Claro que influenciado pelo trabalho atual de meu filho, fui ouvir melhor Los Hermanos..
Já admirava... agora acho que Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante são geniais..
No mínimo, há que se concordar que, se dividirmos a história da qualidade da música brasileira entre dois grupos...
1. a maravilha que era antigamente, na média (há exceções!),
2. a porcaria que é hoje, na média (há exceções!),
... eles estão muuuuito mais encaixados no tempo DE LÁ (Grupo 1),
do que dos tempos DE CÁ (Grupo 2)!
E falando em dualidades, o fenômeno Los Hermanos pode ser dividido em duas fases
1. Ana Júlia
2. Todo o resto
E todo o resto é muuuuito melhor.
Importante quando se diz que não gosta de Los Hermanos, há que se ver em que grupo a pessoa se encaixa.
• Os que ouviram Ana Julia, não gostaram e nunca mais ouviram Los Hermanos
• Os que gostaram, ouviram o resto e sentem saudade dos tempos de Ana Julia.
• Os que gostaram, acham que foi bonitinho aquele começo de amorzinho adolescente mas que eles passaram a produzir um trabalho muito mais denso....
Ou pode ser, mas não creio, que a pessoa ouviu muitas canções, e realmente não gostou de nada.
O que se tem são letras intimistas, analíticas, dramas pessoais, situações cômicas, às vezes passando pela corno music de qualidade, .
Na melodia, vão muito além do rock básico e dos acordes simples, muito além do guitarras-telado-baixo-bateria, e vêm com metais (trompete, sax e afins) muitíssimo bem encaixados. Até samba saiu.
Vale o investimento de seu tempo, amigo (a)... ouça apenas estas canções, sempre buscando o som de estúdio.... existe tudo em YouTube... o som ao vivo é bom pra sentir a catarse que provocaram (começam a urrar ao primeiro acorde pulam e cantam aos berros a canção) mas perde-se em qualidade... Aliás, catarse que ainda provocam... sempre que resolvem sair da aposentadoria, enchem estádios... a última vez foi em 2019, quando encheram Maracanã e Allianz Park.
Sugiro este roteiro.... veja bem, sem ordem de preferência minha.
• Sentimental
• Cadê o suin
• Cara estranho
• A outra
• Todo carnaval tem seu fim
• Conversa de botas batidas
• O vencedor
• O último romance
• Tenha dó
• Samba a dois
• A Flor
Vou parar em 12, e, claro, vale um último investimento, após se espantar com a qualidade (ou não?), é ir ver como o Felipe arranjou e como ele comanda a ótima banda que toca essas e outras 15 canções, mas sob a ótica criativa de Michel Melamed, o roteirista do musical, e nas vozes de oito espetaculares atores(rizes)/cantores(as). As canções citadas têm ótimas, algumas divertidas, outras tocantes, teatralizações no musical, com alguma história interessantíssimas sobre a origem da letra. A cena do funeral envolvendo 3 canções é sensacional...
O Musical Pré-Fabricado, com a obra do Los Hermanos, na visão de Michel Melamed, está em cartaz no Teatro casa grande, de 5ª a domingo, até 7 de maio. Depois, vai a São Paulo, onde estará no teatro Liberdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário