-

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carlos, um engenheiro - Parte 3


Esta é a terceira (é última) parte da carta de despedida de meu amigo Carlos, que deixou recentemente a Petrobras, um engenheiro top de linha!
As demais partes?
Aqui, a Parte 1
Aqui, a Parte 2 
_____________________________________
4/4 
Do Cenpes, fui transferido para a Área Internacional, iniciando esta última fase. Tive oportunidade de conhecer diversas Operadoras, grandes e pequenas, Exxon, Chevron, Shell, ENI, Marathon. Notei o quanto somos críticos com nós mesmos na Petrobras. Conhecendo mais as outras Operadoras, pude confirmar que não devemos nada a ninguém. Tive a consciência da importância que é a Petrobras trabalhar de forma integrada, e a falta que isto faz para as outras Operadoras. Nossa cultura brasileira e o conflito que muitos consideram como uma falha, vendo de fora, percebe-se que temos muitas vantagens. Vendo de fora percebemos a grandeza da Petrobras e a importância do exemplo de cima para baixo, na conduta exemplar, pessoal e profissional, para estabelecer a Petrobras como a maior empresa de energia do mundo. 
O FPSO de Cascade e Chinook, o 1º a operar nos Estados Unidos


A Petrobras sempre me valorizou e eu, reciprocamente, sempre a valorizei em todas as oportunidades que tive (e continuarei a valorizá-la sempre que puder). É uma grande empresa para se trabalhar e todos devemos ter orgulho disto. O motivo da minha saída, entretanto, poderia assim dizer que foi até involuntário. Foi sendo sedimentado nos últimos anos. Cada vez foi ficando mais difícil pensar na readaptação da vida da família, depois destes quase 7 anos que estou morando no exterior. Mas profissionalmente, na realidade em termos de trabalho, nunca me afastei, busquei ferrenhamente continuar junto do Cenpes, E&P e da sede da Internacional, em todas as minhas atividades do exterior. Mas trazer os filhos, neste momento, os prejudicaria muito e isto não seria uma opção viável. Separar a família agora também não. Sei que um dia as crianças seguem seu rumo, mas enquanto este dia nao chega, eu tenho que aproveitar os momentos.A sensação de sair da Petrobras, como já falei com vários colegas, é a mesma que tive ao sair da casa de meus pais há 28 anos. As mesmas sensações de insegurança, dúvidas. Não é fácil, não vai ser fácil e acho mesmo que nunca vou sair completamente pois não tenho como cortar as raízes. Vou trabalhar em uma empresa que penso que conheço bem e espero que me conheçam também. Acho sinceramente que temos algo em comum na forma de trabalhar, de querer fazer o melhor e fazer direito, e principalmente não é uma empresa que concorre com a Petrobras. Podem ter certeza que eu não sairia para trabalhar em outra empresa se eu não acreditasse nisto.Seguem meus contatos e email particular.

Forte Abraco a todos e até breve!

Carlos

Tel: +1 832 788-2013 (Cel)
email: cfmastrangelo@hotmail.com20707 Castlemills Ct, Katy, TX77450 - USA
P.S.>
1 - Algum dia eu consolidarei as minhas recordações anotadas ao longo dos anos que passei embarcado em plataformas, entrada da P-24, sobre a sensacional recuperação da P-34, missões impossíveis, reuniões inusitadas. Algumas passagens hilárias, algumas de alta tensão, algumas histórias tristes, mas muitas histórias alegres.
2 - NT-JK, N.P.PPMoraes, FPSO P-34, FPSO JK tem história e representatividade suficiente para ser um grande museu flutuante, em algum projeto em conjunto com órgãos governamentais e a Marinha. O Brasil merece!

2 comentários:

  1. Caro Homerix,
    agora devo ter, pelo menos por algum tempo, um pouco mais de tempo disponível para poder ler um pouco mais de seu blog, com seus textos maravilhosos - favor notar a importância de certas palavras, como se repetem acima - felizmente, será um prazer, de verdade! Adorei esse texto de despedida de nosso colega Carlos Mastrangelo e de sua ótima ideia em reproduzi-la em 3 partes. Tomara que um dia eu tenha a oportunidade (e a honra) de sentar numa mesa para um chopp (mesmo que prefira um vinho ou uma caipira) para poder ouvir dele próprio as histórias "censuradas"...Muito bom ! Continuo seu ardoroso fã, embora também tenha minhas historinhas... Quando faltar assunto e quiser publicar "aquela", fique à vontade...Abraços, AC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estimado Homero,
      -Excelente ! Muitto bem escrita !Nosso colega conseguiu traduzir em poucas linhas o sentimento que me parece comum a todos nós petroeliros que um dia vivemos fora do Brasil; e a mistura de sentimentos envolvendo a família e a dedicação a esta missão, pois com certeza não é um simplesmente um trabalho "ser da Petrobras" .
      Forte Abraço !
      Mauri

      Excluir