-

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

She's Leaving Home

Em minha saga sobre O Universo das Canções dos Beatles, eu identifiquei 4 vezes em que os Beatles falaram sobre solidão.

No Post deste LINK.

A terceira era a canção abaixo. 

O texto recebeu os maiores elogios. Resolvi destacá-lo num post só!


3. She's Leaving Home (Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band - 1967)

Paul conta 'Ela desce a escada para a cozinha contendo o choro com o lenço no nariz, silenciosamente girando a chave da porta dos fundos, com os pés fora, ela está livre!'. Escolhi este trecho por causa do efeito sonoro que Paul consegue propiciar, rimando não finais de versos, mas sons, vejam: 

 She goes downstairs to the kitchen clutching her hankerchief

Eu ressaltei em preto o meu ponto, o som em destaque, o 'tch', inclusive o terceiro, não tem o 't', mas o som é como se tivesse.  Eu acho lindo isso, uma poesia nos detalhes. Isso me ressaltou desde criança, com meus 9 anos de idade, quando ouvi, e fui procurar na letra, afinal era o primeiro disco da história a ter um encarte com letras. Ele havia usado o efeito def rimas internas em You Won't See Me, dois anos antes, já ressaltei aqui em um capítulo anterior, enfim... mas o que interessa  é a linda balada, com a história tocante, de pais, na verdade, a mãe, que percebe que a filha foi embora, e leu numa carta de despedida as razões para aquela decisão, que ela não pôde explicar pessoalmente. Se alguém tem dúvida se esta é uma canção sobre solidão, ressalto uma frase que aparece duas vezes nos versos:

                   She's leaving home after living alone for so many years. 

O jogo de vocais é de chorar (e eu choro mesmo). Paul vem nos versos e, quando entra o refrão, ele começa 'Sheeeee' e John entra com um lamento dos pais, e Paul volta 'is leaviiing', e mais um lamento dos pais, e Paul conclui 'hoooome' e os pais (John) concluem com mais um lamento. Difícil ver algo mais tocante que isso na história da música. O refrão se repete duas vezes e em cada uma os lamentos são diferentes, o que mostra a riqueza da letra! E foi de John a idéia de fazer assim, parabéns, John! 
Já a idéia do acompanhamento de orquestra foi do autor Paul, nenhum Beatle toca na canção! Quando Paul tem uma idéia e quer ver pronta, ele atropela qualquer um: ele encomendou o arranjo de cordas a George Martin, como era o padrão, só que ele estava com outros compromissos, e pediu uns dias. Paul não teve dúvidas e pediu outro maestro à EMI para o arranjo, um certo Mike Leander. Martin ficou magoadíssimo, mas produziu e dirigiu os músicos na gravação. Eles eram quatro violinos, duas violas, dois violoncelos E uma harpa. E por que eu coloquei um E maiúsculo? Porque a harpa abre a canção de uma forma lírica, sensacional E por ser UMA harpista, a PRIMEIRA mulher a aparecer numa canção Beatle! Bem, depois são só cordas e aros, e aqui eu tenho que destacar o máximo do drama e suspense, note, quando a mãe chora: Sempre choro...

 She breaks down and cries to her husband Daddy, our baby is gone

... e entram os violinos, intrigantes, majestosos ....

Why would she treat us so thoughtlessly? How could she do this to me?

Tão lindo que resolvi fazer um áudio clipe pra vocês, neste LINK. 
Para finalizar, completo com o início da coisa toda. A inspiração veio de uma matéria de capa do Daily Mirror, sobre uma garota de 17 anos que saíra de casa para fugir com o namorado, e os pais diziam não entender por quê, afinal 'We gave her everything money could buy!' ou algo assim, mas foi desse jeito que materializou na letra. Todo o resto saiu da cabeça de Paul (e John nos lamentos), inclusive a profissão do namorado, que não era vendedor de carros (motor trade), mas sim, um croupier. Só que, depois se soube que o rapaz havia, sim, trabalhado no mercado de automóveis, mas Paul NÃO SABIA DISSO!!! Eram ou não eram mágicos os Beatles? 

Um comentário: