quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OSCARacterísticas de Candidatos ao (volta)


Como disse em minha crítica sobre 'O Artista' (link), aquele foi o único a que assisti, entre os 9 candidatos. Mas acompanhei as carreiras da maioria deles, quem os viu, então permitam-me compartilhar com vocês algumas impressões obtidas ao longo deste ano.

A "Árvore da Vida" meus dois filhos assistiram, e me recomendaram que nós não assistíssemos. Acharam que nós acharíamos muito parado (hehehe, eles conhecem a ascendência). Mas outros amigos gostaram muito, principalmente aqueles mais afetos ao cinema não comercial. Aqueles que jamais iriam assistir a 'A Origem do Planeta dos Macacos'(link), que eu vi e adorei!! Um filme denso, sobre relações familiares. Duvido que leve a estatueta! Denso demais!! Elenco ótimo, com Sean Penn, e, principalmente, Brad Pitt.

Este último, aliás está presente em outro concorrente a Oscar 'O Homem Que Mudou o Jogo', concorre ao Oscar de Melhor Ator e vai provando que há muito deixou de ser aquela carinha bonita na telona. Ele vem fazendo grandes papéis. Começou a impressionar com o doido de 'Os 12 Macacos' (Pitt indicado a Coadjuvante), foi misterioso como a Morte em 'Encontro Marcado' (link), esteve perfeito como o Tenente Aldo Raine (quase italiano) em 'Bastardos Inglórios'(link), e concorreu ao Oscar como o rejuvenescente Benjamin Button em 'O Curioso Caso de -- --'. Ou seja, já está a merecer sua estatueta! Agora o filme, com temática baseball (o 'jogo' do título), acho que não tem a menor chance. Americano demais!!

O filme que todos deviam ver em 2011 foi 'Meia-Noite em Paris' do sempre competente Woody Allen. Muitos me recomendaram. E eu não vi. 100% dos que viram ficaram encantados com o filme. Procurei pra ver se estava passando ainda no circito alternativo, mas não. Allen é o ser humano com maior número de indicações ao Oscar em suas categorias principais (filme, direção, ator, atriz, roteiros). Se levar-se em conta as categorias técnicas, John Williams tem 47, com música e trilhas sonoras.  Bem, Allen teve 23 indicações ao todo, sendo 7 a Melhor Diretor,  15 a Melhor Roteiro Original, e até uma como Melhor Ator, veja só, em 'Annie Hall', que no Brasil passou com o singelo título 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa'. E arrebatou 3 das 23. O mais legal é que ele não dá a mí-ni-ma pra isso, nunca esteve presente em nenhuma premiação, pois o horário coincide com suas apresentações de jazz, tocando clarineta. Aqui ele concorre a Diretor e Roteiro! Sem dúvida de que é gênio. Ganhar mais um agora, duvido!!! Não liga demais!!

Ao escolher o último filme do qual falaria neste post,  'A Invenção de Hugo Cabret' tenho que admitir que seu nome foi fundamental, afinal Hugo é o nome de meu neto, mais famoso,  que já nasceu com 13 anos. No filme, Hugo é um garoto que perde o pai e se esconde em uma estação ferroviária de Paris. Uma fantasia ligada à História do Cinema, quando ele começou. Martin Scorsese, seu diretor já laureado com um Oscar (Os Infiltrados - 2006), presta uma homenagem à indústria que lhe deu fama. São 11 as indicações, Renata gostou muito, mas diz que 'O Artista' (link) é melhor! Este, vou ver antes da cerimônia. Duvido que leve a estatueta. Scorsese demais!

Os 4 acima são os que tem alguma chance de desbancar 'O Artista'
 
Os demais são:
  1. Os Descendentes : Pai de família descobre que a mulher dele, em coma, estava-o traindo (não faço questão de ver George Cloone desempenhando como George Clooney). Até ganhou o Globo de Ouro - Drama, mas peraí... Família demais!;
  2. Histórias Cruzadas : Quem viu, gostou muito. Marcado pelo desempenho de três atrizes, todas candidatas ao Oscar, sendo Viola Davis como Melhor Atriz, num papel de uma empregada negra que luta contra o preconceito lá na época de Martin Luther King. Aqui se instala mais uma daquelas ocorrências que só no Brasil, mesmo: o título original é 'The Help'.
  3. Cavalo de Guerra : Spielberg tocando os corações com a saga de um menino que vê seu cavalo partir para a guerra (a Primeira Mundial) e vai atrás dele. Renata achou dramalhão demais. Tá de coração duro minha escritora predileta!!!
  4. Tão Forte Tão Perto : Tom Hanks, quanto teeempo! Saiu do exílio, mas sua participação parece ser coadjuvante, já que a história é do menino, seu filho com Sandra Bullock (também coadjuvante). Desolado após  morte do pai nas Torres Gêmeas, começa suas andanças em busca de explicações e encontra um velho mudo, que será seu grande amigo. Interpretado por Max Von Sidow, o personagem pode rende ao ator o Oscar de Melhor Coadjuvante.
Era isso!! Quem já viu algum deles e quiser comentar, fique à vontade!!

Homerix Super Atrasado Ventura





3 comentários:

  1. Assisti o filme "Meia Noite em Paris" exatamente no dia do jogo Vasco x Flamengo do Brasilero do ano passado (1º turno), no qual o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, teve um AVC.
    Não sei se influenciado negativamente por este lamentável acontecimento, mas certamente influenciado pela enorme expectativa positiva criada a partir das opiniões de todos os meus amigos que já haviam assistido o filme (100% deles exaltaram o filme e o Woody), que eu acabei me decepcionando um pouco.
    Acho que um grande filme tem que ter uma grande história. Para mim, não é o caso deste filme.
    É possível que esta minha opinião seja um fato isolado, pois os demais amigos e familiares que assistiram ao filme depois de mim, também consideram o filme uma obra prima.
    Acabo concluindo que assistir a uma obra artística em um dia de baixo astral, ou munido de enorme expectativada, não é uma boa.

    ResponderExcluir
  2. Homero V: Realmente Cavalo de Guerra é dramático, mas como já comentei anteriormente, gostei muito. É um filme envolvente e emocionante, embora eu ache que não vai ganhar o Oscar. Mas foi muito bom tê-lo assistido!!! Abraço do Brandão

    ResponderExcluir
  3. Homerix... Seu bonequinho está em forma, com assistente de produção, até, falo de Renata... a ESCRITORA.
    A opinião popular é uma estatística legal...
    Não vou nada por ela, prefiro seguir a minha, que, seguramente, menos técnica, menos tudo mais, mas, representa o meu gosto, em geral, e logicamente o meu estado de espírito...
    Estou fechado no " O artista "....
    Adoro o Allen, considero, no meu fraco entender, mas com espectador ( e o que interessa a ele que produz o que brota de sua criatividade, de suas emanações artísticas). E adorei "meia noite em Paris", e quando chegar na TV assistirei uma por chada de vezes...
    Paulus

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...