-

domingo, 29 de janeiro de 2012

Ouvindo todos os lados da tragédia..



Tragédias são eventos que têm grande repercussão,  geram comoção,  e muitas vezes a imputação de culpa a uma única entidade, quando na verdade é sabido que normalmente elas acontecem devido a um combinação de fatores...  E aparecem sempre os oportunistas, as coberturas viesadas e sensacionalistas. E aparecem os aproveitadores, como aquele bbanco que enviou aquela carta aos clientes vendendo seguros no dia seguinte...

Nessa hora é importante se ter a cabeça fria para analisar todos os fatos e dar ouvidos a todas as partes envolvidas, para que se chegue a um conlusão correta, inda que seja muito complicado...

Abro espaço aqui para a declaração de um amigo que trabalha no T.O. a empresa de informática aonde se realizava uma obra de troca de divisórias....

Veja questões abaixo que não estão sendo faladas:
1) O edificio originalmente só tinha 9 andares e depois colocaram a outra parte do prédio em cima;
2) O prédio inicialmente tinha o formato de pirãmide em cima e depois foram feitos "puxadinhos" que deixaram o formato do prédio quadrado como estava antes da queda;
3) A obra do Metrô gerou um afastamento do prédio com relação ao prédio do lado, e simplesmente fecharam a abertura;
4) Existiam infiltrações no subsolo e entupimentos constantes que podiam causar movimentação no subsolo;
5) Existia uma obra na base do prédio ao lado, de 4 andares, onde funcionava uma sapataria;
6) As janelas que foram abertas no prédio já existiam, não foram feitas pela TO. O próprio síndico do prédio tinha uma janela.
E tem informação recente: o 16º andar do nosso prédio estava também em obras, informação repassada por homem que esteve no edifício no final da tarde. Colunas de sustentação teriam sido retiradas.

Ou seja, existem muitos fatores que podem ter causado o problema que esta sendo atribuído à mudança de layout de divisória que estava sendo feita no nosso andar. 

Está aqui aberto o espaço. Esperemos que todos sejam ouvidos e que se faça justiça de uma maneira correta, bem analisada, sem precipitações!

Abraço

Homerix

5 comentários:

  1. Pois é! Será que haverá justiça??? Quantas e quantas injustiças ocorrem por tantos e tantos motivos???
    Minha esperança está acabando...

    ResponderExcluir
  2. OK Homerix... Face as evoluções construtivas acima citadas, e as transformações de infraestrutura para a implantação do trajeto do metro, e as diversas redes subterrâneas que existiam, continuam e/ou foram modificadas para a implantação do subway, foram realizadas e momentos diversos e que suas alterações se foram corretamente bem estruturadas para a estabilidade do subsolo , é um grande caminho a ser estudado e analisado, e ao longo do tempo decorrido se houveram recalques diferenciais, e se eram possíveis estas avaliações... são algumas e impontantes teses de um passado, que tenha provocado equilíbrios instáveis ao prédio especificamente... mas o que ocorreu para acelerar estes desequilíbrio, eis a questão!!!, se houve um fadiga do conjunto de vetores equilibrantes, ou se aconteceu uma causa somatória, local, a qual incidente ao conjunto estrutural, neste instável equilíbrio... foi o suficiente para desmontar o conjunto das forças e suas sustentações. A coisa, parece mais complicada, e maior o fatores a serem analisados.
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  3. Não sou Engenheiro Civil e não quero levianamente levantar hipóteses. O que me parece muito estranho é não ter sido observado sinais antes da tragédia. Em todos os casos até hoje, alguns sinais apareceram antes. Não é normal um colapso tão repentino.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que as coisas no Brasil são todas feitas sem nenhum senso de responsabilidade. Neste caso entretanto, acho que estão forçando a barra para encontrar rapidamente um bode expiatório. E a imprensa, irresponsável como é, além das tradicionais entrevistas sensacionalistas onde fazem questão de forçar os parentes a chorarem mais do que já estão chorando, colocam qualquer idiota para dar opinião sobre engenharia. Outro dia vi um dentista de um prédio vizinho sendo entrevistado e dizendo que janelas são como "fissuras" que podem levar ao colapso da estrutura. Acho que cada macaco deve ficar no seu galho e compete à imprensa selecionar criteriosamente quem pode e quem não pode dar opinião sobre determinado assunto. Ainda bem que no dia seguinte apareceram 3 peritos que viram as imagens esclareceram que as janelas não foram a causa do acidente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei, na medida do possível, o noticiário relativo a mais esta tragédia no Rio de Janeiro,e o que mais uma vez me impressionou, é a quantidade de "especialistas" / "conselheiros" / "palpiteiros" que aparecem, principalmente na TV, sempre após estas catástrofes.

      Normalmente são os chamados "consultores" (parece que está se tornando uma nova profissão de midia, como tantas outras que já surgiram) de alguma coisa (ou de prevenção de risco, de prevenção de desabamentos, de prevenção de qualquer coisa)e os presidentes e conselheiros de órgãos que deveriam agir na prevenção, mas nada fazem.

      Os caras via de regra "entendem de tudo", e por conseguinte levantam sem dispor de nenhum dado concreto, "n" hipóteses sobre as causas das ocorrências. Neste caso já falaram em obras do metrô, janelas irregulares, obras no pavimento "x" irregulares, solo irregular, e agora mais recente apareceu uma foto antiga do prédio, creio que da década de 40 pelas placas de marketing existentes, que mostrou que haviam varandas que foram fechadas.

      E a peça teatral, que dura no máximo uma semana de axibição, está montada e com público garantido.

      Como foi dito, agora vem o verão, o sol, o carnaval e o futebol. Os destroços foram removidos e as vias já estão liberadas para que a cidade volte ao normal.

      Resta a nós, talvez já um pouco escaldados, aguardar quando estes profetas da 2ª feira voltarão ao noticiário.

      Excluir