-

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Arma Escarlate no Livreiro - d'O Globo


O Globo mantém um site de leitores e autores de livros, chamado 'O Livreiro'.
-----

ATENÇÃO, pausa para esclarecimento:

Nessa fase de Pré-Bienal, que começa em 9 de agosto, parece que a Editora não está repondo os estoques das livrarias, para fazer uma grande venda na Bienal. Então, ainda vale a compra pela Internet, mas também ela pode ser feita diretamente com a autora Renata Ventura, pelo preço das livrarias, e já incluindo o frete. É só mandar um email para

a.arma.escarlate@gmail.com
E, claro, Renata espera a todos na Bienal, onde estará todos os dias, até o dia 19 de agosto, para conversar sobre o livro e autografar os exemplares, sejam comprados na própria Bienal ou não!!!!
A patir da Bienal, as lojas serão abastecidas novamente!!!
Siga lendo este post!

-----

O livro de Renata, 'A Arma Escarlate' (link pra conhecer e onde comprar) está lá, bem cotado... pouco lido mas bem cotado pelos que leram... média 5.... nota 5 (felizmente 5 é o número máximo de estrelas).

Veja aqui:

A primeira edição está quase esgotada. Leia o que os leitores abaixo têm a dizer, e 
anime-se para esgotar a edição mais rapidamente!!!


Abaixo, as opiniões!!!


  • Gilbert Filho
    Gilbert Filho: Acho o livro fantástico e muito criativo. Algumas pessoas questionam esse "criativo", pelo fato dele "parecer-se" com Harry Potter. Sim, foi inspirado, porém a obra de Renata Ventura diferencia da obra da nossa querida Rowling em muitos quesitos. O folclore brasileiro, sua história, seus mitos, e tudo o mais foi acrescentado ao livro. As críticas sobre o Brasil também aparecem constantemente nele, fazendo eu desejar por mais e mais. Essa é a minha opnião.
    • Matheus De Lima Pereira
      Matheus De Lima Pereira: “É isto aí! Falou tudo! Sem citar que tem outras fontes: Star Wars, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Aneis, Castelo Rá-Tim-Bum e outras tantas ;) Mas referências à parte, Renata Ventura conseguiu com êxito e maestria construir um verdadeiro universo fictício épico, paisagem esta para o desenrolar dos enredos da Série!


  • Matheus De Lima Pereira
    Matheus De Lima Pereira: Outra coisa que vale a pena mencionar e pela qual vale a pena parabenizar a autora é o estudo de campo, realizado também por entre outros Érico Veríssimo, João Guimarães Rosa cet., efetuado minuciosa e exaustivamente por ela, que vai captando a partir de detalhes do quotidiano, informações e sugestões para tecer a trama do livro. Outro fato, é que nesta interativa jornada de criação literária, a própria autora vai descobrindo detalhes da obra e da personalidade de seus personagens. Obviamento, ambos os recém citados aspectos mantêm profundas identidade e interconexão.


  • Lucas Rodrigues
    Lucas Rodrigues: O livro é espetacular, com toda certeza vale a pena ser lido, recomendadíssimo. Um dos meus preferidos.

  • Matheus De Lima Pereira
    Matheus De Lima Pereira: Algo legal é a existência de comportamento religioso (sobretudo a querida e engraçadinha bruxa caipira católica (también otras cositas más, que mucho gustan a Capí, cómo los que ya leeran el libro lo pueden decír) e de ateísmo em bruxos, algo inédito, ao menos de modo tão explícito quanto o abordado na saga. É incrível mesmo porque rompe a estigmatização que a bruxaria sofreu sobretudo na Idade Média e até há pouco tempo (parte do século passado e ainda hoje de certa maneira). Tal estigmatização vem em partes da existência de pagãos e de mulheres independentes indesejados na limpeza étnica judaico-cristã (embora o judaísmo tenha sofrido as duras penas do Tribunal de Santo Ofício), o que é reforçado pela misoginia patriarcal e suas normativas, e em partes pela grande neurose histérica da teocracia mítica alienada.
    A existência de bruxos não caricaturais, como a Mary Popkins cinematográfica do início do século XX, e que aparece de certo modo em Harry Potter (mas não tão profundamente como em Mary Popkins ou em A Arma Escarlate), é algo impressionante da maneira como é feita pela Renata, mediante um traço não mencionado geralmente na ficção e deturpado pelo Maleus Maleficarum. Ora pipocas, bruxos com religiosidade rompem aquele suposto satanismo do Maleus Maleficarum.


  • Matheus De Lima Pereira
    Matheus De Lima Pereira: Livro incrível e riquíssimo em ideias, temáticas e associações, inclusive com outros universos ficcionais como Harry Potter e Senhor dos Anéis. O mais surpreendente não é a existência de tal rico panorama de ideias e relações, mas o modo como tal panorama é ritmicamente rica (pois ainda na última página, há um trecho de tirar o fôlego e de uma tensão descomunal comparativamente a outras porções da obra), gostosa de ler e profundamente tecido, armado, estruturado ao longo de tão envolvente trama. O mais legal é que podemos sentir o quotidiano da trama, e a partir de um quotidiano tece-se ao longo da obra toda a sua temática belíssima. Ao longo da obra, vê-se uma profunda crítica social aos dilemas atuais de nosso país e do mundo, dilemas estes com uma longa tradição histórica, também abordada ao longo da obra. Outra coisa que chama nossa atenção, saltando-nos aos olhos, é a trivialização incrível e a desmitificação da bruxaria na conjuntura ficcional da obra, pois que bruxos e azêmolas (ou mequetrefes, segundo uma nomenclatura mais pixie, pessoal :D) são condições orgânicas perfeitamente compreensíveis como potencialidades humanas. Ora pois, até pode haver descendentes mequetrefes de ascendentes bruxos e descendentes bruxos de ascendentes azêmolas (estes últimos sendo os fiascos). Havendo ainda o incrível Capí, tão humano, tão lindo, gente, e tão divinamente ativista pela paz com a Natureza! Capí este que é filho de fiasco, embora ele mesmo seja a personificação de quaisquer antagonismos ao fiasco. O modo natural como ela tece sua trama, de incrível profundida sociológica, salta-nos às mentes, levemente titubeando em passagens onde a licença poética faz-se presente, como nas "Aulas de Educação Antifísica". Este titubeio é recuperado pela existência da professora astrônoma, gêmea siamesa de uma professora astróloga, e por um aluno ateu, também presente na vivência profundamente natural de Capí, quase panteísmo, negação vivenciada do sobrenatural.
    • Matheus De Lima Pereira
      Matheus De Lima Pereira: “Sim, é que sou meio prolixo, verborrágico mesmo! Bem, pelo visto nós dois amamos MUUUUUIIIITO o livro, né? =) Só que você é mais dedicado que eu, eu ainda não li nem pela segunda vez. Acho que vou fazer isto agora nas férias de Junho.”
    • Gilbert Filho
      Gilbert Filho: Nossa, nem eu detalharia o livro assim, tão detalhado e bem escrito.

      Parabéns! E sim, a Renata foi fantástica no livro, rsrsrs, :-)”

  • Matheus De Lima Pereira
    Matheus De Lima Pereira: Outra coisa de ressaltar os olhos é a presença de um empolgante universo linguístico. Da democracia linguística esperantista ao maravilhoso mundo tupi e iorubá, de dar orgulho a um Policarpo Quaresma qualquer, emocionando o mais altivo Zamenhof. Outra coisa de tirar o fôlego é a presença de uma ampla gama de personalidades e tendências, várias delas consoantes e pertencentes a um modo pixie de ver, sentir e viver a vida.
    O livro é digníssimo de estudo literário, poético, teatral, linguístico, sociológico, psicológico, histórico, antropológico e futurista (e em um âmbito sci-fi também e sobretudo). Tal obra riquíssima (uma vez mais aproveitar oportunidade de isto salientar é mister) vale a pena de ser lida, pois conduzindo-nos a profundas reflexões sobre nossas ações e conscientizando-nos com personagens tão incríveis a viver uma vida mais ética, mais humana e cujos erros são apenas detalhes rumo à grande jornada viva, à grande jornada sensciente e à grande jornada inteligente.
    Espero que continue o enfoque em direitos animais, em democracia linguística, em anarquismo e em laicismo, em oposição às normatividades terroristas da teocracia antiateia, do patriarcado mono(tonal)gâmico misógino opressor e do capitalismo, bem como de seu aparelhamento estatal politburocrático ideológico, teocracia esta vigente.

  • Cyntia  Toffani
    Cyntia Toffani: Ótimo livro, recomendadíssimo... é um de meus livros preferidos na minha biblioteca de mais de 500 livros...

  • Ismael Ph
    Ismael Ph: Adorei a história, com certeza uma das minhas preferidas


  • Carla Madruga
    Carla Madruga: "A Arma Escarlate" me surpreendeu totalmente.

    Como fã de Harry Potter, comecei a ler achando que este livro seria apenas uma cópia barata. E eu estava redondamente enganada. "A Arma Escarlate" é um livro maravilhoso, denso, que me fez chorar, rir, me revoltar, ter medo, e, principalmente, que me fez PENSAR. Pensar no Brasil, nos problemas sociais, na corrupção, na riqueza de nossa cultura, na complexidade da alma humana... Enfim, um livro FANTÁSTICO. Vale muito a pena. 5 estrelas.


  • Gabriel F. Marinho
    Gabriel F. Marinho: Simplesmente sensacional!

  • Gert Maizonave
    Gert Maizonave: Na minha opinião esse livro arrasa em criatividade, e verossimilhança das personalidades. Por exemplo, não há personagens caricatos, e ainda assim seus atos se desenrolam em incríveis consequências. Frequentemente me pego em dúvida se a Renata não está na verdade lembrando de algo que aconteceu...
    De qualquer maneira, eis uma das mais agradáveis e interessantes e inteligentes leituras que já fiz, seguramente comparável com o melhor de Anne Rice, e ainda promove a "acareação" do público adolescente com problemas que a maioria quer deixar para pensar depois.



    ----xxxx----

    Pois é, junte-se a eles!!!

    Abraço

    Homerix Sempre Escarlate Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário