-

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bota no Rego

Calma, não é uq parece!!!!
 

Estava eu a fazer compras no Prezunic, quando deparei-me com um certo azeite extra-virgem português que, ao ser comprado, dava como brinde um DVD 
Roberto Leal & Amigos - 
De Jorge Amado a Pessoa, ao vivo no Casino Estoril
 
Pensei imediatamente em minha sogra, adquiri a iguaria, e recolhi o prêmio.
 
Trata-se de um show de janeiro de 2004, onde Roberto Leal recebe amigos, d'cá e d'lá, para cantar junto com ele, dentre eles, Martinho da Vila, Daniel, Elba Ramalho, Joanna, Carlinhos Brown e outros.
 
Não preciso contar pra vocês que foi um sucesso danado. Minha sogra ouviu já uma vez, e pediu outra, e mais uma. E ela ouve batendo palminhas. Presentão!
 
Agora, preciso contar que até mesmo este gajo daqui gostou do gajo de lá.
 
É uma grande produção com banda e orquestra, além de grupos lus'tánosh  que aparecem em algumas canções para acompanhá-lo, com destaque para um impressionante conjunto de mais de 50 violões e bandolins a tocar em uníssono.
 
A voz de Roberto Leal é aveludada, ele continua muito afinado e firme, e o sotaque português, depois de 475 anos morando no Brasil, está bem atenuado. Ao contrário da apresentadora, que o apresenta deveras carregado!
 
Canta-se o samba, o vira, o chote, o chula, o romântico.
 
O show termina com um 'Jesus Cristo' cantado em leve ritmo português, acompanhado pelas 'milhares' de pessoas que estiveram no palco, dançando o três pra lá, três pra cá, uma gracinha!!!
 
Concluindo, e antes de explicar o purq do título, eu recomendo, não somente às sogras e vovós, mas às pessoas sensíveis que gostam de uma música leve e romântica. Pode parecer brega, mas é legal!! Que John & George me perdoem!
 
Agora, ao motivo do aparente impropério do Assunto: logo antes do fim, um dos pontos altos é a presença de passistas de uma escola de samba portuguesa, a acompanhar Roberto Leal cantando (é uma)'Casa Portuguesa'(com certeza!). Outra gracinha, muito legal mesmo.
 
O que nos estranha, a nós, do lado d'cá do Atlântico, é o nome da escola de samba:
 
GRUPO RECREATIVO 
ESCOLA DE SAMBA BOTA NO REGO
 
E depois reclamam quando nos rimos de nossas diferenças.
 
Ao menos, se juntar o nome da escola, com o motivo que levou-me a saber de sua existência, um azeite extra-virgem, quem sabe encontra-se uma curr'lação!!!

Em verdade, ao ver o cartaz da escola, onde aparece uma bota, no lugar da palavra 'BOTA', chego à conclusão que na verdade, 'BOTA NO REGO'  pode querer dizer 'PONTAPÉ NA BUNDA'.

Magnífico!!!
 
Um abraço
 
Homero Falando da T'rrinha Ventura

21 comentários:

  1. Homero Dicró Ventura,

    Presentear a sogra com DVD de brinde na compra de azeite português, já
    precisa de muita cara de pau. Mas convencer os demais espectadores que é
    bom, aí já foi longe demais...

    Menos,

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaahh rsrsrsrsrsrsr kkkkkkkkkkkk heeheheheheheheheh
    Mas cá pra nós, para mim, Roberto Leal nem de presente,,,,,,,
    Não dá !!!!!

    Ósculos

    ResponderExcluir
  3. ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    do jeito que sou distraída nem vi a promoção!!!!!!
    QUE HOJE A NOITE SEJA UM SUCESSO!!!!
    Dê notícias

    ResponderExcluir
  4. E depois tem idiota que entra na conversa de unificação da língua...e acaba emplacando decreto de reforma ortográfica e tudo o mais... Agora eu entendi: orto significa reto...ortogonal...90o ...Então o nome da escola de samba, uma vez unificado o idioma, dado que o rego é o caminho do reto, então será Bota no Reto...CQD. Daí o azeite. É isso?

    ResponderExcluir
  5. Não consigo parar de rir!! Voce é ótimo contador de causos , meu amigo. É um Rolando Boldrin mais urbanizado !!

    Abraços ,

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHAHAHAHA, ESTOU EU AQUI NA UNIVERSIDADE, ENTEDIADA, A ESPERA DE DAR MINHA MAIS FAMOSA AULA DE MÁSCARAS COSMÉTICAS ARGILOSAS COM PRÁTICA ( OS ALUNOS APLICAM A MÁSCARA EM DUPLAS) QUANDO RESOLVI ABRIR MEU EMAIL E DEI DE CARA COM ESTA PÉROLA LITERÁRIA LUSO -BRASILEIRA. ESTOU A MORRER DE RIR...(LEMBREI-ME ATÉ DE QUANDO EU RIA SEM MOTIVO LÁ NA CASA DA TIA LOURDES COM A REGINA E O BETO E, DE TANTO RIR, FAZIA XIXI NA COZINHA DA TIA... MOTIVO, LÓGICO, DE MAIS RISADAS)

    ResponderExcluir
  7. Ótima crônica.
    E o melhor de tudo foi a sacada da "curr'lação"...
    Mas, diga aí? O azeite é bom? (Refiro-me ao uso na comida, é claro...)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. ADORO Roberto Leal, Homero... Adoro Fado e fadistas, dos mais tradicionais (como a incrível Amália Rodrigues) até os modernos (como António Zambujo, sensacional).

    Leal é incrível.

    ResponderExcluir
  9. Gostei Homero, me fez lembrar da minha avó querida, portuguesa, que viveu até os 101 anos e que também gostava das músicas singelas do Roberto Leal.
    Boa idéia a de indicar a pronúncia lusitana no texto.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Homero V:
    Já que você falou no s´tac lus´tano, quando fui a P´rtugal e Espanha no começo do ano, tive mais dificuldade de entender em algumas ocasiões o
    p´rtuguêsss. E até pareceu-me que os espanhois, na sua educação habitual e conhecida, são um pouco mais educados que os da t´rrinha.
    Mas mesmo assim adorei a viagem. em P´rtugal o Porto é imperdível!!
    Sds,

    ResponderExcluir
  11. caro Homero


    quanto ao seu texto, por sinal muito bom,
    que mal me pergunte: não seria
    "John & Paul me perdoem"?.
    afinal você é um "paulniano"(?)

    quanto ao roberto leal, conheço o gajo e tenho
    um lado brega muito intenso, mas não é um
    dos meus prediletos. acredite, sou fã do timóteo
    (aquelas antigas, é claro, inclusive sua versão,
    pasme, para "my love")


    bração

    ResponderExcluir
  12. ahahaha
    Que coisa!
    Mas e aí, o que quer dizer o tal nome da escola de samba?? Vai ver que estão ensinando como se usa o biquini das passistas...
    Bom dia,

    ResponderExcluir
  13. AMEI!
    Muito bom seu texto. Fiquei até curiosa, se tiver a mesma promoção no Mundial (onde são feitas as compras de mercado lá de casa), comprarei.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a ortografia das p'lavrash lus'tanash, que induziram precisamente à pronúcia d'lá.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Depois de alguns segundos prá fazer a CUrrelação... kkkkkkkk...
    Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Tentativa paera ver se minhas mensagens chegam.Vamos ver esse misterio

    ResponderExcluir
  17. Oba entrou via nome/url

    Agora já sei

    ResponderExcluir
  18. Muito divertido!
    Apenas uma dúvida, você teve que entrar na bicha?
    (... no Prezunic ?!)

    ResponderExcluir
  19. Homerix,

    Vi o Esquenta hoje em Caracas. Foi muito agradável o tema da comunidade portuguesa e com requintes de nostalgia. A propósito, o Esquenta é um dos poucos bons programas que a Globo repassa para a sua retransmissora de sinal internacional, em que o cliente não tem vez, por mais que reclame.

    Quanto à comunidade portuguesa, tenho origem lusitana e cada vez mais admiro essa gente, pois resistem ao emprego de um tal acordo sobre unificação do idioma. Falo e escrevo os dois idiomas e considero um erro grave o que fez o governo brasileiro, ao impor por decreto a reprovável "reforma ortográfica", que falha pelo racional, sobretudo pela aspiração de meia dúzia de "ilustres" que acreditam que o idioma português possa ganhar caráter universal impulsionado pela unificação e, daí, a tal reforma. Se isso é possível, então não será uma reforma dessas que produzirá tal caráter. Considero a reforma ortográfica no Brasil uma verdadeira agressão à inteligência do cidadão. Estão certos os portugueses, que seguem a rechaçar tamanha imposição.

    ResponderExcluir
  20. Homerix... na minha tragetória de breguice, passei pelo Roberto Leal. Seus textos, abrangentes e bem desdobrados sempre foram de meu apaixonado agado.... volta!!! volta """ gostamos desta verve.
    Paulus

    ResponderExcluir