-

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agora é o Dia D?

Fiquei arrepiado quando, a caminho da padaria para comprar o pão nosso de cada domingo, ouvi numa TV de um bar: Neste momento, começou a invasão do complexo do Alemão.

Foi o corpo todo!!

Eram 8 da manhã .... E foi todo o dia....

Derrubaram a programação normal, tanto as TVs quanto as rádios de notícias. Só parei de assistir para ir para cumprir meu dever de ir ao supermercado, e para ir ao cinema, quando a coisa já estava dominada.

É bem verdade que, no fundo, gostaríamos de mais sangue (do lado certo), mais prisões, mas vamos aguardar esssa fase de vasculhamento, um dos termos que agora estamos nos acostumando a ouvir. Será que foi ontem, então, o Dia D, para depois atingirmos a vitória final? Sem dúvida, foi uma grande vitória. Aguardemos...

O Beltrame disse ontem que 'Marginal sem arma, sem droga (pra se financiar), e sem transporte é menos marginal'. Esperemos que sim!

Aliás, sobre ele, um de meus 'respondentes' à mensagem 'Cadê o Capitão Nascimento', concordando com meu apoio irrestrito ao gaútcho matcho, contou-me um aspecto de sua história que eu desconhecia. Veja:

"Quanto ao Beltrame, é sem dúvida uma pessoa muito diferenciada. Aqui em Vitória ele é uma pessoa muito conhecida. Quando o Paulo Hartung assumiu o governo do Espírito Santo oito anos atrás, todos os poderes do estado - executivo, legislativo e judiciário - estavam corrompidos pelo crime organizado. Foi necessário trocar toda a cúpula do executivo, cassar mais da metade dos deputados estaduais recentemente re-eleitos, prender inúmeros juízes e desembargadores. O então secretário de segurança pública do estado que comandou incansavelmente toda esta faxina, foi o Beltrame. Quatro anos atrás, quando o Sérgio Cabral solicitou ao Paulo Hartung sua liberação para assumir o comando da segurança pública no Rio, o estado do Espírito Santo estava livre do crime organizado, a casa arrumada, as prisões lotadas e a faxina praticamente concluída."

Impressionante!

E que boa contratação do nosso governador.

Duvido que o meu ex-candidato Gabeira tivesse, como direi, aquilo roxo, para comandar essa operação.

E que cobertura da Globo!!!

Admiráveis Bete Lucchese, a primeira repórter a entrar no coqueiral alemão, e o já conhecido Marcos Uchôa, ao refazer a rota dos bandidos na fuga da Vila Cruzeiro. Tem que ter coragem. Isso sem contar as 15 horas no ar da apresentadora do RJ TV, Ana Paula Araújo, sem trocar de roupa, nem de salto alto, apenas revigorando a maquiagem, sempre alerta, sempre tendo o que perguntar, sempre ao lado do Rodrigo Pimentel, nosso consultor de segurança preferido.

De vez em quando dava uma certa angústia com os repórteres perguntando sobre táticas e próximas movimentações, mas estavam no papel deles, e se fosse pra não responder, os caras poderiam recusar-se.

Abraço

Homero Esperançoso Ventura

22 comentários:

  1. Homero,
    Bom dia. Até o jornalista Edmilson Ávila do Bom Dia RJ entrou na linha de fogo.
    Há o espírito de vingança do assassinato covarde do Tim Lopes

    ResponderExcluir
  2. Homero, bom dia.

    Não acho que ontem tenha sido um "Dia D", não. Foi um dia muito importante, a ação era mais que necessária, porém cabem alguns questionamentos...

    Foram apreendidas 13 toneladas de maconha (ok) e 200 quilos de cocaína. Só 200 quilos!? Está mais que claro que os bandidos fugiram deixando para trás a droga mais barata e levando a que tem maior valor no mercado.

    Sabemos que havia mais de 500 bandidos por lá. Uns 7 foram mortos, 70 foram presos... Cadê o resto?

