-

sábado, 3 de maio de 2014

O Spoiler nosso de cada dia



Spoiler  (1)tem origem no verbo spoil, que significa estragar, e é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto 

Spoiler (2): Nome dado à uma peça na dianteira baixa do carro, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro.

Nesta época de grande saudade com a lembrança de 20 anos sem Ayrton Senna, vem à mente o tempo em que usávamos apenas o significado 2 da palavra 'spoiler'.

Hoje ele é muito mais conhecido com o primeiro significado e é sobre ele que o querido Gabriel Moreira, leitor de primeira hora de A Arma Escarlate, abriu seu coração e seus temores, nesta publicação na Armada Escarlate Brasil, página de fãs do livro de Renata no Facebook.

Acho que já está na hora de levantar essa questão. Hoje temos muito pouco problema com spoilers porque o grupo é praticamente composto só por quem já leu. E imagino que quem não leu é esperto pra evitar os posts mais perigosos. Mas ACC está a caminho. Tem quem vá pegá-lo dia 22/08 às 9h e não haverá de dormir sem ter lido todas as mais de, oh deouls, 600 páginas. E tem um porrilhão de membros que vão demorar dias, semanas, meses pra comprar e ainda terminar de ler.
Então pergunto-vos: Como lidar com o fatídico Apocalispoiler* que há de se iniciar no dia 22 de agosto?
*(Apocalipspoiler, Spoilercalipse, Holocauspoiler, Spoilercausto... tá impossível achar um nome legal de verdade, sabe?)

Qualificando, o 22 de agosto é o primeiro dia da Bienal de São Paulo, aonde está previsto que o livro A Comissão Chapeleira será lançado. Na verdade, a entregação poderá acontecer até antes, com a pré-venda...

Essa coisa de spoiler é séria. Lembro-me de quando foi lançado o Harry Potter-6, estávamos em Houston, e um grande e sacana amigo da Renata, chegou na sala de aula dizendo: Snape mata Gandolf!! Assim mesmo, misturando as fantasias. Claro que ele se defendeu dizendo que não falou nada demais, mas todos perceberam de quem se tratava na realidade.... Ainda bem que Renata já havia lido!!

Eu acho que spoiler pode ser até um incentivo a ler o livro, ver o filme, até mesmo para ver COMO o escritor descreveu (ou o diretor dirigiu) a cena.

Mas há que se ter alguns cuidados mesmo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário