-

sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Bruxa de Agnesi

O Google se lembra de vez em quando em seus Doodles de pessoas que você nunca ouviu falar.

Hoje por exemplo, homenageia uma certa Maria Gaetana Agnesi, que nasceu há exatos 296 anos. Não sei porque o Google celebra uma data tão quebrada..... Esperasse 4 anos e celebraria 300!! Bem mais notável...

Mas notável mesmo  é a história dessa italiana, que transcrevo lá embaixo, no verbete da Wikipedia.

Notável por ser mulher e tão notável numa sociedade absolutamente machista em que vivia. Leia o que ela fez!!

E veja também a Curva de Agnesi, procure na Wikipedia. Fizeram uma animação legal, Não sei pra que serve (Fátima, Cláudio, help me!) mas parece legal!!Legal também é que por séculos ela (a curva!) foi conhecida como Bruxa de Agnesi. Leia aqui porque!!!

Fui!
_______________________________

Maria Gaetana Agnesi (Milão, 16 de maio de 1718 - Milão, 9 de janeiro de 1799) foi uma filósofa e matemática italiana. Em 1750 d.c. o Papa Bento XIV a nomeou para a cadeira de matemática e filosofia natural na Universidade de Bolonha. No entanto, ela nunca lecionou lá.

Agnesi é reconhecida como tendo escrito o segundo livro ainda existente que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher nomeada como professora de matemática em uma universidade. Escreveu em latim a obra "Propositiones philosophicae" (Proposições Filosóficas), datado de 1748 1 e impresso em Milão, então a capital de um pequeno estado sob o domínio austríaco; mas o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche" (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.

O livro foi além dos tópicos sobre filosofia e abordou mecânica celestial e teoria da gravidade de Newton. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas tratava de aritmética, álgebra, trigonometria, geometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias de Isaac Newton e de Gottfried Leibniz 2 . É dela também a autoria da chamada "curva de Agnesi". Faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio

Um comentário:

  1. Muito legal! Sinto não poder satisfazer sua curiosidade, mas vou tentar descobrir.
    Estou lendo um livro que talvez ajude.
    Abraço, Fátima

    ResponderExcluir