-

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Imagine isso no tempo de Tiradentes!!!!

Da série Homerix no Dentista
Aqui o primeiro episódio:


Dentes com canal tratado são legais porque não doem mais. Em compensação, a gente não fica percebendo o que acontece de errado neles. Por exemplo, um pré-molar meu fissurou, por alguma mordida assassina e desapercebida, e eu nem fiquei sabendo. Apenas comecei a perceber uma certa sensibilidade na gengiva. Em minha visita anual à minha dentista, informei o fato, e ela solicitou uma radiografia. Constatada a fissura, remeteu-me a uma tomografia e a um cirurgião buco-maxilar, com a recomendação de implante.

Depois da consulta inicial, procedi aos procedimentos de autorização na empresa, com vistas ao reembolso de parte do custo, já que o dentista recomendado não era credenciado em meu sistema da empresa.

Bem, ao que interessa, o Dr. Gustavo Gafrée, que atende em Ipanema e Botafogo, tem uma mão santa!

Primeiro que não senti nem a anestesia! Bem verdade que por ser um dente com canal tratado não precisou de anestesia troncular, foi só ali nas gengivas próximas.

Começado o procedimento, usou um afastador para começar a extração, e depois veio o alicate!

Pavor? Nada! Na verdade, foi uma surpresa quando ouvi o Tiradentes dizer: 
O dente já saiu, viu? Sentiu alguma coisa?
 Nada, nadinha!

Segundo passo, a famosa broca, para abrir caminho para 'parafusar' o implante. Senti apenas a vibração. Mas naqueles poucos segundos fiquei pensando nas vezes em que eu uso a furadeira nas paredes aqui de casa e de repente a broca não encontra mais resistência, num espaço vazio do tijolo, e a máquina vai fundo, até o talo, ai que medo. Tenso! Mas foi tudo bem.

Finalmente, o implante! E ele só pôde colocá-lo na mesma consulta pois meu osso estava em boas condições. Há casos em se tem que fazer enxerto ósseo, e esperar uns três meses para solidificar.

O interessante daquele momento foi perceber mais uma similaridade com pequenas ações que acontecem em casa: sabe aquelas chaves de fenda com retorno? Eu percebia ele apertando a rosca, no sentido horário, e o retorno com aquele barulhinho...trrrrr...

Depois disso, me assustei quando ele retirou o bababor e abaixou o braço direito da cadeira, pra eu me levantar.... E tinham se passado pouco mais de 15 minutos desde que eu me sentara!!! Incrível!!!

Na foto abaixo, vêem a radiografia dos dentes, menos um, ali mais à esquerda, aonde está o parafuso implantado!!! E ao lado o defunto dente, que eu nem senti sair...

Acho que na época de  Tiradentes, eu ia gritar mais um pouco.....!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário