sábado, 5 de julho de 2014

Conversível?

A caminho do barbeiro (1) deparei-me com este espécime interessante de veículo. Sempre achei uma temeridade a utilização de conversíveis (2) no Rio de Janeiro, ou qualquer grande cidade brasileira. A facilidade do roubo é exponencialmente aumentada sem a capota.


Neste caso, acho que não. Acho que poucos ladrões se interessariam na peca. Poucos itens para canibalizar. Só iriam curtir e deixar o dono da preciosidade chorando copiosamente.


Mas continuam valendo os outros inconvenientes. A chuva, por exemplo, inda mais que este não possui a capota removível. Que fazer do banco molhado. E este motor, que não tem capô? Aquele filtro de ar é impermeável? Acho que não pois perderia sua capacidade de filtro, penso!


Enfim, pergunto a meus amigos Leila e Sinval, este, colecionador. Como funciona essa coisa?

(1) Barbeiro é aquela entidade que te segue aonde quer que você vá, ou melhor, vice-versa. É uma coisa pessoal, questão de confiança não e mesmo. Hoje moro a 1 km de onde morava, quando comecei a utilizar os serviços do Giovane, ha mais de 20 anos. Acho que mesmo se mudasse para a Barra, continuaria utilizando. Claro que houve uma interrupção de 4 anos, quando morei fora. Ficaria meio caro.

(2) Por que chamam esses carros sem capota de conversíveis? Eles se convertem de quê em quê?

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2 Comentários:

Às 6 de julho de 2014 às 13:15 , Blogger Fernando Nagle disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 7 de julho de 2014 às 09:56 , Blogger Fernando Nagle disse...

Caro Homero, conversíveis são carros "descapotáveis", que podem se converter de "com capota" em "sem capota".
Esses modelos sem capota não são conversíveis. São geralmente chamados de "roadster" ou "spider".
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Roadster_(automobile)
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Roadster
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Spyder#Automotive
Embora na tenham capota, pode-se proteger o interior e o estofamento com as chamadas "capotas náuticas", que são afixadas nos "bordos" do carro como em lanchas.
http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=uynyDrayd1SJwM&tbnid=3zXTJr_QGs-oDM:&ved=&url=http%3A%2F%2Fwww.sl113.org%2Fforums%2Findex.php%3Faction%3Dprintpage%3Btopic%3D7274.0&ei=4Ji6U7aDBNXNsQTy34GoCg&bvm=bv.70138588,d.cWc&psig=AFQjCNHNsI9Rw33iN4r8AFGHdyNqHdReLg&ust=1404824160608207
No link abaixo, uma foto do modelo 450SL da Mercedes, um duplo conversível pois vinha com a capota rígida (hard top) e a de lona (soft top).
http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=8VravIgW9IZWdM&tbnid=u9Bq31kEoYkogM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.itsgotwheels.com%2Fmercedes-benz-sl-r107-buyers-guide%2F&ei=QJe6U4uSHoXlsATC7oKoDA&bvm=bv.70138588,d.cWc&psig=AFQjCNF2mkHtoHQvlRQn_UfThsAh3qbeMw&ust=1404823714075085

 

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