-

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Free the Kilt, Clan, Ness, Scotch, Mull, Highlands, 007



Nesta quinta-feira o povo escocês decide se quer ou não se quer a Escócia independente do Reino Unido. Já houve guerras no passado e outros movimentos no sentido mas neste ano parece que o YES SCOTLAND está com força. É capaz que o BETTER TOGETHER (campanha pelo NÃO) desta vez se dê mal. A disputa nas pesquisas está acirrada!


A Escócia tem 8% da população do Reino Unido e 20% da área. Tem 90% das reserva conhecidas de petróleo, apesar de o Mar do Norte já não ser mais aquela coisa. David Cameron está muito preocupado com a possível separação!!


A Escócia sempre esteve presente no imaginário das pessoas... É de lá que vem o Monstro do Loch Ness, é lá que os homens andam de kilt, aquele saiote xadrez super-charmoso, sem vergonha de mostrar as pernas, são escoceses os mais tradicionais clãs do mundo, é de lá que vêm as gaitas de fole, em que o ritmo dos sopros não tem nada a ver com o que está saindo do instrumento, é lá que são as Highlands, aonde têm os Highland Games, aqueles jogos de modalidade de força, como o cabo de guerra, o lançamento de tronco e outras mais pesadas, e, não se poderia deixar de lembrar, é de lá que vem o Scotch, o melhor whisky do mundo (porém, há controvérsias puromálticas!)


Para nós beatlemaníacos, mais uma referência importante. É lá o Mull of Kintire, um cabo aonde Paul McCartney tem uma fazenda, e que o inspirou a fazer uma de suas mais belas canções da carreira solo, de mesmo nome do local, sucesso de vendas com mais de 3 milhões de compactos vendidos, e onde aparecem uma espetacular sequência de centenas de gaitas de foles tocando em uníssono. Vejam no video lá no fim do post.

No cinema, são vários os filmes ambientados lá, lembro-me de Coração Valente, em que Mel Gibson faz um William Wallace sensacional, lembro-me de Highlander, aquele filme em que Cristophe Lambert faz um imortal, dentre muitos que só morrem quando lhes cortam as cabeças, e lembro-me, claro, de Skyfall, o último de James Bond, cujas últimas cenas se dão no local de nascimento do personagem, nas Highlands escocesas.


E é 007 que me traz a figura de maior importância quando se fala em Escócia. O primeiro James Bond do cinema e melhor de todos eles até hoje, é Sean Connery. Aquele ator de 1,80 m, com aquele inconfundível sotaque e classe jamais igualados, segue sendo o mais emblemático deles. É o único escocês que interpretou o agente secreto. Depois, vieram o australiano George Lazenby (esqueça), o inglês Roger Moore, o galês Timothy Dalton, o irlandês Pierce Brosnan, e somente agora se repetiu uma nacionalidade, com o inglês Daniel Craig.


Fiquei feliz ao saber de uma declaração recente de apoio ao YES de Sean Connery. Eu achava que ele estava com Alzheimer, no alto de seus 83 anos de idade.

Viva a Escócia Livre!!!


Mull of Kintire - by Paul McCartney




Um comentário:

  1. Sou Scotland desde criancinha.Há uma frase no filme The Longest Day, onde um pelotão escoces c=vem chegando com seus gaiteiros à frente, debaixo de um enorme bombardeio alemão, sem parar nunca de tocar a gaita de fole.Um coronel escocês diz:

    É preciso ser escocês para entender o significado de uma gaita de fole... Independencia já !

    ResponderExcluir