-

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Star Trek is back on the track!!

Depois de dificuldades logísticas evolvendo inclusive uma cirurgia de varizes, a convalescência, a impossibilidade de ir antes dela,  uma profusão de horários de sessão inadequadamente divergentes de minhas possibilidades e compromissos familiares, tudo isso combinado com uma inacreditável pressa de tirarem o filme de cartaz, vejo-me aqui em pleno domingo à noite para ver a sessão única do dia, numa sala pequena do Cinemark juntamente com outros 70 atrasados como eu, ao lado de minha filha Renata que vai ver o filme pela terceira vez, com toda a expectativa para testemunhar minhas reações aos acontecimentos desse que é o 2º filme de um recomeço de uma série que começou na TV há mais de 45 anos, passou pelo cinema, com 10 filmes entre 1979 e 2003, e havia sido  repaginada com o espetacular Star Trek de 2010, dirigido pelo gênio J.J.Abrams.

----- UFA! Vamos lá -----

Espetáculo!!!!

Continua firme a quiíica entre Kirk e Spock!!! Chris Pine deve ter estudado muito William Shatner... Tem certas horas, certas expressões e sorrisos, principalmente, que fazem tudo parecer mais natural ainda... E Zachary Quinto não fica atrás, fazendo um vulcano irrepreensível!! E agora só um pouco diferente do original pois admite que seu lado humano apareça um pouco mais... Os trekkies xiitas reclamam um pouco, Renata disse que na Pré-Estreia, teve gente que saiu da sala quando ele verteu uma lágrima... Mas voltaram!!!

A trama é sensacional. E parte do sucesso está na credibilidade do vilão, e, mais ainda da força do ator que o interpreta. O vilão é o velho Khan, e sua importância pode ser atestada pela longevidade: na série de TV, o ser geneticamente modificado e quase indestrutível foi interpretado por Ricardo Montalbán no episódio chamado 'Space Seed'. O episódio teve tanto sucesso que o vilão voltou, na pele de um Montalbán 15 anos mais velho, de cabelos brancos, e contribuiu para o enorme sucesso do 2º filme da telona, que até lhe reservou destaque no título: A Ira de Khan!

A presença de Khan no mais novo filme só vem confirmar a fala do velho Spock/Nimoy nesta nova aventura, quando perguntado pelo novo Spock/Quinto (...ou Segundo, hehehe ...) se havia conhecido Khan em seu passado. Após enrolar um pouco com aquela história de que não poderia dizer nada que afetasse o caminho natural das coisas em seu (dele) futuro, o velho vulcano acabou por declarar:
Khan Noonien Singh is the most dangerous adversary the Enterprise ever faced. He is brilliant, ruthless and he will not hesitate to kill every single one of you.

Uma coisa legal que vem aparecendo é um pouco mais da Terra do Século XXIII. Aqui vemos no começo a Londres futurista, mas ainda resguardando algumas fachadas vitorianas, como hoje acontece... E vemos que apesar de terem sido descobertas naquele futuro as curas de todas as doenças que conhecemos hoje, a natureza ainda lhes reserva surpresas.

J.J. Abrams segue fazendo homenagens aos fãs ardorosos: depois de colocar uma mulher verde entre os casos amorosos de Kirk, neste novo filme ele coloca um simpático Pingo, um ser aparentemente muito gracinha, porém destrutivo, que nos foi apresentado em outro episódio muito famoso da série original. E, finalmente, nos apresenta os habitantes do planeta Kronos, os Klingon!! A novidade é que Uhura agora fala Klingon, e até nos brinda com algumas frases naquela língua artificial que foi realmente criada pelos homens (http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/05/sirgh-scharlet-nivbogh-paq-chenpu.html)!!!

E, pra terminar com aplausos, mesmo, vai começar a missão de 5 anos viajando pelo epaço! Então, é falada no final a famosa frase moto de Jornada nas Estrelas: 
Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!!
 De arrepiar!!!

2 comentários:

  1. Prezado Homerix,

    Meus comentários trequianos:

    Este filme é uma superprodução, que deve ter custado uma baba, e me espanta que saia de cartaz tão rápido.

    A riqueza de recursos utilizados já garante a diversão, mesmo se há ressalvas do ponto de vista de um purista trequiano.

    O novo filme se utiliza de alguns dos melhores personagens e momentos da série original e do filme A Ira de Khan. Por isso, não poderia ser ruim. Mas por outro lado, não apresentou uma história nova.

    O ator Benedict Cumberbatch fez um excelente trabalho. Mas é difícil igualar a performance histórica de Ricardo Montalban, que tornou o vilão popular.

    Há alguns momentos de Star Wars no filme (nave virando e cena do bar). Star Wars é uma coisa e Star Trek é outra coisa. Atenção sr. JJ Abrams!

    Mais uma vez, o excesso de cenas de ação quase fica cansativo. Dá a impressão de falta de conteúdo.

    Spock está um pouco humano demais. Preferia ele mais Vulcano.

    Apesar dessas ressalvas, o filme é imperdível. Diversão garantida.

    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  2. Caro Homero e demais "trekianos", simplesmente fantástico, sobrenatural, sem palavras...Como te falei pessoalmente, um dos melhores filmes que já vi na vida!!! Aproveitando, e revendo conceitos, acabei me dobrando mais uma vez e acabei vendo Skyfall no DVD, como te comentei também. Obra fabulosa, roteiro e arte magníficos. Excelentes desempenhos, incluindo o do próprio Graig....Judi Dench é pleonasmo...E também não vamos nos esquecer da excelente surpresa "made in Brazil", a do Dia dos Namorados. Excelente qualidade! Ainda não vi a "PEÇA DA MÃE", mas tb deve ser muito legal, com base na lotação das salas... Saudações Trek-bondianas !!! Abçs, A2.

    ResponderExcluir