-

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Outubro - Oitenta - Outras Celebrações

Chegado outubro de 2020, em que celebram-se os 80 anos de John Lennon e de Pelé, embora o primeiro não tem como celebrar. Mas tem um amigo que celebrará também 80, pois nasceu sanduichado pelos dois reis naquele 1940. 

É meu amigo Oswaldo Pereira. 

Antecipadamente, nós exaltamos a data no começo deste ano em nosso duelo de poesias, Os Poetas da Quarentena, que estava chegando à 40ª estrofe.




Vejam como o duelo se desenvolveu, eu do lado esquerdo, Oswaldo do direito!


40

Não sei se a tempo ainda vou 

De cravar o número 40

Acordei bem cedo e inda estou

Com a mente ensonada e desatenta

Se conseguir será um belo show 

Caso eu falhe, a pergunta se apresenta 

Quem será o vencedor desta querela

O amigo Homerix? Ou o Falabella?

... em tempo, Falabella é o outro duelante, 

mas não participou deste trecho

41

Então, foi confirmado o belo show!

Tal qual o garboso Napoleão,

Que 40 séculos contemplou,

Ou como Ali Babá, grande ladrão.

Que 40 larápios comandou,

Foste tu, emérito campeão,

Desta enorme e profícua quarentena,

Que pros 40, deu tchau e acena!


42

Quarenta é um número encantado 

De várias lendas o facho que conduz

Cabalístico, divino, venerado

40 dias no deserto andou Jesus

Quarenta anos Moisés com sua luz

Guiou a Canaã seu povo amado

E até 2020 nos atenta

Porque vinte mais vinte dá 40



43

Isso está um verdadeiro filé

Mas não finda essa saga quarentana:

40 dias, dilúvio, Noé

40 horas laborais, semana

E 40 semanas, termo é

De uma boa gravidez humana.

E concluindo este ciclo que se encerra

Quarentanos viveu Lennon na Terra.



44

Ouvi séculos, anos, e semanas?

E dias e coisas a celebrar

O 40 em variadas hosanas.

Porém mesmo depois de chacoalhar

Nossas mil cavidades cranianas,

Falhamos, lamentável, encontrar

Meses, horas, minutos e segundos

Prostraram-se mortos e infecundos


45

Mas há ainda fato a celebrar:

Pois dezenove centos mais 40

Mostra-se um ano espetacular.

Analisando de maneira atenta,

Foi um ano de prole luminar!

Afirmo de maneira clara e isenta:

Pois que, então, entre Lennon e Pelé

Nasceu Oswaldo, Avé Evoé!!!


46

De verdade, seu ano impressiona,

Mas o meu não fica lá muito atrás,

Pois que trouxe a este mundo Madonna,

Prince,  Michael Jackson, mais que demais!

Cazuza, Bial, Maitê, só abona!

Tim Burton, Sharon Stone e muito mais!

Esqueci de dizer, de tão afoito:

Meu ano foi o Gran 58!


https://blogdohomerix.blogspot.com/2012/09/desafio-dos-anos.html


47

E a lista de notáveis inda engrossa

Com fatos de que meu ano foi pleno:

·        A Taça do Mundo terminou nossa

·        Brasília fincou pá em seu terreno

·        E cá no Rio surgiu a Nova Bossa

·        Inda teve Maria Esther Bueno.

Enfim, convido então aos duelantes,

Que provem ser seus anos importantes!


2 comentários:

  1. Caríssimo Homerix,
    Ter a minha foto e a carinhosa menção aos meus oitentões estampados em seu magnífico Blog é uma honra e uma grande alegria. Realmente nasci "ensanduichado" entre dois gênios. Gastaram tudo nos dois... Mas a mim sobrou a felicidade de ter amigos como você. Um grande e fraterno abraço.
    Oswaldo

    ResponderExcluir