-

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

M de Mãe - James Bond

falei sobre um artigo de Veríssimo sobre o último James Bond: Operação Skyfall
Meu amigo Cláudio, o maior bondmaníaco que conheço fez um comentário muito bom, mas ficou tão longo que não foi permitido no campo de comentários. Ele então o passou a mim, e decidi dividi-lo em dois posts.
Neste, Cláudio discorre sobre o significado de M, a chefia de James Bond no MI-6

_____________________
Grande Homerix,

Agora sobre o fato do codinome M significar Mãe, confesso que, de fato, em minhas leituras, já me defrontei com essa teoria, eu conheço um pouco do personagem, mas quase nada do criador, falha que pretendo sanar em breve, pois estou me dispondo a conhecer mais sobre Ian Fleming, porém, realmente já li que havia uma M do sexo feminino no comando do MI6 durante a segunda guerra, e que o próprio Fleming teria um relacionamento controverso com ela, pois ele mesmo não conseguia se relacionar muito bem com sua mãe. Existe um filme (muito bom por sinal), que vi somente na TV a cabo, há alguns anos já, chamado SPYMAKER, que mostra vários detalhes da vida de Ian Fleming, alguns que inclusive se pode identificar nos filmes, pois tudo que teve significado na vida dele, ele inseriu no personagem, e foi com esse filme que fiquei sabendo que existiu uma operação de resgate intitulada GOLDENEYE, arquitetada pela inteligência britânica durante a segunda guerra, na qual Fleming foi um dos mentores, tendo inclusive participado fisicamente na operação, em combate. Alguns anos depois, Fleming nomearia sua residência na Jamaica como GOLDENEYE. Um filme muito interessante, com ninguém menos que Jason Connery, o filho do mestre, no papel de Fleming. O filme mostra também o relacionamente de Fleming com a mãe e com o chefe do MI6, o que dá a entender que M seria uma homenagem a sua própria mãe, realmente, porém, nos livros ele deixa escapar que o nome de M seria Miles Messervy, portanto, M seria a inicial de seu nome, conforme pode-se ver de relance em uma cena de TSWLM, onde o general Gogol chama M pelo seu nome, desta forma, há controvérsias, somente quem conhece bem a vida de Fleming poderia afirmar com mais propriedade sobre o significado da sigla M.
  __________________

No outro, a discussão sobre Javier Bardem e as chances de Oscar de Skyfall
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/01/as-chances-de-oscar-de-skyfall.html

4 comentários:


  1. O que significa M influi no enredo do filme?

    Ulisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que tem a ver, Ulisses, quem assistiu ao filme sabe muito bem e entende porquê. Mas digo honestamente que, ainda que nada tivesse a ver com este filme especificamente, o ponto que Homero levantou é sem dúvida interessante e dá margem a uma rica discussão, mesmo que fosse por mera curiosidade, para enriquecer a cultura sobre o universo Bondiano, e Flemingiano, só que não é, a etmologia do nome pode revelar muito sobre o relacionamento de 007 com seu chefe.... Além do quê, o exercício de buscarmos além do que se vê nas telas é salutar, de olharmos para as origens, para o contexto, sempre explica muita coisa, e contribui para formar massaa crítica, para não ficar apenas no senso comum, e isto não somente em se tratando de 007, mas ousaria dizer que como tudo na vida. Eu sempre procuro ir mais além... Obrigado mais uma vez, Homero, por trazer à tona estas discussões e nos dar a oportunidade de nos expressarmos.

      Excluir
  2. Obrigado Homero, por publicar no seu blog"

    ResponderExcluir
  3. Mas e se, ao invés de "M" se referir à mãe, for uma referência à Monique, nome da mãe de Bond ?

    ResponderExcluir