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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ALEGRIA

Em 2010, teci loas a um gênio do carnaval. 
Na falta de samba, celebremos os carnavalescos!!

Se você colocar uma letra 'O' entre as letras 'G' e 'R' aí do título , e acrescentar 'VIVA', você tem o nome de uma invenção do Século XXI. O inventor chama-se Paulo Barros, que tem uma profissão interessante. Cê já imaginou, o cara chegar num banco para preencher uma ficha, a mocinha pergunta: 'Nome?', ele diz 'Paulo Barros', depois 'Profissão?', e o cara, 'Carnavalesco'? Pois é, uma profissão muito restrita. Só uns poucos podem ostentar o título, creio que umas poucas centenas de pessoas no mundo, mas as que mais importam são as que dirigem o Carnaval do Rio de Janeiro, daí, o universo que interessa se restringe a pouco mais de uma dezena. São, na verdade, artistas, com um ano para criar sua arte e 82 minutos para mostrá-la na Avenida. Esse tal de Barros resolveu revolucionar o Carnaval, quando lançou, em 2004, a 'Alegoria Viva', com mais de 100 pessoas simulando um DNA, na Unidos da Tijuca. E ele inovava também nos outros carros alegóricos, e nas fantasias, perfeitamente amarradas ao enredo, mas não levou o título.

Se você trocar a letra 'R' de posição aí do título para antes da letra 'G'
, você tem o sentimento que eu estava desenvolvendo pelo Carnaval do Rio, na Sapucaí, pois vieram outros anos, outras maravilhas de alegorias, mesmo à frente de outra escola, e nada. O  cara ganhava sempre os Estandartes de Ouro, d'O Globo, mas na hora do vamuvê, nada! Via que, seguidamente, aquele novo gênio era preterido pelos jurados que 'entendiam' de carnaval, em prol das escolas tradicionais, com seus enredos normais, suas fantasias comuns, suas alegorias sem graça, enquanto um cara super criativo ficava lá, tendo que se contentar em repetir o seu show no Desfile da Campeãs. Ainda assim, sempre acompanhei os últimos anos (não gosto é de bloco ou baile), fosse pela TV ou ao vivo, na esperança de vê-lo vencedor.

Se você trocar a letra 'G' de posição aí do título para o começo da palavra
,  e colocar o complemento 'DOS CARNAVALESCOS REVOLUCIONÁRIOS', é aonde o Paulo Barros está, desde 2004, na companhia de Joãozinho Trinta, e uns poucos outros.

Se você não trocar nenhuma letra de posição aí do título
,  você tem o sentimento que se apossou hoje, quarta-feira de cinzas de 2010, tenho certeza, de grande do povo carioca (ainda que torcedores de outras escolas), e porque não dizer, do povo brasileiro, já que a Sapucaí é o centro das atenções do país nesta época. Finalmente, Paulo Barros conseguiu descobrir como  ganhar carnavais, retratando SEGREDOS. O enredo partiu da idéia de um estudante, através do Orkut, que o Paulo Barros, antenado com os tempos modernos, leu, e começou a burilar a cabeça sobre como poderia surpreender de novo. E conseguiu!

Retratou o segredo dos ilusionistas na melhor Comissão de Frente que qualquer pessoa de bom senso já viu. Felizmente, os jurados entenderam isso, e deram 5 Dez Nota Dez, mas a diferença foi muito pouca: a Tijuca só livrou dois décimos no quesito, devia livrar um ponto inteiro. Eu fiquei até com vergonha, com pena das outras pobres escolas que vieram depois no primeiro dia, mesmo pela TV, ou no segundo dia, que vi lá na Avenida. A única que chegou perto, com algo mais que uma simples coreografia bonita, foi a Vila Isabel, com aqueles violões multi-uso. A categoria 'Alegorias e Adereços' lhe rendeu outros preciosos, mas parcos, três décimos, afinal os carros alegóricos beiravam a perfeição:
      • um Abre-Alas pegando fogo, retratando o incêndio da Biblioteca da Alexandria, que guardava muitos segredos;
      • os misteriosos Jardins Suspensos da Babilônia com 5.000 plantas verdadeiras;
      • um enorme pergaminho com segredos Mayas;
      • o segredo das identidades secretas dos super-heróis, retratado por uma rampa de acesso para Spidermen e descenso para Batmen de esqui;
      • a tão esperada Alegoria Viva, com o pavão negro, símbolo da escola;
      • e o resto....
Ironicamente, a Alegoria Viva deste ano campeão não foi tão brilhante como todas as outras com que nos brindou, em outros seis anos.

Felizmente, o resto estava mais que brilhante..
 
Pra terminar, uma declaração do Presidente da Unidos da Tijuca, de antes do desfile, quando perguntado sobre como se sentia quando Paulo Barros chegava com aquelas idéias malucas, ele disse: "Meu papel é conseguir o dinheiro para ele realizá-las, sem contestação!" ou algo assim...
 
Sábia decisão!
 
Homero Curado da Alergia Ventura

8 comentários:

  1. Sua crônica é D+. Parabéns ao Paulo Barros mas também a vc por essa análise.

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  2. MUuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom!
    - tanto o texto em si, quanto o Paulo Barros -


    Não vi o desfile, mas fiquei curiosóssimo!

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  3. Meu querido cronista,

    este ano não acompanhei o desfile em protesto pelos anos nos quais o Paulo Barros foi injustiçado, quando da vitória da Vila de maneira até agressiva. Ano passado jurei que não iria acompanhar tamanha palhaçada. Acho que dei sorte para o meu querido carnavalesco, vai que fico alí, ansiosa, torcendo e nada....

    Faço das suas palavras as minhas, acrescentando apenas, se me permite o cronista, o sentir do carnavalesco, a delicadeza de sua comunicação de massa, a forma como enaltece a sensibilidade do povo, Paulo Barros não só nos brinda com sua arte, mas diz durante o desfile: nosso povo sabe, nosso povo sente, o carnaval é do povo.

    Peço sua licença para publicar sua matéria no meu blog, pois é exatamente o que eu gostaria de dizer, este o talento do cronista.

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  4. sem dúvida, Homero. Vamos tentar entrevistar o Paulo Barros, logo na abertura do programa, se ele estiver acordado
    abs
    Lucia

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  5. Brilhante Homero, seus comentários, como sempre, arrasam.

    PS: já votei 4 vezes no Los Bife. Boa sorte pros meninos.

    Um grande e forte abraço

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  6. Também adorei ele ter ganho o Carnaval deste ano.

    O mais engraçado é que fiquei feliz por ele, pela Unidos da Tijuca por tê-lo como carnavalesco, mas o campeão foi ele , com certeza.

    Agora.... você foi a Avenida? Você assistiu ao Desfile das Escolas de samba???!!!! Estou quase chocada! No bom sentido, só não imaginei que você iria a este tipo de programa. Um beatlemaníaco assistindo a desfiles, acho que vi poucas vezes. Que legal... gosto de me surpreender com as pessoas.

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  7. Homero Jurado Ventura, bom dia !

    Há uns 15 anos, aparecia no Carnaval um moço de cabeça chata, chamado Joãozinho Trinta, que levantou aplausos e recebeu críticas, utilizando figuras humanas. Foi um vencedor , principalmente numa Escola criada para o Show .
    Por sua competencia e tendo como padrinho, o famoso empresário do Bicho , Anizio Abraão e família política , acabou aceito pelos " donos " do carnaval e pela crítica .
    E. agora , há uns poucos anos , surge um novo Joãozinho, chamado Paulo Barros, ex comissário de bordo da Varig, com uma também genialidade, que precisou de 4 anos para ganhar um carnaval ! Essa genialidade já era reconhecida pelo povo , mas não homologada pelos " Santos " da Liesa - Liga das Escolas de Samba .
    Talvez as " forças ocultas " tenham atuado para a sua derrota, beneficiando a bonita Beija-Flor, do bicheiro Anízio !
    O mundo precisa regularmente de " quebra de paradigmas " !
    Parabéns ao " Moço do Rio " , o novo Mago do Carnaval !

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  8. Homero,
    Realmente é de se louvar a criatividade do Paulo Barros, mas te confesso que o resto me parece de uma mesmice só. Não sei se isso influenciará outras Escolas.
    A batida dos sambas de enredo de hoje não empolgam. Dizem que o da Vila era mais cadenciado, não ouvi. O certo é que antigamente (me denunciei...) eu sempre comprava os CDs com as músicas do Carnaval, que eram ótimos, com letras que até hoje recordamos. Pô, tô saudosista mesmo, mas fico encantada com seu texto e louvo seu otimismo.
    Bom fim-de-semana. (Tem hífen? Mexem tanto nessa língua, que já não sei mais).

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