    Quem me garante que estas drogas apreendidas ficarão MESMO, em sua totalidade, sob controle das autoridades, sem retornar ao ponto de venda?

    O caminho é longo... Muito longo...

    Passa pelo fortalecimento da fiscalização em nossas fronteiras, estradas, portos e aeroportos; passa pela reforma do sistema judiciário, que possibilite que maus políticos, policiais e militares fiquem trancafiados; passa pela presença maçiça do Estado nas comunidades; passa pela reforma educacional, capaz de atrair os jovens aos bancos escolares...

    É no longo prazo.

    Ações como a de ontem devem ser combinadas, em primeiro lugar, com o aperto da fiscalização. Não adianta tirar drogas e armas das favelas hoje, se amanhã entra tudo de novo.

    Enfim. Sou um cético.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Homero

    Concordo com alguns comentaristas da veja, onde estao os bandidos e as armas ? Do que foi filmado da Vila Cruzeiro e do que se suponha exsitir no Alemao, as prisoes foram só de 6 de centenas! E as armas ?

    Como está o mercado de drogas no RIO? Se o preco aumentou, entao a policia pode ter feito um bom trabalho ?

    Como chegam tantas armas e municoes aos bandidos?


    Que estamos fazendo para reprimir ou desestimular o consumo ? Afinal a demanda por drogas continua a crescer!


    Também sigo o resumo da Veja, nao houve um Tropa de Elite 3 no complexo do Alemao!

    sds, mais realista e menos impressionado pela midia oficial ou obturante da Globo

    ResponderExcluir
  4. Homero

    Diferente de você me alienei dos recentes acontecimentos. Ontem passei o dia dentro de casa, vendo antigos episódios de Greys Anatomy e só saí para passear com a Juju, minha cadela Schnauzer.

    Infelizmente não adianta só ocupar o complexo Alemão e seus afins. Acredito que lá estão os " soldados" do tráfico, mas não todos os envolvidos nesta situação.

    Provavelmente os grandes chefes e financiadores estão instalados fora daquele lugar, refugiados em locais que nem conseguimos imaginar, só aguardando o momento de recomeçar.

    E os grandes clientes, a sociedade carioca de classe média e alta, que sustenta o tráfico só está esperando regularizar o abastecimento.

    O que mais me assusta é que ontem os soldados foram rendidos, mas infelizmente eles são os de mais fácil reposição.

    Sds,

    ResponderExcluir
  5. Amigo Homero, bom dia.

    Sou teu adminrador, fã de todos os teus textos , voce sabe !

    Mas a imagem da Globo no dia da fuga dos bandidos (200 ou 300 ?) é imperdoável e foi uma covardia para com a polícia e o proprio povo , vc não acha ?
    Não vejo justificativa para tal imagem !

    Falta de proibição por parte da Secretaria de Segurança ? A qual, deveria ter dado toque de recolher no local para pessoas e veículos, pois aquilo parecia uma farra, pois pessoas e veículos em transito e parados juntoa soldados e tanques !
    Deveria ser mais prá valer !

    Gostaria de sua sempre admirada opinião .
    abraços,

    ResponderExcluir
  6. Homero, meu amigo! Hoje estou feliz demais!!!! Tá certo que é apenas a ponta do iceberg que está sendo atacada mas já me enche o coração de esperança, já serve prá atenuar o medo incrível que tenho experimentado em relação às minhas filhas e aos amigos, enfim, a todas as pessoas que vêm e vão pela cidade. Que Deus permita que o ataque a esses desgraçados se perpetue pois essa é uma guerra que não tem limite prá acabar e terá de continuar até que sejam exterminados os bandidos e seu séquito de cheiradores. Esses devem estar de nariz afogueado, elocubrando uma maneira de conseguir a droga maldita. Minha opinião a respeito disso é clara: detetar esses assassinos - pois em função deles o crime chegou ao ponto avassalador que chegou - e castigá-los, seja de que maneira for. ELESD SÃO "DOENTES" PORQUE QUEREM,, ESCOLHERAM, CONSCIENTEMENTE, SE DROGAR, E COLOCAR A VIDA DE NÓS, QUE NÃO NÓS DROGAMOS, EM RISCO ETERNO!
    Também eles têm de sofrer as consequencias de seu crime e não ser considerados "doentes, coitadinhos, fracos" e por aí vai. Eles são CONIVENTES e carregam aquelas armas nas mãos da mesma forma que o traficante q

    ResponderExcluir
  7. Concordo... ví ambas as passagens, ainda que meio dormindo, pois cheguei de viagem de madrugada, mas ficamos de alma lavada e esperamos que continue...... TAVA NA HORA...

    ResponderExcluir
  8. Homero querido,

    Vc contando desta maneira, de forma resumida e elucidativa, até posso vizualizar.

    Passei o fim de semana no ap de Botafogo - 13º andar - com direito a muitos ruídos de carros lá em baixo.... Tínhamos uma vaga idéia do que estava acontecendo na cidade, pois entre uma soneca e um DVD, a TV apresentava um informe extraordinário com um pessoal correndo pela mata..... que mata era aquela???... quem eram aquelas pessoas???..... e quais eram seus objetivos???.... de novo, tínhamos uma vaga idéia....

    estes informes extraordinários me causaram muito mal estar e me fizeram sentir um bocado de vergonha por estar vivenciando um embate desse tipo nesta cidade maravilhosa - mais uma vez..... passei muito mal sábado e domingo.... em função disso e de algo que comi na sexta-feira.... heheheh....

    abs,

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo, Homero.
    Beltame é meu ídolo.
    Faz pouco tempo cruzei com ele numa pizzaria ...na próxima, acho que vai demorar, peço autógrafo.
    Abç

    ResponderExcluir
  10. Homero,

    Faço coro na esperança que "o Dia D" tenha sido o início de novos tempos no Rio.
    Gostaria que muito mais prisões tivessem sido feitas, mas eu não estou lá (nem quero) para saber que táticas foram utilizadas para chegar aos que já estão atrás das grades.

    Acompanhei o noticiário com os olhos da cidadã e também da jornalista, admirando o trabalho dos 'coleguinhas' ali à frente das câmeras - o tempo inteiro se arriscando e presenciando as movimentações necessárias para o que aconteceu ontem no Alemão.

    Ana Paula Araújo formou-se em jornalismo com 20 anos (pelo menos, era essa a informação que estava no antigo site do RJTV sobre os apresentadores). Então, agora, que tem cerca de 36 anos, tem uma vasta experiência e mostra isso ao comandar o jornal diário, com uma dinâmica diferente do que era feito antes, com muita competência e credibilidade.

    Marcos Uchôa e Bete Lucchesi são excepcionais. Há ainda o que falar?

    Não esquecendo de mencionar Lilia Teles, que foi minha colega de faculdade, embora já trabalhasse há anos na Globo, mas só tinha o diploma de advogada, não jornalista - quesito ainda necessário, à época, para exercer a profissão. Ela estava lá, quase no front, durante a noite toda, só acompanhando as balas traçantes. Sinistro....

    A equipe toda foi em busca da notícia. Como diz o slogan de 'O Globo': on line, on time, full time.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Chefe Homero

    Como leio pouco sobre trocas políticas, não sabia que o Beltrame foi o Capitão Nascimento do ES.

    Veja que estamos maus pois parece que só temos um Beltrame capaz de bater de frente com essa corja de bandidos.

    Penso que o primeiro passo foi dado mas muita coisa ainda deve ser feita para que esses bandidos não voltem, pois sabemos que há muitos políticos envolvidos.

    Parabéns ao Cabral (Grande vascaino) que teve a coragem de bancar essa e não titubeou em pedir ajuda logística as forças armadas.

    Gostaria de ver esses bandidos eliminados, pois com a perícia que têm, penso que breve estarão infernizando outra Favela ou alguma cidade do interior, considerando que seus chefes (VP, Beira Mar, etc.) continuam vivos e mandando matar, aterrorizar, etc, àqueles que pagam para eles continuem comendo, bebendo e dormindo melhor do que muita gente de bem.

    Sds

    ResponderExcluir
  12. É .... o meu ceticismo ficou no lamento de que teria que ter havido mais sangue.

    Mas veja bem. O que foi o Dia D, na segunda guerra? Foi o momento crucial, sem o qual não se acabaria com Hitler quatro anos depois.

    Então, prefiro encarar asssim.

    O Figueira mandou uma carta ao jornal com uma excelente metáfora: esparadrapo sobre uma ferida profunda. Concordo, mas pelo menos estancou, ainda que parcialmente, o sangue!!

    ResponderExcluir
  13. Gabeira ia mandar o Viva Rio subir. Acho ótimo o que está acontecendo hoje, prova que o Estado tem capacidade e competência para isso. O problema é a Justiça: o tal do Zeu está condenado a 23 anos por homicídio e estava no semi-aberto. Ridículo!

    ResponderExcluir
  14. Homero, meu amigo! Hoje estou feliz demais!!!! Tá certo que é apenas a ponta do iceberg que está sendo atacada mas já me enche o coração de esperança, já serve prá atenuar o medo incrível que tenho experimentado em relação às minhas filhas e aos amigos, enfim, a todas as pessoas que vêm e vão pela cidade. Que Deus permita que o ataque a esses desgraçados se perpetue pois essa é uma guerra que não tem limite prá acabar e terá de continuar até que sejam exterminados os bandidos e seu séquito de cheiradores. Esses devem estar de nariz afogueado, elocubrando uma maneira de conseguir a droga maldita. Minha opinião a respeito disso é clara: detetar esses assassinos - pois em função deles o crime chegou ao ponto avassalador que chegou - e castigá-los, seja de que maneira for. ELES SÃO "DOENTES" PORQUE QUEREM SER, ESCOLHERAM, CONSCIENTEMENTE, SE DROGAR, E COLOCAR A VIDA DE NÓS, QUE NÃO NÓS DROGAMOS, EM RISCO ETERNO!
    Também eles têm de sofrer as consequencias de seu crime e não ser considerados "doentes, coitadinhos, fracos" e por aí vai. Eles são CONIVENTES e carregam aquelas armas nas mãos da mesma forma que o traficante que comete toda a sorte der terrorismo prá se manter no mercado. Não tenho pena desses filhos da mãe por se tornarem "dependentes químicos"! Eles que morram! Eles que se danem pois ninguém os obriga a começar! Têm de ir prá cadeia e sofrer todos os horrores dos que perderam pais, filhos, amigos, familiares! Desculpe, Homero, mas deviam enfiar a droga pelo ânus de cada um até à morte! Tanto se fez para elevar o nome do Rio de Janeiro ao título de "cidade maravilhosa" pelo povo alegre,pelas belezas naturais, pela leveza e singularidade da sua gente e isso tudo foi ,pràticamente, destruído pelos bandidos e cheiradores (são iguais!), nos tornando reféns de maldades absurdas e do medo mais irracional! Odeio drogado! Odeio esses bastardos que me tiraram a paz e me legaram o pavor de viveR decentemente nessa cidade que eu amo tanto! Tratamento para eles? De jeito nenhum! CANA BRABA! Eles não merecem que o nosso dinheiro, suor do nosso trabalho, seja usado para construír hospitar de reabilitação pois jamais se reabilitarão! Que sejam segregados em celas a pão e água e sofram as torturas que a abstinência forçada (e purificadora...) vai lhes enlouquecer o corpo e a alma. É por causa deles que o traficante existe, eles são parte ativa da nossa dor. É mais fácil acabar com eles do que com os bunkers que foram desbaratados, perseguindo seus passos até que não haja mais nenhum. Sem drogado, fatalmente sem traficante. Sou radical, sim! Se continuarem a se drogar, aparecerão novos comerciantes da droga e o círculo vicioso não terá fim. As baterias da justiça deverão se voltar a eles e dar-lhes a lição que merecem, tirando-os da sociedade tb. Não ouço ninguém falar do drogado. Porque? Pena? Direito humanos? Liberdade de escolha? Livre arbítrio? Cacete a quatro? São bandidos perigosos tb e castigo neles! Se estão querendo erradicar com o tráfico, os "narizes de pedra" têm de ser exterminados tb! Pode não ser a sua opinião mas me diga: como será a atitude das autoridades para com esses drogados celerados, vc já pensou nisso? Como vão ficar esses miseráveis? Será que estão chorando ou procurando novos "pontos" prá reabastecer a sua insanidade consciente? Bjs

    ResponderExcluir
  15. Homero,
    O garoto é bom mesmo, maduríssimo pelos 26 anos, vai me fazer assistir aos dois filmes.
    Mas, veja só:
    No primeiro filme, simplicidade (resolver a tiros) versus complexidade (in-out (inserção social))
    No segundo, prioridade para o entorno social, simplicidade ao largo.
    Nos dois casos, resíduos culturais extemporâneos da sociologia tupiniquim.
    Na realidade, nao existe esse potencial conflito maniqueísta presente na dinâmica de e entre cada filme.
    Nada evolui, nem mesmo o pensamento mais envelhecido (experiente, talvez?) do Coronel Nascimento.
    Como, por exemplo os estados unidos, tentam resolver? Pragmáticos, off-course!

    ResponderExcluir
  16. Deus permita que tenha sido o "Dia D" Homero, concordo com tudo o que vc disse mas espero sinceramente que a polícia consiga fazer o trabalho dela sem derramamento de sangue, que os bandidos se dêem conta de que não podem com o Estado e se entreguem.

    Sigamos com um pensamento de esperança para que nosso Rio de Janeiro siga um pouco mais maravilhoso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Antropologicamente, essa historia começou a 121 anos, em 1889.Liberação dos escravos que não sabiam o que fazer com a liberdade que a maioria nem queria. Mandar alguem pescar sem lhe dar vara e treinamento, é induzi-lo a roubar o peixe de alguem
    O que há de errado a gente desejar essa escoria, e outras mais engravatadas, fora das nossa vidas? Jean Luc Godard, imaginou isso, em Alphaville.
    Arrasta-se um pouco o filme, a sociedade perfeita é um pouco chata e injusta, tanto quanto a nossa imperfeita.
    Mas a gente não quer saber muito disso, não é verdade?
    Mas se sabe que até na Beócia, onde soltaram incapazes a seu destino proprio, ocorreu uma certa organização e os crimes que aconteciam eram imputados à incapacidade emocional dos beócios.
    Pior é quando agente se apaixona pela chave do nosso cadeado.
    Devia era liberar tudo, o Bolsa Droga ou o Mate-se se quiser. Alguns inocentes vão morrer, mas aí acaba o tráfico e a policia não terá chance de achacar ninguem.
    Lembra-se da lei seca nos Estados Unidos. Quando foi levantada quem reclamou foram os mafiosos.

    Eu sei lá mais o que penso. Lembro que quando eu era criança, só haviam dois bandidos: o Sete Dedos e o Meneghelli. Eram os tempos romanticos do banditismo robinhoodiano.

    ResponderExcluir
  18. Para ver que eu leio... a angústia que eu sentia durante as entrevistas eram principalmente as perguntas de resposta óbvia que se faziam quando não tinham mais nada para perguntar:

    "Gostaria de perguntar se um bandido que deseje se entregar, depois da invasão começar, se ele ainda pode?"

    Resultado: estou com muita esperança que tenha sido o dia D. Esta esperança renasceu em todos os cariocas, e não cariocas que aqui vivem, de estar em uma cidade mais decente e segura, onde não precisemos dormir com tiroteio no morro ao lado (no apê da minha sobra na Glória eu cansei de dormir com o pipocar de metralhadora). Acho até que o Rio tem a chance histórica de inciar um processo rápido de resgate da cidadania em todas as favelas, que se tornariam um lugar onde até mesmo nós, meros mortais, poderiam ir para visitar um amigo, fazer uma compra de um produto qualquer, participar da festa de aniversário da filha da nossa secretária. Basta esta ação das autoridades se consolidar em instituições definitivas dentro destes locais e, ao mesmo tempo, a expansão da retomada continuar, como um símbolo indicando que não haverá trégua. Algo como a campanha contínua antimosquito da dengue. Isto é, onde houver o som de um tiro disparado, as autoridades "caem dentro" imediatamente.

    Agora, se o dia D se resumir em retomar algumas favelas, e, ainda nos sujeitarmos a dormir ao som da luta de bandidos, em pouco tempo terei que repensar um antigo projeto de ir embora, pois aí sim a desmoralização seria total.

    Sds,

    ResponderExcluir
  19. O episódio de ontem, quando o Globocop filmou mais de 200 bandidos em fuga para o Complexo do Alemão, me lembrou uma cena de Tropa de Elite II.
    É bem verdade que, no fundo, gostaríamos de mais sangue (do lado certo), mais prisões, mas vamos aguardar esssa fase de vasculhamento, ...
    Naquela hora em que eles corriam morro acima na fuga de uma favela para a outra, sabendo que os helicopteros lotados de atiradores de elite, armados até os dentes, quero saber se só eu fiquei perguntando aos gritos "porque não atiram, porque não pegam esses bandidos agora, que guerra é essa onde só eles podem matar?"
    Imagina a festa que se faz com uma metralhadora numa hora dessas...A essa hora não seria preciso vasculhar as casas dos pobres cidadãos de bem que foram invadidos pela horda que além de lhes roubarem a paz e o sossego, roubaram-lhes a residência.

    O Beltrame disse ontem que 'Marginal sem arma, sem droga (pra se financiar), e sem transporte é menos marginal'.
    NÃO É MESMO, é o mesmo marginal, agora com muito mais ódio e desejo de vingança.

    E que boa contratação do nosso governador.
    Acho isso um apenas bom marketing para exaltar o momento. O que havia era falta de vontade política. Existem muitos militares especialistas em estratégia que já teriam resolvido isso há muito tempo se o governo estivesse interessado, mas os motivos do desinteresse é bem explicado em Tropa2. Penso que o que pesou na decisão foi:
    O narcotráfico atende a poucos donos e é um ganho de dinheiro ilegal.
    A Copa do Mundo e as Olimpíadas serão a entrada de muito dinheiro legal para muitos e se não dermos um jeito, perderemos "a boca".

    Duvido que o meu ex-candidato Gabeira tivesse, como direi, aquilo roxo, para comandar essa operação.
    Faz bem em duvidar, pois essa atitude Paz e Amor na vida real em que vivemos, só combina mesmo entre convivas com uma taça de champanhe nas mãos. Pra governar esse estado tem que ser homem de uniforme de campanha e uma pistola 45 nas mãos. Não dá pra cunversê de gente fina.
    Hoje eles já fecharam a Linha Vermelha, armados de garrafas com gasolina...

    E que cobertura da Globo!!!
    Tão boa quanto a da Record, ambas arrasaram!

    A pergunta que não vai calar:
    - Para onde irão os bandidos que não se pode matar e que não se conseguir pegar?

    ResponderExcluir
  20. Senti a mesma sensação, Homero! De início de paz, de promessa de vida
    melhor para todos nós que temos o privilégio de morarmos no Rio.
    Tomara dê certo. O caminho é longo.
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Marília, pela resposta itemizada!! Super legal e interessada!!!

    Aguardemos!!

    ResponderExcluir
  22. Ventura,

    "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor" ...... mesmo que nem tanto (nosso Beltrame, além de claro, não tem o nosso fonêma .... mas é mais Carioca que muitos de nós !!!!)

    Acho que o trecho dessa letra/música é bem apropriado para traduzir o meu sentimento frente aos envolvidos mais diretamente (os relatados por você, claro, como também aqueles que moram nessas comunidades e que estavam oprimidos pelo crime e pela ausência do poder público).

    ResponderExcluir