-

quinta-feira, 24 de março de 2011

Passaporte Esperanto

Um casal de coreanos viajou pelo mundo.

Foram mais de 20 países, de mochila nas costas.

E nunca tiveram problemas de comunicação.

Eles só puderam fazer isto porque falavam Esperanto.

Quando passaram pelo Brasil, estiveram em Santos, e deram uma entrevista a um jornalista adepto da causa.

Renata leu a entrevista e teve a idéia do Passaporte Esperanto, a língua neutra como um verdadeiro passaporte, a abrir portas em todos os lugares do mundo.

Traduziu a entrevista para o português, fez uma diagramação bem ajambrada e criou um folheto com a história contada pelo casal, frente-e-verso, sobre as cores da bandeira do Brasil, em tons pastéis. Transmitiu a idéia à comunidade e logo ganhou vários sócios. Conseguiu imprimir 5.000 folhetos numa gráfica, financiada por uma organização que bancou a ideia, angariou os fundos necessários para mandar pelo correio para 10 pessoas que disponibilizaram  os folhetos a diversas universidades do Brasil, variadas quantidades, e distribuindo aqui pelo Rio, boa parte deles.

Nesse meio tempo, ela exportou a idéia, e o folheto foi (ou está sendo) traduzido para 13 outras línguas (húngaro, catalão, romeno, alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, coreano, urdu, nepalês, polonês) por pessoas daqueles países (etnias), que farão o mesmo que Renata fez aqui.


Este é o primeiro de uma série, com diferentes conscientizações de como o Esperanto pode ser 
um meio definitivo de comunicação entre os homens
um meio de disseminação da tolerância
 um meio de concretização da paz.



Veja o resultado em português!



É legal, ou não é???

É como eles dizem:
Para cada povo, sua língua.
Para todos os povos, o Esperanto.



Para mais informações: esperantrix@gmail.com
                                     (é como ela é conhecida na comunidade!)


E vai aqui um recado de Renata:


Se seus contatos tiverem interesse, ou seus filhos, ou parentes, ou amigos, em aprender Esperanto, inscrevam-se aqui:
É um grupo de estudos, em que dou aulas do idioma. 

Abraço

Homerix Pai de Esperantrix Ventura


5 comentários:

  1. Excelente ideia viajar pelo Mundo usando o Esperanto, a língua internacional!... Na minha opinião pessoal é recurso absolutamente legítimo para dmonstrar o poder comunicativo do Esperanto. Deus os abençoe, abençoe os viajantes Coreanos do Sul.

    Bonega la ideo vojaĝi tra la mondo uzante Esperanton, la lingvon internacian!... Laŭ mia persona opinio estas rimedo absolute legitima por elmontri la komunikpovon de Esperanto. Dio benu ilin, la vojaĝantojn, la Sudkoreanojn vojaĝantajn!

    ResponderExcluir
  2. Ideia boa, simples e eficaz, o que é quase uma assinatura da Renata. Sei que de onde veio essa, já vieram (e continuam vindo) muitas outras.

    Parabéns à Renata e sucesso na empreitada.

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Essa notícia trata de um em muitos casos de gente que viaja pelo mundo e bebe dele graças ao fato de falar esperanto. Muito legal ter publicado.

    Vou recomendar o link a meus alunos de Esperanto. Parabéns pela postagem e parabéns pela filhota!

    Grande abraço,
    Pedro Jacintho Cavalheiro

    ResponderExcluir
  4. Paulus parabenisa ao pai coruja, e a meritória ação da Renata no que ela tem muita garra...e já há muito está colhendo os frutos de sua sementeira.

    ResponderExcluir
  5. Ventura,

    Compartilhar momentos bons com os filhos é uma dádiva indiscritível, e poder compartilhar a vitória dos filhos com o mundo é a glória.

    Parabéns pelo comentário, pelo registro e, principalmente, pela excelente educação e modelo que você foi, é, e sempre será, para a tua filha. Que sempre possamos contar com homens concienciosos, simples e retos. Vemos nossas realizações em nossos filhos, e saiba que o que o senhor fez, para a humanidade, servindo de exemplo para a Renata e outros, não tem preço.

    Continue sempre seguindo em frente, Homero, que continuaremos nós, aqui, o seguindo.

    ResponderExcluir