-

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa, Presidente



Joaquim Barbosa foi eleito ontem Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Um negro no maior posto do Judiciário.

Uma mulher no maior posto do Executivo.

Que minoria virá no Legislativo?


O fato é que o currículo do novo Presidente é de se tirar o chapéu. Mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris, e falando 4 idiomas, dentre eles o alemão, além de tocar piano e violino!

Até ser nomeado para o Supremo, há 9 anos, pelo Presidente Lula, não se utilizou de nenhuma cota para atingir seus objetivos. Mérito, apenas mérito. Quantos meninos parecidos com o da foto ao lado conseguiram chegar um décimo do galgado por Barbosa??

Admirável!

É bem verdade que exatamente esse último posto foi conseguido por conta de sua cor, afinal foi explícito que Lula queria um negro do Supremo, ao que o nome de Joaquim surgiu naturalmente! Ao  longo de seu tempo na função no Supremo, sempre travou o bom cambate, sempre se aliou às causas do bem, culminando com essa que hoje corre, a AÇÃO 470, e com desempenho magistral como Relator.

Figura mais popular do momento no país, até já criaram um movimento para que concorra à Presidência da República em 2014..... Pena que ele não quer.... aliás, a coluna não aguenta!!!





10 comentários:

  1. Oi, Homero.
    Esse Joaquim Barbosa "tá que tá" mesmo na Ação 470. Trocadilhos à parte, ele é a luz na escuridão da nossa política tupiniquim!
    Bom feriado.
    Rossana

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    O Joaquim Barbosa é uma pessoa extraordinária. Profissional muito sério e muito competente. E um dos exemplos que me enche de orgulho de ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Ele sim é "O CARA",para mim o MAIOR representante do BRASIL,com certeza teria muito orgulho de tê-lo como nosso Presidente da República....quem sabe até 2014 conseguimos fazê-lo mudar de idéia e se candidatar!!!!Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Homerix,

    Com o Joaquim Barbosa na Presidência da República, eu candidatar-me-ia a auditor a serviço do TCU.

    ResponderExcluir
  5. Como Brasileiro e também não como afro descendente, mas sem rodeios Negro, acho o máximo ele calgar o maior posto do Judiciário no País b e o parabenizo, pois devagarzinho estamos chegando lá.
    Pacifico Filho

    ResponderExcluir
  6. Barbosa na cabeça!!!!140.414...
    Paulus

    ResponderExcluir
  7. O cara dispensa comentários, é excepcional! quisera eu tivéssemos ao menos 1/3 desses no congresso nacional...ninguém mais segurava a gente!

    ResponderExcluir
  8. HOMERIX.... realmente o Barbosa é um "senhor ministro"... homem objetivo, independente de fato e de direito... incisivo e, possivelmente de um "notório saber Jurídico", requisito preliminar para a condução de um advogado/magistrado a um cargo no SUPREMO FEDERAL... entendemos bem!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  9. Li e comentei no Facebook a respeito dessa idéia de lançá-lo candidato à presidência da república, apenas pelo feito (e que feito!) na condução do processo do mensalão onde mostrou, além de competência técnica, firmeza e honradez.
    Talvez seja exatamente por essas suas qualidades que tenha surgido esse "movimento".
    Eu, por outro lado e também pelos mesmos motivos, dou vivas por ele assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, pois há muito tempo precisávamos de um Judiciário firme, forte e independente, que não seja submisso ao Executivo e ao Legislativo.
    É de extrema importância para a consolidação da nossa democracia que vem sendo construída a duras penas (sem trocadilho) desde o fim do regime militar.
    Diretas, Constituinte e o primeiro impeachment de um presidente deram certa esperança de que estávamos no caminho certo, abalada por algumas decepções como a sucessão de escândalos sem punição, principalmente no Legislativo.
    O recente julgamento do mensalão renovou nossas esperanças na construção de um país melhor e mais justo.
    Que Joaquim Barbosa tenha muito sucesso nessa sua nova missão.

    ResponderExcluir
  10. Se todos os Juristas tivessem a mesma postura do Ministro Joaquim Barbosa, desde a base, provavelmente não teríamos corruptos governando o nosso país.
    Pedimos a Deus que outros juizes sigam seu exemplo.
    Itamar

    ResponderExcluir