-

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Voto de MiEnerva

Sempre se pode confiar em Barbosa... E nunca em LewanToffoli.

Confirmamos isto em seguidos episódios ao longo desse julgamento do mensalão. Na condenação dos réus políticos, na dosimetria das penas (que decidia qual o tempo de cadeia), nos embargos declaratórios (que decidia qual lei valia para a contagem das penas), e agora nos embargos infringentes (que decide se háverá ou não novo julgamento para aqueles que receberam até 4 votos de culpado), Barbosa foi sempre com a posição mais dura, enquanto Lewandovski e Toffoli, tiveram sempre a posição mais favorável aos réus.

Ficava sempre a dúvida quanto à posição dos outros. Luiz Fux, que chegou à casa batendo no Ficha Limpa, depois mostrou-se coerentemente barboseano. Mendes e Marco Aurélio, também de repente viraram progressistas de plantão, sempre alinhando com Barbosa, e assim o fizeram gora. Com as mulheres, eu me confundo, mas acabaram se dividindo, Cármen pra lá, Rosa pra cá. Mas a dúvida crucial era principalmente com a posição dos dois novos juízes, que chegaram no segundo tempo, já com os réus condenados e apenados. Nos primeiros embargos, os dois votaram com Barbosa, mas agora, Zavascki e Barroso se uniram ao lado negro da Força.

E deu 5x5.

E ficamos dependendo de Celso de Mello, o decano da casa. É tradição que por isso seja o último a se pronunciar, dando o Voto de Minerva. Apesar de ter sido duro nos outros episódios, inclusive com votos altamente elucidativos e didáticos, agora parece, por suas intervenções no voto dos outros, que vai concluir que os réus, na interpretação pura das leis e regimentos, merecem novo julgamento naquela última instância da Nação!!

Portanto, vai ser um Voto de MiEnerva!!

Será?




Espero que ele ouça a nação, que já está se pronunciando contra, em várias redes sociais!!

3 comentários:

  1. Na torcida, mas sem grandes expectativas!

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Preocupante! Muito preocupante! Profundamente preocupante! A conferir.

    A solução para uma sociedade mais equilibrada está na educação de qualidade e focada em valores e princípios, sem ideologias, e para todos sem exceções, para melhorar o país, que inclui mas que não se limita à qualidade do voto, do voto consciente. Nesse aspecto, uma das melhores frases que ouvi nos últimos tempos foi de um compositor venezuelano, o Alí Primera: "La inocencia no mata el pueblo pero tampoco lo salva. Lo salvará su conciencia ye so me apuesto el alma"...

    ResponderExcluir
  3. Esse 5 x 5 com desculpas técnicas, parece-me o fim da confiança nas instituições de nosso país.
    Sabemos que quem “faz” as leis é o Congresso.
    Esse Congresso que está cheio de corruptos e aproveitadores. Elaboram leis para eles e não para o bem do povo.
    Penso que esses senhores do Supremo poderiam julgar pensando no povo e não no "técnico" que é a cara do Congresso.
    É povo ordeiro se ferrando com os "julgamentos técnicos" dados a bandidos de todas as camadas sociais.

    Itamar

    ResponderExcluir