domingo, 10 de fevereiro de 2013

Argo tem argo de Oscar



Como disse no post....
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/12/homerix-um-fracasso-no-cinema-em-2012.html, 
fui muito pouco ao cinema em 2012, e lamentava ali, por exemplo, que não vira nem o último Batman, inadmissível para um cara como eu, admirador explícito do personagem, e, muito mais que isso, do criador da nova cara do personagem, o genial Christopher Nolan.

Bem, a partir de sábado, acrescentei mais um à lista: como é que eu pude deixar de ver, na telona, a um dos principais candidatos ao Oscar de 2013?

Falo de 'Argo' f--- yourself (pra saber o motivo do xingamento, veja o filme....).

Espetáculo! Relato  de um episódio tenso da História Americana (que interessante, mais um filme que relata um tema assim candidato a Oscar): a invasão da embaixada americana no Irã em 1979.

O filme começa a te pegar na narração inicial, espetacular, pungente, que explica o contexto da situação a que vamos assistir. Uma americana descreve sem pressa, com emoção, e em menos de dois minutos, o contexto do que vamos presenciar: a história do Irã até chegar aquele momento da Revolução Iraninana, com a volta do Ayatollah Khomeini do exílio, o asilo político dado pelos americanos ao Xá Reza Pahlevi. 

A invasão é relatada com precisão pelo diretor Ben Affleck. Você se coloca na pele dos agentes diplomáticos que lá estavam, sentindo que a coisa estava ficando preta. Espetacular! Depois, a fuga de 6 deles por uma porta dos fundos, que conseguem abrigo na Embaixada do Canadá, eles que são o motivo principal do enredo: o plano e a execução de seu resgate, conduzido por um agente americano da CIA, que é interpretado no filme, justamente por Ben Affleck.

E o plano de resgate, inacreditável, mas que deu certo, era simular que eles seriam uma equipe canadense de filmagem de um ficção científica ambientado no Irã. Então entra o clima de Hollywood do filme, e aí vem o seu ponto fraco, segundo Felipe, pois acaba aquele clima de tensão todo do começo do filme.... e depois vêm alguns recursos exagerados que o Diretor usou para dar movimento. Mas eu perdôo, totalmente! Cube direitinho.

Argo concorre a Melhor Filme,  e cinco outros Oscars, entre eles Ator Coadjuvante, o sempre ótimo Alan Arkin, que não vai levar!!

Note a música que os reféns ouvem em uma cena, ao colocar um vinil: um Classic Rock de Led Zeppelin (aliás, é o segundo candidato ao Oscar em que ouço a voz marcante de Robert Plant)

Oscar de Melhor Filme? Pode bem ser, apesar de que Ben Affleck não é candidato a Melhor Diretor, e é bem raro um filme ganhar um Oscar e seu Diretor não!  'Argo' bateu 'Lincoln' no Globo de Ouro de Drama, mas vai ter que enfrentar 'Les Miserables' no Oscar. Este último ganhou o Globo de Ouro na categoria Comédia/Musical e agora concorre à estatueta máxima. É o meu próximo alvo!!! Ou seria 'arvo'!!

3 comentários:

  1. Ben Affleck ganhou o prêmio de melhor diretor da associação dos diretores (DGA - Directors Guild of America), que reúne todos os que votam para o oscar, e nem foi indicado ao Oscar. Que contradição!

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...