-

sábado, 12 de julho de 2014

O Rebu, com menos rebuliço

Foi na década de 1970 que a primeira 'O Rebu' foi encenada. Também no horário das 10 (hoje 11), era apropriada ao horário. Pesada, densa. E baseada numa ideia genial. Toda a trama se passava em 24 horas. Oras Oras. La nos isteites fizeram uma serie com o mesmo enfoque. 24 episódios de uma hora on-line, só que em tempo real mesmo, nada de flashbacks.

O resumo da trama: um assassinato ocorre numa festa (um rebu) e depois vem a investigação. A gente sabe que há um(a) morto(a), boiando de bruços na piscina, mas somente sabemos QUEM é o(a) morto(a) la pelo meio da novela. E o resto dela serve pra se pensar em quem o(a) matou.

E vem coisas que acontecem na hora real, mescladas com flashbacks só da festa, que Vão desenvolvendo a trama. Às vezes, uma cena com um diálogo acontece no mesmo momento / ambiente de um ou mais outros diálogos, que a gente só vai ver em flashback depois, e notando, la no fundo da mesma sala, aquele diálogo original que você já presenciou, mas por outro ângulo, com os atores atuando como figuranted. Então a direção, que sempre é fundamental em qualquer trabalho, neste é mais ainda, pois tem que haver uma continuidade perfeita.

Pena que, Já fiquei sabendo, nesta reedição ficaremos sabendo quem é o(a) morto(a) logo no começo. Segundo os roteiristas, o público de hoje não teria paciência, não sei por que chegaram a esta conclusão. E claro, também, que mudarão o(a) morto(a), e o assassino(a).


OU NÃO, Caetano?

2 comentários:

  1. Além do seriado 24H, o formato em flashbacks intercalado com a ação me lembrou o filme "Ponto de Vista", com Dennis Quaid no papel principal de agente da segurança do proesidente americano. O filme mostra um atentado ao presidente americano num evento em Valencia, Espanha, e a narrativa se desenvolve com muitos flash backs mostrando as mesmas cenas vistas de outros ângulos ou pontos de vista. Também muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco decepcionante o 1o capítulo de O Rebu, ontem. Vamos ver se ao longo da semana o clima "esquenta".
    Vai ser difícil para a produção gravar tantos capítulos que se passam na mesma noite chuvosa. Repetir o figurino é fácil, mas os cabelos e maquiagens das atrizes, haja continuísta!

    ResponderExcluir