-

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Uma Canção Silenciosa

Ora ora ora, quando nada mais se espera saber sobre os Beatles, eis que surge uma novidade muito interessante..... Esta eu devo ao amigo Osmar, grande beatlemaníaco e guitarrista de mancheias.

Estavam eles a caminho de Tóquio em 1966, quando souberam da pequena revolta que se formava porque iriam se apresentar no Budokan Hall, um templo dedicado até então, apenas e tão somente a lutas de Sumô e outras artes marciais veneradas pelo povo japonês. Isto posto, ao chegarem, foram brindados com um cerco de 35 mil policiais para garantir-lhes a integridade física e levá-los ao Hotel Hilton, onde ficariam sem mostrar a cara até a hora do show.

Robert Whitaker
Para passar o tempo, e sem sinal de internet, o empresário aceitou uma ideia do chefe do fã-clube japonês dos Beatles e  disponibilizou-lhes tintas e pincéis, material acrílico e base água, e uma cartolina colocada numa mesa de centro, e então John, Paul, George e Ringo fizeram seus desenhos a partir dos cantos da cartolina, em direção à base de um abajur que estava no centro da mesma. Eles só saíam para ir ao show e voltavam, e logo voltavam a pintar!

Recentemente eu soube mais do episódio. John e Paul, na verdade, cada um a seu jeito, deram uma escapadinha pra conhecer a cidade. E levaram muita bronca... Afinal, o temor era tanto que, por conta de eles não poderem ir ás compras, a Montanha veio a Maomé. As grandes lojas de Tóquio fizeram fila no andar dos Beatles no Hotel para trazer as compras até eles! A casa das Gheishas também, para outros serviços, mas eles se recusaram.

Segundo consta, a obra de arte foi presenteada ao chefe do fã-clube japonês, depois passou de mão em mão até que chegou ao último colecionador. Foi catalogada como 'Images of a Woman', e foi leiloada pela útima vez ontem: esperava-se algo em torno de US$ 600 mil, mas houve disputa e o feliz comprador teve que desembolsar 
US$ 1,7 Milhão!!!
O que acham da pintura??

Segundo uma interpretação, a pintura de Paul inspirou-se na vagina...
Será que alguém analisou cada quarto da obra associando as imagens a cada um dos Beatles, que autografaram o centro?
A seguir, um comentário de Virgínia deste mesmo post, tão interessante que resolvi elevá-lo de categorie=a e integra o próprio post:

"Conheço a história com pequenas diferenças. Mas é sempre assim, sempre há diversas versões. Quando li a respeito, disseram que a ideia veio de um japonês. E não do empresário dos Beatles. Me parece ser mais verdadeiro, por ter jeito de coisa oriental. E o motivo seria porque eles estavam muito irrequietos. Paul tinha até fugido do hotel. Foi encontrado e levou aquele pito. Ele não podia sair porque havia perigo sim, até ameaças de morte. Então, alguém a turma japonesa responsavel pelos Beatles se apresentando lá, achou que eles ficariam entretidos pintando. Deu até o tema a ser pintado. Mulher. Pois não é que deu certo? Eles ficaram mansinhos que só vendo. Entraram profundamente na tarefa de pintar. O mais curioso é que cada um pintaria um canto da tela, que no final ficaria como uma pintura única. Quem teve esse iluminação entendia de Beatles. Quatro em um. Quatro corpos e uma só energia. Um complementando o outro. Li também que aqueles que viram ficaram fascinados ao vê-los tão imersos no que faziam. Foi lindo."









 


5 comentários:

  1. Se no questionário anterior auferi nota 1, era de se esperar que agora viria um Z E R O. Foi o que aconteceu, mas valeu por essa verdadeira "viagem" ao percorrer os fatos que você registra aqui. Valeu muito!

    ResponderExcluir
  2. Conheço a história com pequenas diferenças. Mas é sempre assim, sempre há diversas versões. Quando li a respeito, disseram que a ideia veio de um japonês. E não do empresário dos Beatles. Me parece ser mais verdadeiro, por ter jeito de coisa oriental. E o motivo seria porque eles estavam muito irrequietos. Paul tinha até fugido do hotel. Foi encontrado e levou aquele pito. Ele não podia sair porque havia perigo sim, até ameaças de morte. Então, alguém a turma japonesa responsavel pelos Beatles se apresentando lá, achou que eles ficariam entretidos pintando. Deu até o tema a ser pintado. Mulher. Pois não é que deu certo? Eles ficaram mansinhos que só vendo. Entraram profundamente na tarefa de pintar. O mais curioso é que cada um pintaria um canto da tela, que no final ficaria como uma pintura única. Quem teve esse iluminação entendia de Beatles. Quatro em um. Quatro corpos e uma só energia. Um complementando o outro. Li também que aqueles que viram ficaram fascinados ao vê-los tão imersos no que faziam. Foi lindo.

    ResponderExcluir
  3. Agora é analisar o que existe que lembre mulher nas visões dos outros dois. Paul foi bem claro. Pintou uma vagina, e pronto. E um útero. E muito bem pintado. Eu gosto muito do trabalho de Ringo.

    ResponderExcluir
  4. Também soube, por vias que não sei ser confiável, que a pintura foi presenteada ao dono do hotel. E que ela foi pendurada na saguão.

    ResponderExcluir
  5. Realmente uma estória ao jeito dos Beatles. Como alguns eram mais "arteiros"que outros vide a fuga do hotel.Com a ideia da pintura se aquietaram e realizaram uma obra de arte que agora valeu uma fortuna para algum sortudo.

    ResponderExcluir