-

domingo, 17 de junho de 2012

RIO+20 e Youth Blast

(Relato de Renata Ventura - ela fala sobre sua experiência)

PALESTRA NA RIO+20 (13/06/2012)

Fui convidada para dar uma palestra em inglês, sobre Esperanto e Comunicação Sustentável, no primeiro dia da Rio+20! Minha apresentação foi a primeira da conferência, começando meia hora antes da abertura oficial, onde falou nossa presidente Dilma Rousseff!

Ao meu lado estavam Francisco Stefano Wechsler, doutor em Ciência Animal pela Universidade da Georgia, e a alemã Ursula Sandkühler Grattapaglia, diretora de uma fazenda-escola para crianças vitimadas pela violência em Goiás. Os dois também discursaram sobre o Esperanto e algumas outras propostas sustentáveis para o mundo atual. 

Conseguimos entusiasmar os presentes (aqueles que não estavam ouvindo a Dilma discursar, claro, rs) com a ideia de aprender Esperanto. Nossa plateia contou também com a presença de uma representante da UNESCO, que nos pediu os textos de nossas palestras para serem publicados no site oficial da organização!

Nos dias que antecederam a Rio+20, jovens esperantistas fizeram sucesso na Youth Blast, conferência destinada a reunir jovens que querem tornar a Terra um mundo melhor. No primeiro dia de encontro, os esperantistas sofreram discriminação por parte de alguns brasileiros, que menosprezaram o Esperanto, dizendo que era inútil porque “todos já sabiam inglês”. À medida que o dia foi avançando, no entanto, esses mesmos jovens foram percebendo o quanto estavam equivocados. Foram testemunhando a saída em massa de participantes brasileiros da conferência, por não estarem acompanhando o inglês dos palestrantes. Apesar de anos de estudo.

No dia seguinte, grande parte daqueles brasileiros não voltou para a Youth Blast, esvaziando parcialmente o evento. Foi então que aqueles mesmos jovens, que antes haviam menosprezado o Esperanto, abordaram novamente os esperantistas pedindo: “Me contem mais sobre esse tal de Esperanto?” Porque viram que o inglês não estava dando muito certo.

Resumindo, a conferência, sediada no Brasil, foi quase esvaziada de brasileiros – ficando dominada pelos estrangeiros. Mesmo assim, muitos estrangeiros não encontraram espaço para falar, por não falarem bem inglês. Não tiveram voz. E quanto mais o encontro avançava, mais as pessoas de lá se interessaram pela proposta do Esperanto – por estarem sentindo na pele a dificuldade de se usar uma língua nacional, que não é neutra e tem dono, em um evento internacional.

No final, o Rafael Zerbetto (à direita nesta foto), esperantista, foi até convidado para falar no encerramento do Youth Blast! Seu video foi declarado um dos 3 melhores da América em pre-seleção para esta RIO+20.

Por enquanto, estas são as notícias da Rio+20 (notícias que vocês não vão ouvir nos jornais, provavelmente). Depois voltarei para falar sobre a Cúpula dos Povos, que começou hoje! Tentarei participar!

Renata Sustentável Ventura  (hehehe)

Homerix falando: para o texto da palestra, ainda em inglês,  clique aqui

7 comentários:

  1. Parabens Renatinha!!
    que orgulho conhecer voce!!!
    Dessa maneira a gente acredita
    O mundo tem jeito..apesar de muitos
    falarem justamente o contrario.
    Com certeza hoje,foi um dia
    que vai ficar marcado pra sempre,
    em sua vida!Muita luz!!
    pra que voce continue,
    engrandecendo o nome do BrASIL
    e possa contar sempre com a
    proteçao de Deus!!
    pra te iluminar!"!
    um abraço
    Lady DELL

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata e aos outros envolvidos. É disso que precisamos.. gente que faz a hora e não espera acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, ter uma filha que além de brilhante escritora e poliglota ainda fala Esperanto! Deve ser o orgulho do papai coruja!

    ResponderExcluir
  4. Homero V:
    Parabéns à Renata e por conseguinte, a você.
    Como curiosidade, quando cursava engenharia química na Poli, havia um colega que falava esperanto e vivia nos ensinando palavras deste idioma. Era o início dos anos 60, de 62 a 66.
    Abraço,
    Brandão

    ResponderExcluir
  5. Familia Ventura... está com tudo e não está prosa... Graças à Renatinha.
    Paulus

    ResponderExcluir
  6. Gratulon, Renata, pro via partopreno en RIO+20, disvastigante Esperanton. Antauen! Aloisio Sartorato

    ResponderExcluir
  7. Gratulegon, Renata! Mi elkore salutas kaj aplaŭdas vin! Kia bonega sciigo!

    ResponderExcluir