-

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Amor não é melhor que Intocáveis... nem Skyfall


O 7º candidato a Oscar de Melhor Filme de 2012 que eu vi foi 'Amor'. Faltam dois 'A Hora Mais Escura' que já estreou e 'Indomável Sonhadora' que deve vir no próximo fim-de semana. Pena que devido ao atual estado de coisas, chegarei à cerimônia sem assisti-los!!!

Atualizei meu post sobre os filmes do OScar 2013:

Gente, 'Amor' é apenas bom, e triste e meio deprimente... e certamente não concorreu a Melhor Trilha Sonora porque simplesmente ela não existe. Afora um que outro acorde ao piano, NÃO HÁ MÚSICA no filme. Deveriam receber uma moção de protesto das associações de músicos da França.

Resumo? Um casal ancião de músicos, bem ativo tem sua vida mudada quando a esposa tem um derrame. E aí vem o doloroso processo de adaptação á nova situação. O filme já assusta no primeiro sinal que ela dá da doença... depois é uma sucessão de tristezas... O problema maior é que a gente (especialmente nós, que temos idoso em casa ... e para todos nós que um dia seremos idosos) fica se colocando na posição do cônjuge. Especialmente marcante, para nós foi que assistimos na 4ª feira, e na madrugada de 5ª, minha sogra caiu... E mais ainda poque Neusa sonhara com pombas na semana passada, e no filme, uma pomba invade o apartamento do casal. Sai pra lá....

Não sei se por eu estar incomodado com uma indisposição, tendo que me ausentar umas vezes da sala de projeção, ou se porque entrei com preconceito duplo, sei que não achei o filme merecedor da indicação.

Agora, a atriz Emmanuelle Riva merece, sim, sem sombra de dúvida a indicação e duvido que perca. Ela á a atriz mais velha a receber indicação ao principal papel feminino na história do Oscar. Aí você se lembrará de Jessica Tandy, a velha judia de 'Conduzindo Miss Daisy'. Não, ela tinha apenas 80 anos de idade ao fazer o papel, e ser indicada e a ganhar o Oscar de Melhor Atriz em 1989. Emmanuelle tem 86 anos de idade. Agora, se ela não ganhar, Jessica continuará sendo a mais velha campeã do Oscar.

Ah, sim, eu falei em preconceito duplo? Por que? Duas razões:
  1. Pela regra de UM FILME POR PAÍS, vigente no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, 'Amor' tirou o lugar de 'Intocáveis', seguramente o melhor filme que vi no ano passado (segundo me dizem, a França teve um outro ótimo filme: 'Qual é o Nome do Bebê?'). Escrevi sobre 'Intocáveis', aqui!!!
  2. Segundo consta, o 10º da lista era '007 - Operação Skyfall', claro que merecedor a estar em qualquer lista de melhores de 2012!!! E 'Skyfall' é também melhor que 'Amor'! Escrevi sobre 'Skyfall', aqui!!!
E tenho dito!!

Um comentário:

  1. Oi, Homero, concordo com vc, "Intocáveis" foi, para mim, um dos melhores filmes do ano passado, adorei saber que ele havia sido indicado e lamentei que ele não tivesse sido o escolhido para representar a França. Com ele, saí muuuito feliz do cinema (o vi 2 vezes) e com "Amor" saí muuuuiito triste e deprimida, exatamente, pelo mesmo motivo seu, tenho pais idosos e isso me preocupa bastante...a ausência da música (geeente, nem nos créditos!!) o fez ficar mais pesado ainda. Quando o filme terminou ninguém deu um pio no cinema, as pessoas foram deixando a sala de projeção sob um silêncio sepulcral...talvez vislumbrando a possibilidade de um futuro triste para si ou seus familiares, afinal, ninguém está livre! Agora, apesar de triste, eu achei o filme muito bom mesmo... mas não para ganhar o Oscar...a atriz, sim, esteve perfeita e eu diria que o Trintignan também!
    Abraço grande.

    ResponderExcluir