-

quarta-feira, 14 de maio de 2008

BBB - Antes do Sucesso

The Beatles - Bob Spitz

 
 Capítulo 2 - Antes do Sucesso

Spitz começa o livro pela descrição de Liverpool, e sua condição de porto mais importante da Inglaterra, o clima, as dificuldades da população.

 Depois, é descrita a vida de John desde os avós, os pais e tios (no caso dele, uma tia muito importante), o namoro dos pais, o nascimento sob as bombas alemãs, sua infância, seus amigos, seus dramas: abandonado por pai e mãe, redescobru a mãe na adolescência, aprendeu com ela os primeiros acordes, num banjo, e a perdeu-a novamente, para sempre, atropelada por um motorista bêbado. Spitz relata esses e outros conflitos, tudo o que contribuiu para transformá-lo no gênio que foi. Parou a descrição de John um dia antes do encontro do Século (daria filme: O Dia em que John encontrou Paul), em julho de 57. (ver post meu, com um filme moderno, competente, que conta boa parte desta história, AQUI).
  
Fala sobre a vida de Paul, com o mesmo nível de detalhes, desde os avós, brevemente, os pais, mais um pouco, ressaltando a falta que lhe fez a mãe, enfermeira, que morreu cedo, de câncer, que ele homenageria no último disco dos Beatels, na canção Let It Be). Segue com Paul até aquele mesmo momento histórico, conta como foi o encontro no pátio da igreja, que fora combinado por Ivan Vaughn, um amigo comum, o salvador da humanidade do rock. Depois, detalha o começo do relacionamento entre os dois, o conflito interno de John, quando descobriu um talento igual (ele se achava!!) ou mesmo maior que o seu, e segue com os primeiros encontros para tocar e mesmo compor, até que Paul trouxe George, seis meses depois, um cara bem mais jovem, mas tocando guitarra melhor que os dois.

Neste momento, Spitz para, e volta no tempo para relatar a vida da família Harrison, desta vez em menos detalhes que as de Lennon e  McCartney. Quando ele chega ao momento do encontro com John e Paul, voltou a falar do "presente", agora dos três juntos (o baterista era Pete Best). Segue pelas diversas formações e nomes do conjunto, Quarry Men, John and The Moondogs, The Silver Beatles, as viagens para Hamburgo, até que começam a tocar no Cavern Club, todo meio-dia, por serem a única banda que não tinha nenhum trabalhador (estavam decididos a viver daquilo!), até que seu desempenho chama a atenção de um certo Brian Epstein. 

Volta no tempo novamente para contar a história de Brian,  judeu homossexual, e dono de uma rede de lojas de discos: a família tradicional, os sentimentos de anti-semitismo do pós-guerra, os conflitos de um cara que não podia revelar sua verdadeira face (lembre-se, lá se vão 50 anos!), problemas com a polícia, chegou até a ser espancado por um 'namorado' que encontrou na rua, enfim. Brian vê nos rapazes, mesmo não sendo um especialista no rock'n roll, que engatinhava, um potencial enorme, um senso de humor, um comportamento no palco, e um desempenho vocal jamais antes observado. Oferece-se para empresariá-los, consegue um teste na Decca Records, que é recusado pelo 'gênio' de plantão ("esses grupos de guitarra estão com os dias contados!"), depois conversa com George Martin, da EMI garantindo, profeticamente: "Esses caras serão maiores que Elvis Presley!".

Somente aí, então, entra Ringo na banda, pois George Martin não havia gostado do baterista Pete Best. Em nova viagem ao passado, conta a vida do paupérrimo Ringo e seus inúmeros problemas médicos, que o fizeram passar mais de ano internado em hospitais públicos, sua educação claudicante, até que se descobre na bateria.



Estão formados The Beatles e só então, na página 350 do livro, eles entram em estúdio para gravar Love Me Do, seu primeiro compacto.



Os Capítulos


1. Razão de ser do Projeto BBB



2. Antes do Sucesso



3. Os Substantivos e Os Adjetivos
http://blogdohomerix.blogspot.com/2008/05/bbb-os-substantivos-e-os-adjetivos.html

4. Os Advérbios e os Numerais
http://blogdohomerix.blogspot.com/2008/05/bbb-os-adverbios-e-os-numerais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário