-

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Homero toca Harpa; Homero é Harpista

NÃO, NÃO SOU!!!!

É que, provavelmente a Harpa é o primeiro instrumento musical que li, escrito.....

A frase acima era a estampa da minha primeira cartilha, lá do pré-primário, que ia ilustrando cada letra do alfabeto com uma imagem e uma frase contendo várias palavras começando com a dita-cuja. Nunca me esqueci!!!

Hoje me lembrei dela pois vi no Facebook um vídeo com duas gêmeas loiras americanas tocando Iron Maiden no instrumento, vídeo ali embaixo...

Nunca nem cheguei perto de uma harpa, mas seu som sempre me encantou. Muito ouvida em época de Natal.... canções natalinas lhe caem bem. Estão presentes em algumas orquestras mas difícil é ouvir-lhes o som, face à potência dos demais instrumentos.

Difícil deve ser tocá-la, chego a compará-la ao violino. Afinal, são 47 cordas e 7 pedais, uma para cada nota, alterando-lhes o som entre bemóis, neutros e sustenidos. Haja coordenação!

Além do quê, não se leva uma harpa consigo num metrô lotado. Elas variam de tamanho, mas há as que chegam a ser maiores que o instrumentista, a depender, é claro do tamanho destes últimos.... ou mais apropriadamente, últimas!! Ao que me lembre, vi em minha vida muito mais harpistas do que harpistOs, desculpem a incorreção proposital, mas esclarecedora.

Pior que isso é uma coisa que Felipe me confidenciou: um bom harpista passa 90% de seu tempo de relacionamento com a harpa, afinando-a .... e 10% tocando-a desafinado!!! Engraçado, mas triste!!!


Parabéns aos obstinados harpistas
 
de todo o mundo....


2 comentários:

  1. Veja Andreas Vollenweider. Sugiro o link: http://www.youtube.com/watch?v=ullAi-K2W6k. Canellas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espetacular, Canellas!! Ignorância minha, nunca ouvi falar dele e ele já está na estrada há mais de 30 anos!!

      Excluir