De que adianta termos brasileiros intelectualmente brilhantes, se não temos brasileiros de bem? Os corruptos todos tiveram educação, e nem por isso, ela os impediu de se tornarem criminosos.
Esta é parte da entrevista de Renata a uma revista de educação (restante da entrevista aqui: http://blogdohomerix.blogspot.
Veja se este caso dos médicos de Sorocaba não é mais um caso de brasileiros intelectualmente brilhantes ... e corruptos?
Veja bem, 10 passos de uma situação de corrupção ativa:
- O sujeito faz um vestibular concorridíssmo;
- Eestuda seis anos de uma faculdade difícil;
- Trabalha mais três ou quatro em residência de hospital,
- Chega a hora de exercer a profissão;
- Uma das mais nobres profissões que um ser humando pode almejar;
- A que cura gente e salva vidas;
- E fica dando 'forfait' em plantões;
- Ganhando dinheiro público;
- E deixando de curar gente que não pode pagar;
- Para cobrar de quem pode, em seus consultórios particulares...
E teria a conivência de agentes públicos do Ministério da Doença?
Faria parte essa atitude do Juramento de Hipócrates?
Ou seria o juramento de Hipócritas?
E os fatos descobertos parecem ser a ponta de um iceberg. Colocando por água abaixo o tal juramento que os médicos proferem solenemente, em alto e bom tom, quando se formam.
Aliás, note-se que o tal iceberg é branco!
Branco como a indumentária que usam.
E que deveriam honrar acima de tudo....
É realmente incrível, a falta de limites e de razões fundamentais para se agir de modo tão inconsequente com pessoas que não tem outra opção de ajuda. Ainda mais, quando se considera que os Dr.(s) devem ganhar bem e não passam fome ou outro desespero qualquer.
ResponderExcluirRR.
Outro problema que existe com os médicos mas que é difícil de provar é a quantidade de remédios que alguns deles receitam (será que não recebem grana dos laboratórios?), a quantidade de exames que alguns deles pedem (será que não recebem grana dos laboratórios?) e a quantidade de indicações de outros especialistas que alguns deles fazem (você fica indo de um lado para outro, dando dinheiro para todo mundo)... É por isso que apareceu o termo "Máfia de Branco"...
ResponderExcluirEm todas as áreas há profissionais honestos e outros desonestos. O perigo dessas generalizações é que as pessoas, com base em meia dúzia de corruptos, passem a julgar uma classe de profissionais, em sua maioria, abnegados, apaixonados pelo que fazem e dedicados a cumprir o juramento de Hipócrates.
ResponderExcluirDiscordo, eles nao sao corruptos, para mim devem ser considerados assassinos. Os atos que estamos chamando de corrupcao na verdade e tentativa de assassinato ja que tem consequencia direta na vida das pessoas,
ResponderExcluirAbs,
Igrejas
26.129.......
ResponderExcluirÉ uma corrupcina, sim, na área médica mais profundamente chocante do que em qualquer outra, porque imaginamos o mote que leva o individuo, já num estado de consciência escolher esta carreira, sacerdotal, num certo sentido...Mas a generalização , os meios e modos de aplicar os desvios individuais e corrompedores ,como sejam é coisa que não podemos, sequer desdobrar comentários......
Paulus
Sim, Darwin, a generalização é perigosa...
ResponderExcluirMas o justo paga pelo pecadro, não tem jeito...
Eu certamente ficaria sem jeito de perguntar a meu médico o que elea ccha desse escândalo.
Sabe-se lá se ela já fez, o mesmo faz, uuso dessa prática vil...
Um pena, para uma carreira que deveria ter, como disse Paulo aí em cim um cunho quase sacerdotal...
Sei que estamos longe disso, mas um mínimo de decência seria de se esperar...