-

domingo, 18 de outubro de 2020

Get Back, Please Get Back

 

Minha saga sobre

O Universo das Canções dos Beatles

Já tem 28 Capítulos - acesso a todos neste LINK


Ao contar a história das Tale Story Songs, deparei-me com a ausência de Get Back, ai ai ai, esses leitores que não deram pela falta dela. Ao escrever, vi que tinha tanto falar que ela mereceu um post dedicado! 

O número 8 é a posição dela na lista das 9 canções da classe Tale!


8. Get Back (Compacto - 1969 e Let it Be - 1970)

Paul conta 'Jojo era um homem que achou que era solitário mas descobriu que isso não duraria. Jojo deixou sua casa em Tucson, Arizona por um pouco de maconha. Volte, volte, volte ao lugar que você pertenceu'. Olha, essa canção tem história! Então, comecemos pelo começo: o nome! 'Get Back' era o nome de um projeto, de volta às origens, quando os Beatles tocavam em night clubs, sem muitos recursos, só na raça, e na categoria, que eles mostraram em incontáveis excursões pelo mundo a partir de 1963, até que se cansaram em agosto de 1966. Para isso, deixaram a Abbey Road, deixaram George Martin lá, e se internaram nos estúdios da Apple, em Saville Row, em janeiro de 1969, apenas com seus instrumentos, e com umas câmeras, para filmar os ensaios, após os quais, o plano era voltar aos palcos! Então, haveria uma canção com esse nome, e Paul a fez. O refrão contava sobre um certo(a) 'Jojo', que 'left his home in Tucson, Arizona' e dizia: 'Get back to where you once belong!', e então começaram as especulações sobre que seria o 'You' da letra, e três são as hipóteses: 
  • Os próprios Beatles! Voltem para suas origens e encantem as audiências com seu ótimo som.  
  • Joseph (Jojo) Melville See Jr! Ele era o primeiro marido de Linda, com quem Paul se casaria em breve, e que estava atazanando a vida dos enamorados, e que vivia justamente em Tucson/Arizona. 
  • Yoko! John havia trazido Yoko para o estúdio, ainda em 1968, o que causou desconforto para os demais. John percebeu, durante algum ensaio, que, quando Paul cantava 'Volte pro seu lugar', ele olhava pra Yoko. John ficou bem chateado. 
Paul nega as duas últimas, e ficamos então com a primeira. O fato é que o clima era tenso, e uma bela hora, George deixou os Beatles. Enquanto esteve fora, encontrou o tecladista Billy Preston e o incentivou a entrar para o Projeto. Quando George voltou, já encontrou Billy lá, e ele foi fundamental para amainar o clima de tensão, que ficou suportável até o final do projeto, no final daquele mês, no muito celebrado RoofTop Concert, quando todos subiram ao terraço do edifício para fazer aquela que seria a última aparição ao vivo dos Beatles, episódio que já contei, neste LINK. A versão de Get Back que está no disco oficial é uma das três que tocaram no show ao vivo, em que Billy Preston toca seu brilhante piano elétrico, inclusive com um solo que  ele nunca havia tocado nos ensaios, incentivado por Paul. Há várias falas notáveis que foram proferidas ao final da última versão de Get Back. 
Ao perceber que a polícia está invadindo o recinto, Paul diz:  
"You been out too long, Loretta! You've been playing on the roofs again! That's no good! You know your mommy doesn't like that! Oh, she's getting angry... she'll have you arrested! Get back!".
E John, claro, tinha que fechar com chave de ouro. 
Lembrando-se de que eles fizeram aquele show como 'teste de palco', disse:  
"I'd like to say thank you on behalf of the group and ourselves, and I hope we've passed the audition."

A canção é creditada a "The Beatles with Billy Preston.", sendo ele o único músico creditado na carreira dos Beatles que não fossem os próprios. O que solidifica a injustiça de terem esquecido de creditar Eric Clapton, que fizera uma guitarra solo matadora em While My Guitar Gently Wheeps, alguns meses antes. 
Finalizo com aquela tristeza habitual do fim de festa, lembrando a frase com que o compacto, tendo Don't Let Me Down no Lado B, foi lançado na Inglaterra em abril de 1969, 'The Beatles as Nature Intended', eles estiveram ótimos no show do terraço, tanto que escolheram uma versão ao vivo pra ser lançada em disco, e portanto, pronto pra voltar à estrada, mas nada disso aconteceu! 
E.. ah, sim ... foi direto para o N°1 das paradas inglesas, e um mês depois, para o mesmo posto da parada americana, sendo a 17ª vez que isso ocorreu, igualando Elvis Presley. Só que os Beatles tiveram ainda outros N°1, então sabe-se quem são os campeões da história nesse quesito.... 

4 comentários:

  1. Depois do comercial acima devo dizer que o fato da ONO estar presente e o Paul olhar para ela na hora do get back soh prova que ela foi a responsavel pelo fim do grupo. Uma lastima!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas músicas preferidas dos Beatles...
    Ótimo texto 👏🏻🔥

    ResponderExcluir
  3. Todo homem deve ter alguém q ame e John teve yoko... ele só deveria ter respeitado a banda e sua história q ele próprio ajudou a criar..
    Infelizmente e devido a isso e outras coisas a banda se desfez..

    ResponderExcluir
  4. Sei não, mas o fato do tal Joseph (Jojo) Melville See Jr ser o primeiro marido de Linda, estar atazanando a vida do novo casal e viver justamente em Tucson/Arizona, o torna em "Suspeito Número Um" da lista tríplice como "YOU" da letra, por mais que esta interpretação tenha sido negada pelo NOSSO baixista.

    ResponderExcluir