-

sábado, 19 de janeiro de 2013

Guardião do vernáculo



João, além de grande amigo, corretíssimo, e guardião da língua portuguesa, é mais santista que eu, apesar de eu ser Santista ao quadrado, pois além de torcer pro Santos, eu nasci em Santos. E seu em me chamasse Homero Santos, eu seria Santista ao cubo!

Mas torcedor, ele é mais que eu!! Além de ser santista há mais tempo, e ter visto muito mais jogos de Pelá, ele acompanha tudo o que se refere ao time. por exemplo, quando tivemos As Sereias da Vila, time que foi montado com grandes jogadoras incluindo a melhor de todas, em 2011, ele acompanhava.... assim como o time de futebol de salão, que teve Falcão, o melhor de todos, ele acompanhava. E está a acompanhar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que o Santos está fazendo boa figura. E sempre me mantém informado do que se passa.

No último report, eu perguntei sobre uma denominação que ele usou e ele, mais uma vez, mostrou seu pendor de guardião do vernáculo!!! Veja o breve diálogo:

__________________

Caro Mero,


O jogo acabou há pouco Peixe 1x1 Audax. Na decisão por tiros da marca de penalidade máxima, 4x3 para os Peixinhos. Com duas defesas do goleirão Gabriel Gasparotto, quem durante o jogo já havia defendido um pênalti. A propósito, no jogo anterior, também fechou o gol. Pelo que mostrou até aqui, esse garoto vai longe. Tem 1,96 m, 100kg e muita agilidade e elasticidade.


Aquele abraço,

João
_________________________

 Legal!! Mas, João, estou há tempos pra te perguntar: porque não dizes 'penalties'? 
Homero 
_________________________ 

Caro Mero,


Esclarecendo, durante o jogo, em que um defensor comete a falta dentro dos limites da grande área, então seu clube é apenado com a cobrança do pênalti pelo adversário. Entretanto, quando o jogo termina empatado e requer a definição de um vencedor, não são pênalties, não se trata de punir por infração, mas chutes da marca do pênalti, que é o ponto de referência para o efeito dos chutes para definir um vencedor. Tão simples quanto isso.




Aquele abraço,
João
____________________________

Como sempre, matou a pau!!!

Aliás, falando em Santos, no sábado, a estréia como o diabo gosta: 3x1 com dois gols de Neymar, um deles um golaço, e pra variar, 'expulsou' um zagueiro. Esse time está com pinta de me dar grandes alegrias neste ano!!! Veja os melhores momentos! O gol de Neymar é de dar risada, ao vivo, e quantas vezes vir o replay!

Aliás, falando em futebol, NÃO DEIXEM DE VER a descrição do jogo do Corinthians, feita pelo Tiago Leifert nos Gols do Fantástico. O chinês Zizou finalmente jogou e participou do gol. Veja como foi!! Hilariante!!


Abraço

Homero




4 comentários:

  1. Homerix,

    Obrigado. Somos contumazes violadores do significado das palavras, conceitos, etc. Por exemplo, denominamos de xisto o folhelho que contém matéria orgânica da Formação Irati, que é uma rocha sedimentar, quando xisto é tecnicamente aplicado a rochas metamórficas, conceito básico que se aprende nas escolas de geologia; criamos a excrescente “lâmina d´água” para complicar a cabeça das pessoas, que têm nas suas bases de dados a franca associação com o vocábulo delgado, mas, mesmo assim, ao perfurar um poço de 5000 metros, por exemplo, em que metade seja de água, usa-se a tal da “lâmina d´água”, quando existem expressões técnicas de melhor racional, como a quota ou cota batimétrica ou, mais simples, profundidade d´água, estas que todos entendem. Já ouvi expressões tais como lâmina espessa (sic) ou lâmina delgada, que é uma redundância; usamos um costume de duas peças e chamamos de terno; inacreditável o uso de expressões em inglês a exemplo do “handicap”, pelos comentaristas de futebol, que é de envergonhar, não dá nem para comentar; etc. E o festival de agressões é bem abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Tambem santista, tambem irmão como você, e tambem apaixonado pelo vernáculo,cumprimento o seu amigo, adorei a explicação da diferença entre penalty e penalidade

    Flavio Vasques de Oliveira Ventura

    ResponderExcluir
  3. Esse é o João! Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  4. Esse é o João que em um dia distante, distante também do Brasil, falava-me das características geológicas que indicavam que milhões de anos atrás, África e América do Sul eram um só continente.

    Abraços ao JF. Se tiver algum erro no texto acima, por favor, pode corrigir.

    Itamar

    ResponderExcluir