-

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

The Beatles - Os mais regravados.... loooonge

Este será o último capítulo de saga sobre O Universo das Cançôes dos Beatles, cujos 20 capítulos até então, estão aqui, neste LINK

Não importa quantos capítulos mais eu faça, ele será o último, pois considero um ótimo fecho para mostrar a abrangência do trabalhos deles!

Só que, quando publicar, vou retirar o CHORORÔ, em vermelho, que faço a partir de agora.

_______________________

Início do CHORORÔ

A revista Rolling Stone, especializada em música, apresentou um novo levantamento sobre os 500 melhores discos de todos os tempos. 

Os álbuns dos Beatles foram todos rebaixados. 

Opiniões de gente de hoje, que conhece pouco sobre o passado da música.

Eu vou esfregar na cara desses caras uma interessante estatística..... 

Fim do CHORORÔ

_______________________

Encontrei nas redes o título

Most covered songs of all time

O levantamento oi feito pelo Stackers.com

A lista completa eu mostro, lá embaixo,  mas antecipo minha estatística.

Para fazê-la, resolvi estabelecer categorias, baseadas na observação das canções.

As categorias foram

  • The Beatles: canções compostas por algum dos 3 Beatles mais destacados compositores), durante ou depois da carreira oficial, de outubro de 1962-maio de 1970
      • Paul McCartney
      • John Lennon
      • George Harrison
  • Natal: canções com o tema Natal
  • Classic: canções originalmente gravadas antes dos Beatles surgirem
  • Outros: canções gravadas contemporânea ou posteriormente aos Beatles

Acho que este gráfico resume tudo!



Vou colocar em palavras.. 

Antes, um esclarecimento. Nenhuma das canções Class tem compositor repetido, e, dentre os Outros, apenas Elvis Presley tem duas ocorrências.

Vamos lá:
  • Das 10 canções mais regravadas da história, 7 são dos Beatles (mais Imagine) .... 
  • Das 20 mais regravadas, são 12 deles (mais Imagine).... 
  • Das 50 mais regravadas, 21 são deles (mais Imagine), 
    •                          sendo 13 de Paul, 6 de John e 3 de George...... 

Aliás, 

  • Só Paul McCartney tem mais presenças na lista que as categorias Classi e Outros inteiras
  • George Harrison tem mais canções regravadas, entre as 50, que Elvis Presley, que tem duas.
  • Então, se colocar o ranking em quantitativos de covers, dentre as 50, temos:

Segundo CHORORÔ

Então não me venham com rankings irresponsáveis, 

com enfoques distorcidos.

Fim do CHORORÔ


Nada é mais poderoso que Beatles na história da música popular! 

Aqui a lista das canções! 




2 comentários:

  1. O que eu acho incrível é Here Comes de Sun estar à frente de Something. Eu sempre considerei Something como sendo a irmã caçula de Yesterday.

    ResponderExcluir
  2. Contra fatos não há argumentos. Beatles "na cabeça"!

    ResponderExcluir