-

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A arrumação em três canções

Quando terminei a primeira parte de minha saga 

O Universo das Canções dos Beatles (LINK)

sobre as canções dos Beatles, que já contava com 28 capítulos, anunciei uma parada para um freio de arrumação (LINK), por conta de reclassificação do assunto de quatro canções. Essa arrumação requeria a análise de três delas.


Assim foi feito! 

As análises abaixo já estão devidamente adicionadas em seus capítulos originais, caso queiram checar também as demais canções da categoria.

  1. 15 Group Speech Songs (LINK)
  2. 9 Tale Story Songs (LINK)
  3. 5 Help Self Songs (LINK)

E também corrigi tabelas, textos, gráficos, áudio files, dos capítulos bases das Speech, Story e Self Songs, accordingly. E também corrigi os gráficos temporais e de pizza correspondentes. E também corrigi os quantitativos com as preferências de Lennon e Harrison, que foram alterados, felizmente com o acréscimo de uma canção a cada uma, sem alterar as conclusões, do Capítulo 3.  
Para que possam ouvir as 'novas' canções, produzi este LINK sonoro com as três, apesar de cada uma delas já estar devidamente imiscuída no áudio base, em suas posições corretas! Podem ouvir, acompanhando as letras na tabela acima!

Juntei-as aqui!

O número antes do nome reflete a posição dela na lista em que se inseriu.

 

De Mind Self Song para Group Speech Song

8. While My Guitar Gently Weeps (Álbum Branco - 1968)

George alerta: 'Eu olho para o chão e vejo que precisa ser limpo.  E minha  guitarra ainda chora, suavementeEu não sei porque ninguém te disse como revelar seu amor'. O 'you' e todos os 'you's da letra, na verdade, 'vocês', são direcionados a John e a Paul, que meio que voltaram da Índia meio que afastados de seu guitarrista, estavam assim-assim com a experiência que tiveram, achando que foi meio perda de tempo, e George os critica por não terem captado o âmago das mensagens, aproveitado para crescerem como pessoas, 'I don't know why were inverted,  no one  allerted you' e 'I don't know how someone controlled you, they bought and sold you'. Complicou o clima a pouca dedicação que os dois amigos deram à sua canção, justamente aquela que mostrava como George cresceu como compositor, abrindo caminho para outras duas obras-primas, Something e Here Comes The Sun, no ano seguinte. Então, ele acabou trazendo Eric Clapton para fazer um dos solos de guitarra mais cultuados da história. Não se sabe por que o guitarrista não foi creditado no álbum. O que não impediu que fizessem juntos um show histórico no Japão, quase 25 anos depois, quando Eric conseguiu se superar e sua guitarra ganhou a alcunha 'Psycho Guitar' de seu amigo, ao final da apresentação, ouça o porquê neste LINKuma pena que não há vídeo de qualidade! A força da canção sobrevive até hoje: um vídeo maravilhoso tem uma versão voz e violão incrementada com um arranjo de cordas de George Martin, e uma bailarina que brinca com a letra da música, que sai do papel, e ganha vida num personagem que dança com ela e passa por portas e janelas desenhadas no mundo real, que já foi visto por quase 60 milhões de pessoas. Lindo, lindo, lindo! Deixo aqui o LINK, para seu deleite! E note nele uma letra diferente no último verso, genial. 
I look from the wings at the play you are staging, while my guitar gently weeps
As I'm sitting here doing nothing but aging, still my guitar gently weeps 


De Acid Song para Tale Story Song

7. Cry baby Cry (Álbum Branco - 1968)

John conta: 'O rei de Marigold estava na cozinha cozinhando o café da manhã para a rainha. A rainha estava na sala de estar tocando piano para o filho do rei. Chore Baby Chore, faça sua mãe suspirar pois ela é velha o bastante para entender É um conto de fadas. O título, John pegou de um anúncio, que incentivava 'Cry baby cry, make your mother buy' que ele trocou para um mais poético 'sigh', e seguiu, inspirado em canções que ouvia de Donovan, seu companheiro de missão à Índia. Os reinos de Marigold e Kircaldy saíram de lembranças de sua infância. Musicalmente, além dos instrumentos usuais, é notável o acordeão tocado pelo Maestro George Martin, sempre presente para incrementar as canções! Ao final da canção, no disco, aparece a voz de Paul cantando 'Can you take me back?',  que ele havia gravado na sessão de outra canção (I Will), mas que coube bem ali, com o pedido para levar de volta, a um passado, da época dos contos de fada!

 

De Nonsense Song para Help Self Song

4. Good Morning Good Morning (Sgt Peppers - 1967)

John insinua: 'Depois de algum tempo, você começa a sorrir, agora se sente legal. Então você decide dar uma volta perto da velha escola. Nada mudou, ela ainda está igual.Eu não tenho nada a dizer, mas tudo bem! Bom dia, bom dia, bom diaDisfarçado na letra aparentemente jogada está um John Lennon frustrado com a vida de casado. Ele vê o amigo Paul, livre leve solto, passeando pela cena londrina, participando da vanguarda que surgia, e ele como marido, que tem que voltar pra casa, pra mulher e filho, e ver TV, e os comerciais de Corn Flakes, de onde tira o título da canção. Ele vê que 'Everyone you see is full of life' mas ele fica preso porque 'It's time for tea and meet the wife', aliás, Meet The Wife era um programa que  ele via na TV. Depois ele se resigna, 'Go to a show you hope she goes... I've got nothing to say but it's O.K. Good Morning Good Morning Good Morning'. Típica Help Self Song, musicalmente muito rica, com potentes metais, efeitos sonoros (muitos animais de fazenda), mudanças constantes no tempo (segura aí, Ringo!), e a interessante  troca de papéis na guitarra, com Paul fazendo o solo, e George fazendo o ritmo! E, para finalizar, a marca registrada do álbum Sgt.Peppers, com seu final mesclando com o início da próxima canção, no caso, a despedida da banda, a reprise da canção título do álbum com letra um pouco alterada.

 

Isto feito, vamos à conclusão da Parte 1 de minha saga, neste LINK.

 

4 comentários:

  1. Eu tambem curti e mesmo.faltando o p nos 28 capitulos citados no inicio voce demonstra qualidade e esmero no trabalho

    ResponderExcluir
  2. Mais do que uma determinação, o desafio desta saga virou uma obstinação na qual os maiores beneficiados somos nós, seus leitores, que recebemos informações não apenas sobre a música da melhor banda do mundo, mas também sobre aspectos relevantes relacionados aos seus componentes. São muitos os detalhes que só um fã aficionado como você pode proporcionar. Valeu!
    Gostei muito, dentre outros dados, da versão protagonizada pela bailarina em "While my guitar Gently Weeps" que deu um ar ainda mais bucólico à versão original.

    ResponderExcluir