-

domingo, 18 de maio de 2008

BBB - O Aposto e o Epílogo

The Beatles - Bob Spitz

Capítulo 5 - O Aposto e o Epílogo

Seguindo a saga gramatical ......

Pude relembrar que os tais quatro sujeitos tinham muitos predicados, mas entre eles não estava a capacidade de serem eternos como grupo. Precipitou as coisas, a morte do empresário Brian Epstein, aos 32 anos, em 1967. É bem verdade que, sem as turnês, ele tinha menos importância para o grupo, e isso certamente contribuiu para a depressão em que entrou, culminando na overdose de soníferos que o matou. Paul como que assumiu o papel, o que começou a irritar John, que por sua vez nem tinha as condições para sê-lo, dado o teor lisérgico de seu sangue. E foram de Paul as principais idéias que vieram: além do 'Sgt. Peppers', o projeto 'Magical Mistery Tour', e a idéia do desenho animado 'Yellow Submarine'. Depois, veio Yoko, que encontrou um John enjoado com seu casamento, encantou-o com um papo de alto nível que não tinha em casa, grudou como cola ao beatle, indo com ele a todos os lugares, inclusive ao sacrossanto ambiente dos estúdios, irritando profundamente os demais com sua arrogância, palpites e intromissões, e finalmente acabou convencendo John que ele não precisava daqueles outros três. Instalou-se um clima terrível entre os quatro, disputas judiciais, sobre o controle do imenso patrimônio, que acabou por levar ao fim do grupo, em abril de 1970. Não sem antes produzirem seus dois melhores LP's, o 'The Beatles', conhecido por Álbum Branco e 'Abbey Road', o que mostrou que eles ainda teriam muito fôlego para produzir antologia juntos, não fosse a chegada daquela japonesa senhora à vida deles, hoje com 75 anos (pode?) e administrando o patrimônio do beatle assassinado.



 Pude, resumindo, admirar o estilo de Bob Spitz, meu guia e autor do livro (para terminar meu relato com um aposto), que quase sempre terminava um capítulo com um gancho, tipo “Mal sabia ele que aquilo era só o começo...” ou “E se não sabiam, descobririam em breve...” ou “Nada voltaria a ser como antes...” ou “Na verdade, eles se preparavam para uma viagem inimaginável...” ou ainda “Isto foi um aperitivo do que estava por vir!”.  

Então, apesar de o livro terminar num clima triste de ruptura, de separação, ele ameniza as coisas com um magnífico gancho final: 

Mas a lenda dos Beatles 
tinha apenas começado!

Um comentário:

  1. Deu vontade de ler o livro, mas falta "macheza" para encarar as 1000 páginas...

    ResponderExcluir