, em que ele pede que a nova pretendente não se esconda ("don't run and hide"), e que não fira seu orgulho como a outra ("don't hurt my pride like her"), com a última palavra já num acorde que introduz a ponte, aumentando a tensão, dizendo que ele não vai aguentar a dor ("I couldn't stand the pain") e que ficará triste se aquilo tudo for em vão ("would be sad if our new love was in vain"). A tensão diminui com o retorno a um verso, um 3º, com letra diferente (incrível!), ele diz que espera que ela veja que adoraria amá-la ("I hope you see that I would love to love you") e embarca numa 2º ponte, em que já está com o novo amor conquistado e se lembra da outra que foi abandonada ("she will cry when she learns we are two"), e repete-se a ponte principal e depois o 3º Verso e então termina a canção com a mesma frase inicial, "If I fell in love with you", nada menos que genial!
Faço questão que vejam, ouçam, sintam, emocionem-se com este vídeo tutorial (LINK), um de muitos de um certo italiano Frudua, que canta muuuito, quando poderão se certificar da genialidade da dupla vocal. Depois de ouvir atentamente, agora imaginem que aquilo tudo foi conseguido ao vivo, em 15 takes, numa única sessão vespertina, de 27 de fevereiro de 1964, com todos em seus instrumentos (ver abaixo) e com John e Paul dividindo um mesmo microfone!! Houve overdubs, certo, mas apenas para dobrarem os próprios vocais. Cada peça vocal de cada um já esta 'signed, sealed, delivered, ao vivo mesmo. Uma coisa verdadeiramente impressionante, sempre lembrando que o mais velho ali tinha 23 anos de idade. 
No filme, a canção é levada numa cena de ensaio para um programa de TV, e a edição é notável, porque John começa cantando para Ringo, enquanto ele arruma seu instrumento, a tempo de tocar a primeira aparição da bateria na canção. Genial! Aqui, neste LINK! A gente fica tão embasbacado ao falar das harmonias que se esquece dos instrumentos. John faz o ritmo no violão, a bateria de Ringo é suave, o baixo de Paul é, efetivamente, padrão, nada demais, mas a guitarra de George, novamente a Rickenbacker 12-cordas, aparece um pouco mais, na introdução (aliás, que introdução é aquela?!), ao longo dos versos, menos um pouco na ponte, e é importante na finalização. Pra quem ouve com fones de ouvido, ela se percebe no fone direito!  Na introdução, percebe-se a evolução do pensamento do compositor. 
 
A canção foi tocada ao vivo até novembro de 1964, quando começaram a promover as canções do 4º LP. Em shows, o ritmo era mais rápido, John toca guitarra, Ringo é mais vibrante na bateria e temos aquela imagem inesquecível de John e Paul dividindo um microfone, isso é o máximo para um Beatlemaníaco ver! Concordam comigo? Vejam neste LINK! 
 
Concluindo, bem se sente a evolução do compositor: pois passaram-se apenas três meses desde I Want To Hold Your Hand, e ele já admite que "And I found that love was more than just holding hands". Mas viria anda mais, muito mais!!!

6 comentários:

  1. Impressionante como os Beatles continuam surpreendendo! Basta um pouquinho de atenção e, mesmo conhecendo suas músicas há 50 anos, vamos descobrindo a genialidade em cada detalhe!

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  2. Uma das mais emocionantes canções ! !!
    Gênios!!!
    Essa canção é uma viagem completa
    Não tem como ouvir e não se emocionar

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  3. Comentário, digo, análise excelente. Detalhou os refinamentos da canção. E eu nunca tinha visto If I fell ao vivo, com Eles! Que qualidade tinham esses meninos. Esse vídeo é um baita registro de como L&M eram incríveis harmonizando. Pena que não viveram - como banda - para serem ouvidos, ao vivo, com as técnicas de hoje. Bom, sir McCartney ainda nos tem dado o gostinho de imaginar como teria sido...

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  4. Minha interpretação da letra é diferente da sua. Não vi nada indicando que ele estava compromissado com outra. Estou aqui cantando para ver se acho o trecho que poderia indicar isso. Não achei.
    O que vejo é um rapaz ( lembrando que não significa ser experiência dele visto que naquele tempo suas letras costumavam ser ficção) que esteve apaixonado antes e quer se vingar.

    Não é uma musica de amor, é música de paixão com todos os joguinhos que costumam acontecer entre casais. Confesso que nunca entendi esses jogos, nunca soube namorar por não nutrir esses sentimentos de ciumes, de posse, muito menos de vingança.
    Mas John era assim. Se a história tiver sido inventada, seu pensar sobre relacionamentos provavelmente é verdadeiro.
    O caso anterior tinha acabado, não havia mais compromisso. Mas ele ainda gosta da outra pessoa, não está apaixonada agora. Se ele se apaixonar...diz ele, quer que seja diferente e quer fazer ciumes.Quer que ela, a outra, chore ao ver que ele está de novo caso. Ele quer se apaixonar mas não está apaixonado ainda. Quer que a nova o ame mais que a antiga.
    If I give my heart
    To you
    I must be sure
    From the very start
    That you
    Would love me more than her.
    A outra o machucava por isso ele pede que 'don't hurt my pride like her.."
    Tudo indica que o relacionamento acabou, que a outra o deixou, e ele quer se apaixonar de novo e para sempre. And I
    Would be sad
    If our new love was in vain.

    O final porém revela que ainda está ligado à primeira porque quer vingança, quer ela chore...And that she
    Will cry
    When she learns we are two. Isso ...se ele se apaixonar.

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  5. “Se eu der meu coração para você, preciso ter certeza desde o início que você irá me amar mais do que ela!" (_If I fell in love with you_) John faz uma reflexão, perguntando-se o que aconteceria se ele se apaixonasse. Estava com Cynthia, mas parecia uma previsão da chegada de Yoko em sua vida, quatro anos depois. Paul contribuiu com parte da letra e as magníficas harmonias vocais. Os Beatles já tinham estourado nos EUA; provavelmente foi composta em Paris. Na gravação, John e Paul dividiram o mesmo microfone. Fantástico pensar que, àquela altura, o mais velho da banda só tinha 23 anos. Foi uma das 7 canções da trilha sonora do primeiro filme da banda - _A Hard Day’s Night_. Realmente, é muito bonito ver John e Paul dividindo um microfone. E perceber a evolução dos sentimentos, já que, há apenas três meses, ele queria apenas segurar as mãos _ I Want to Hold Your Hands_… A bateria de Ringo é suave, e George dá seu show na guitarra de 12 cordas.

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  6. Curiosamente, ainda hoje antes de vir aqui, conversei em outra página sobre como todos acham que John deixou Cynthia por Yoko. Isso parece ser ponto pacífico. Eu não tenho certeza que tenha sido assim.
    A mais de u ma versão do caso. Mas ainda não vi nenhuma versão com John deixando Cynthia. Em todas é ela quem o deixa. Ela saiu da casa quando o encontrou com Yoko por decisão dela. Isto é ela o deixou. O pedido que ele fez de divórcio foi invalidado. Ele mentiu no pedido, ai John. Acusou a esposa de infidelidade! E o infiel era ele. O pedido de divórcio que valeu foi feito por Cynthia. Isso é um fato. E foi ele quam a deixou?
    No entanto todos pensam que sim. Natural ter lido aqui a mesma coisa porque sempre dizem que sim. Nâo seria por acharem que é sempre assim em casos de separação? A mulher e sempre a coitada? Não estou dizendo que é, apenas pergunto.
    Uma vez tive um relacionamento rápido com um rapaz bonitaço que só vendo. Não era namoro. Ele queria que fosse, eu não quis e me afastei. Muitos anos depois uma amiga ficou sabendo de forma equivocada. Eu teria tido um namoro com o Fernando. E perguntou. "Como você deixou ele escapar?" Na cabeça dela era claro que ele tinha me deixado. Algo para refletir.

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