-

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Across the Universe - A mais linda letra

Em minha saga, 

O Universo das Canções dos Beatles - LINK

elaborava eu o seu 21° Capítulo, quando me deparei com esta canção, a 4ª de 6  Mind Self Songs a que o capítulo se dedica.

E lembrei que, caso isto vire um projeto internacional, terá o título

Across the Universe of The Beatles Songs

Portanto, decidi que ela merece um post pra chamar de seu.

Para mim, a mais linda letra dos Beatles!

Aqui vai...


4. Across the Universe (1969, Let It Be - 1970 e Past Masters #2 )

John declama 'Piscinas de mágoas, ondas de alegria, atravessam minha mente aberta, possuindo-me e acariciando-me... Glória ao Guru ... Nada vai mudar meu mundo' Pronto, gente, espera um pouco que eu vou me recuperar. Vocês estão prestes a ver o papo sobre uma das mais belas letras da história, não dos Beatles, mas da humanidade. Dá vontade de apenas colocar a letra toda aqui e não falar mais nada. Mas não é esse o papel deste analista neste estudo. Usei novamente o verbo declamar, porque se trata de uma poesia em prosa. 
'Palavras voam como uma chuva sem fim num copo de papel, elas deslizam enquanto passam, elas seguem seu caminho através do universo ...". 
Não, não vou colocar a letra toda, ela é linda, procurem, é fácil achar. Bem, vamos à história. Estavam os Beatles se preparando para viajar à Índia, animados que estavam em aprender Meditação Transcendental, e deixaram algumas canções para serem lançadas em compacto enquanto estavam fora. John tinha essa canção que começou quando ele e Cynthia foram dormir após uma discussão de casal, onde Cynthia falou 'um monte', John demorou a dormir e aí veio a primeira frase: 'Words are flying out...' Quem diria que uma balada cósmica tão linda teria começado numa DR... Felizmente, a coisa mudou dali em diante e virou uma viagem. 
"Imagens de luzes falhas dançam à minha frente como milhões de olhos, que me chamam de novo e de novo, através do universo" 
... ih, olha eu de novo ... sorry, não resisti.

Enfim, era uma noite fria de fevereiro de 1968, a gravação não ficava boa e Paul teve mais uma daquelas idéias que só Paul mesmo. Saiu fora do estúdio, viu aquele grupo de garotas que sempre estavam lá, carinhosamente chamadas de Apple Scruffs, e perguntou se havia quem soubesse cantar. A brasileira Lizzie Bravo levantou a mão e chamou uma amiga inglesa pra ir junto com ela e AS DUAS PARTICIPARAM DE U
MA GRAVAÇÃO DOS BEATLES! Muita  história ela conta desse dia desde então, conheci ela há dois anos e ela até contribuiu para meu post sobre esse feito inesquecível. Ela e a amiga fazem vocal de apoio no refrão 'Nothing's gonna change my world', em todas as vezes em que ele foi cantado. Eles foram viajar, escolheram outras duas canções para o compacto e Across The Universe ficou engavetada.  
"Sons de risos, sombras de amor tocam meus ouvidos atentos, excitando-me e convidando-me"
Não resisto! Felizmente, um produtor frequentador de Abbey Road ouviu a música, encantou-se com ela e propôs e foi aceito que fosse lançada num LP para levantar fundos. Claro que o próprio nome do LP acabou sendo o refrão da canção, um pouco modificado. Como a instituição beneficiada era o 'World WildLife' acresceram sons de pássaros no começo e no final da canção e o disco foi lançado em dezembro de 1969. A versão, entretanto, que o mundo conheceu foi outra, lançada em maio de 1970, no último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, mas agora com orquestra e coral que o produtor Phil Spector encasquetou de colocar. Sinceramente, achei que caiu bem a orquestração pra acompanhar uma melodia tão... tão poética... 
"Pensamentos vagueiam como um vento sem fim por entre uma caixa de correio, eles vão caindo enquanto fazem seu caminho através do universo" 
Estou incorrigível, hoje ... Sim, era uma boa versão, mas os beatles a abominaram! Tanto que 30 anos depois, lançaram o Let It Be inteirinho como ele gostariam que tivesse sido lançado, cru, básico, NAKED, que foi como eles nomearam o lançamento! Antes, e felizmente, em 1988, o projeto Past Masters, que reuniu canções não lançadas em LP's, reviveu a versão do projeto de caridade, aquela em que UMA BRASILEIRA CANTOU COM OS BEATLES!!!
Bravo, Lizzie!!
Across The Universe foi regravada por muitos cantores, incluindo David Bowie, numa gravação que teve a participação do próprio John Lennon, bem recebida pelo autor, e mal recebida pela crítica. A versão que mais gosto, entretanto, me emocionou tanto que mereceu post meu, e muito da emoção foi por conta da participação de seu filho Sean fazendo uma segunda voz para Rufus e Moby, cada um cantando em uma oitava diferente, aliás, chorei de novo quando revi agora, e deixo aqui pra dividir com vocês, finalizando este capítulo. Neste LINKnão perca, e reserve um lenço...
"Um amor incondicional sem limites que brilha à minha volta como milhões de sóis e me chama para ir pelo universo"

Finalizo com a declaração de John: 

É a minha melhor letra, ela funciona sem a música!

3 comentários:

  1. Voce tem razao eh mesmo uma linda cancao e ainda melhor porque tem a Lizzie brasileira no back vocal original. Boa!!

    ResponderExcluir
  2. É uma honra ter uma brasileira fazendo parte da interpretação da música dos Beatles.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha... como sempre. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir