-

sábado, 10 de fevereiro de 2018

In The Oscar Mood - Part II

Seguindo meus relatos sobre o Oscar 2018... o primeiro está no link abaixo

Na ordem, assiiti a 'The Post', até podia fazer um post específico sobre the post, mas, ao menos abro este post com the post.

Trata-se do mais novo filme de Spielberg, e ele foi buscar três mega vencedores de Oscar: para estrelar, ninguém menos que Tom Hanks e Meryl Streep. Para a música, John Williams! Houve muita pressa na produção porque queriam aproveitar o momento anti-Trump para liberar esta pérola pela liberdade de imprensa, relembrando um de seus mais marcantes episódios: a revelação dos malfeitos de vários governos americanos desde o final da década de 1950, escondendo o envolvimento do país na política da Indochina e, posteriormente a mais desastrosa guerra em que o país se meteu, no Vietnam. Inclusive o 'bonzinho' Kennedy teve sua participação.

Tom é Ben Bradlee, editor chefe do jornal Washington Post (daí o nome), que tem a oportunidade de mostrar ao mundo detalhes sobre as barbaridades que levar dezenas de milhares de americanos à morte do outro lado do planeta. O filme mostra a evolução da descoberta e o processo de convencimento da dona do jornal, Kay Graham (Meryl), de que teriam que publicar, mesmo sob pena de serem processados pelo então presidente Nixon. Trama emocionante, com clima sempre tenso, que Spielberg é mestre.

The Post teve apenas duas indicações, a Melhor Filme e a Melhor Atriz, 21ª indicação de Meryl Streep, que está estupenda, mas o próprio personagem, mais contido, limita suas chances. Talvez tenha alguma chance, se for levado em conta o momento feminista, afinal, está presente em todo o filme, a luta pela neta do histórico dono fundador do Post, que assume após se tornar viúva do genro do patriarca, e tem suas decisões sempre contestadas por ser mulher. Há inclusive um diálogo de Kay com sua filha, que é tocante, sobre como as mulheres são consideradas transparentes num mundo dominado por decisores masculinos!

Fundamental, agora, é re-assistir a 'Todos os Homens do Presidente', lá da década de 1970, que destrincha o Caso Watergate, que culminou com a renúncia de Nixon. O caso foi investigado pelo mesmo Washington Post, que era comandado pelo mesmo Ben Bradlee. Os repórteres eram vividos por Robert Redford e Dustin Hoffmann.

Depois, assisti a 'A Forma da Água', fantasia de Guillermo Del Toro, ambientado na Guerra Fria, quando uma criatura aquática é descoberta na América do Sul e trazida ao Texas, imagino, já que falam Galveston, onde fica escondida numa instalação militar, para ser analisada. Elisa é uma faxineira noturna muda da instalação que acaba se afeiçoando à criatura, começam a se entender e, ao testemunhar os maus tratos a ela por um esteriotipado militar, planeja e executa sua fuga. A faxineira Sally Hawkins (que não é muda) concorre ao Oscar de Melhor Atriz, sua colega de profissão e cúmplice de plano Octavia Spencer, ao de Atriz Coadjuvante, e o amigo solitário de Elisa, Richard Jenkins, ao de Melhor Ator Coadjuvante.... além de Roteiro, Melhor Diretor e outras indicações, totalizando 13, incluindo Melhor Filme, que por mim, não leva, pois "The Post" e "Destino ..." são bem melhores!

Nota de destaque, para mim, e muitos trekkers, é o ator que faz a criatura! Seu nome é Doug Jones, e nos conquistou com seu personagem Saru, primeiro oficial da nave Discovery, da Netflix. Ele conquistou nossos corações com sua interpretação com os olhos, já que sua prótese de borracha limita seus movimentos! As narrações, do começo e do final do filme, são dele, novamente imerso em uma limitante prótese de borracha!!


2 comentários:

  1. Homero, também gostei do shape, como comentei no outro post. Elenco maravilhoso!!! Em especial, a atuação de Jenkins, figurinha carimbada de filmes de sucesso relativo e/ou séries de TV. Octavia, ao contrário, já famosa e consagrada por 2 outros filmes recentes e maravilhosos: histórias cruzadas e além das estrelas...Também reparei na passagem de Galvestone (o que me trouxe algumas boas lembranças) mas a cidade onde se passa a trama fica incerta. Fantástica a ideia de morarem no prédio do cinema! Deixando a imaginação fluir sem censurar a arte de Benicio dá pra degustar numa boa...Gostei demais! Mas a Frances & Cia ainda merecem mais, em minha modesta opinião. Ela e Woody deram um verdadeiro show!!! E que roteiro! Altamente entendível e muito mas muito mesmo factível! Sds, A2

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de te agradecer pelas várias informações que desconhecia, como a do peixe vindo do espaço (Star Trek...) Como uma semi trekiano e Stariano, você sabe que adoro acompanhar os elencos das 2 séries...Thank U !!! Post vai ficar para o Now...rs rs rs... But keep me posted, ok ?! rsrs Regards, A2

    ResponderExcluir