-

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Titãs - Nheengatu - Convidados Notáveis

Bem, como disse no post em que ia falar sobre o disco dos Titãs e acabei falando sobre o nome dele (aqui), os Titãs não lançavam um CD desde 2009. Nesse meio tempo, eles perderam o baterista Charles Gavin e fizeram uma turnê comemorativa do CD Cabeça Dinossauro. E parece que ali decidiram que deveriam fazer mais um disco. Mesmo sem Charles Gavin. Afinal já tinham sobrevivido à saúda de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Nando Reis por motivos diversos (inclusive morte). Agora então os Titãs são apenas 4, com músicos convidados. E estão se virando nos instrumentos: Paulo Miklos pega a guitarra de Fromer, enquanto Sergio Britto e Branco Mello dividem o baixo outroramente pilotado por Nando Reis, enquanto Tony Belotto continua com sua guitarra solo e Britto com seu teclado, e todos menos Belotto seguem nos competentes vocais.




Os 4 Titãs remanescentes seguem compondo, e bem. A saída de Gavin não prejudicou nas composições, afinal ele havia feito apenas UMA nos 15 primeiros discos.



Neste disco, eles tem  ajuda de notáveis em algumas das 14 composições que o compõe.



Arnaldo Antunes, o Titã histórico que saiu já há 20 anos, ainda contribui vez por outra e entrega neste CD, uma das melhores canções, 'Cadáver sobre Cadáver',  em que explora com sua imbatível poesia concreta a inexorabilidade da vida que é a morte: 'morre quem mereceu e quem não merecia, morre quem vive bem e quem só sobrevive'... E por aí vai, genial. É composta juntamente com Miklos (que também canta). O cartunista Angeli fala mal dele mesmo, no último verso de '' que co-compõe com Branco Mello (que também canta). E, novidade absoluta, fazem um cover de Walter Franco, alguém se lembra dele? É um artista de vanguarda que, em 1973 teve a coragem de lançar a genial 'Cabeça' numa eliminatória o Festival Internacional da Canção e os jurados tiveram a insanidade de levá-la ao primeiro lugar, sob vaias estrondosas da platéia, e aplausos do júri que, por sinal, foi demitido por isso (tinha Nara Leão no meio), pela conservadora promotora. Aqui, os Titãs revivem 'Canalha', de 1980, com uma toada e um riff de classic rock, que não sai da cabeça.

Bem, vamos deixar por aqui, detalhando apenas os convidados ilustres... num próximo post eu falo sobre o restante das composições... muitas delas excelentes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário