-

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Parabéns, Hugo Escarlate!


Hoje, ele comemora (ou comemoraria) o seu 8º ano bissexto. A razão para o uso do futuro do pretérito como possibilidade, é porque não se sabe quais são as intencões de sua mãe Renata Ventura para seu personagem nos próximos livros que se seguirão a A Arma Escarlate - Link.

Sim, Hugo Escarlate é meu neto! Um sujeito tão especial como ele só poderia nascer num dia especial...

29 de Fevereiro é aquele dia raro, que só acontece a cada quatro anos, só nos famosos anos bissextos. Hugo é um cara bissexto!!

Aliás, lembro que já contei pra você por que esses anos têm esse nome! Muito prosaico e singelo o motivo!! Os anos com dia 29 de fevereiro têm um dia a mais que os anos normais. potanto, 366 dias, percebeu? É um 3, um 6 e um 6. Portanto, um 3 e dois 6. Dois 6 = bi6, portanto bissexto!!! Bem científica a razão, não? Bem, tem uma explicação mais técnica, mas é muito complicada. Fico então com a prosaica!

Bem, científica mesmo é a caracterização se o ano é bissexto, falei sobre isso em um post . Quando éramos crianças aprendemos que a rotação da terra em torno do sol durava 365 dias e 6 horas. Na verdade, são 5 horas, 49 minutos e 16 segundos, dando origem àquelas Regras dos 100 e dos 400 que eu expliquei!!! Já leu? Não? Clique aqui!!!

Nascidos em 29 de fevereiro fazem parte de um grupo 4 vezes menos provável que nós, os nascidos nos demais 365 dias que todo ano tem. Numa continha rápida, e admitindo uma distribuição constante, eles seriam apenas 5 milhões dos 7 bilhões de habitantes deste planeta, quatro vezes menos que os nascidos em dias .... normais. Hugo é uma pessoa, no mínimo, rara!!

Alguns pais que tiveram seus filhos nesse dia, ficam cheios de medos e preconceitos, e registram a criança no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março. Pra que? Veja bem, quando é que se precisa da data de aniversário? Pra preencher documentos e fichas cadastrais. Qual é o problema de preencher no campo 'data de nascimento' com um '29 de fevereiro'? Definitivamente nenhum!! "Ah, mas tadinha, quando a criança fizer aninhos, não vai ter um dia de aniversário pra ela" E da-í!!! A gente quase que nem comemora exatamente no dia, fica sempre pra fim-de-semana seguinte, né mesmo? Fica até uma razão pra fazer uma festa realmente especial nos anos bissextos.

Para efeitos de maioridade penal, os países divergem: no Brasil, parece que o cara chega aos 18 anos no dia 1 de março. Em outros, é no dia 28 de fevereiro. Isso pode ser toda a diferença na caracterização se o cara bissexto é dimenó ou dimaió, numa questão criminal... 

Pessoas teriam que ter orgulho de serem bissextas, por que não?

Hugo Escarlate tem!!

Abraço

Homerix Avô de Hugo Ventura


5 comentários:

  1. ótimo dia para iniciar um namoro. Presentes só de 4 em 4 anos ...

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o comentário do Anônimo acima.
    Nos anos não bissexto eu recebo presentes nos dias 28/2 e 01/3, logo neste ano só estou recebendo no dia 29.

    Costumo brincar que neste ano só vou receber abraços e beijos das mulheres uma vez, enquanto nos anos não bissexto recebo nos dois dias.

    "só para descontrair"
    Itamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK. Altero minha frase.

      Òtimo dia para inicar um namoro. Beijos, abraços e presentes nos dia 28/02 e 01/03, e eventualmente apenas no dia 29/02.

      Excluir
  3. É verdade hoje é aniversário do Itamar. O único "bi" que eu conheçia até aparecer o neto do Homero. Calma gente, "bi" de bissexto é claro !!!!

    Paulo Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Homerix,

    Excelente. Entretanto, não é uma tarefa nada fácil escrever para apenas 8%. Veja o assunto "no Brasil, apenas 8% escapam do analfabetismo funcional", no site
    http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/02/29/no-brasil-apenas-8-escapam-do-analfabetismo-funcional.htm

    O fato de se haver imposto a "reforma ortográfica" por decreto, sem o cumprimento de preceitos democráticos, reflete bem essa constatação. A grande maioria sequer entendeu a "reforma", por falta de conhecimento ou mesmo por falta de interesse. A realidade é que o idioma foi piorado com as eliminações do trema e do acento em paroxítonas terminadas em ditongo. Conseqüentemente, sem esses recursos ortográficos, o idioma perde a característica de se grafar o que se fala e vice-versa. Os "reformadores" não se deram conta da bobagem que fizeram. O argumento da unificação do idioma português, com o objetivo de torná-lo universal é absolutamente utópico, para não dizer absurdamente idiota, certamente motivado por falta que fazer dos seus idealizadores. Assim, urge o cancelamento do infeliz decreto e a volta imediata dos recursos ortográficos que foram surrupiados.

    No mais, é continuar a escrever, algo que a Renata faz com extraordinária habilidade e correção. Traga mais netos...

    ResponderExcluir