segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Parabéns, Hugo Escarlate!


Hoje, ele comemora (ou comemoraria) o seu 8º ano bissexto. A razão para o uso do futuro do pretérito como possibilidade, é porque não se sabe quais são as intencões de sua mãe Renata Ventura para seu personagem nos próximos livros que se seguirão a A Arma Escarlate - Link.

Sim, Hugo Escarlate é meu neto! Um sujeito tão especial como ele só poderia nascer num dia especial...

29 de Fevereiro é aquele dia raro, que só acontece a cada quatro anos, só nos famosos anos bissextos. Hugo é um cara bissexto!!

Aliás, lembro que já contei pra você por que esses anos têm esse nome! Muito prosaico e singelo o motivo!! Os anos com dia 29 de fevereiro têm um dia a mais que os anos normais. potanto, 366 dias, percebeu? É um 3, um 6 e um 6. Portanto, um 3 e dois 6. Dois 6 = bi6, portanto bissexto!!! Bem científica a razão, não? Bem, tem uma explicação mais técnica, mas é muito complicada. Fico então com a prosaica!

Bem, científica mesmo é a caracterização se o ano é bissexto, falei sobre isso em um post . Quando éramos crianças aprendemos que a rotação da terra em torno do sol durava 365 dias e 6 horas. Na verdade, são 5 horas, 49 minutos e 16 segundos, dando origem àquelas Regras dos 100 e dos 400 que eu expliquei!!! Já leu? Não? Clique aqui!!!

Nascidos em 29 de fevereiro fazem parte de um grupo 4 vezes menos provável que nós, os nascidos nos demais 365 dias que todo ano tem. Numa continha rápida, e admitindo uma distribuição constante, eles seriam apenas 5 milhões dos 7 bilhões de habitantes deste planeta, quatro vezes menos que os nascidos em dias .... normais. Hugo é uma pessoa, no mínimo, rara!!

Alguns pais que tiveram seus filhos nesse dia, ficam cheios de medos e preconceitos, e registram a criança no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março. Pra que? Veja bem, quando é que se precisa da data de aniversário? Pra preencher documentos e fichas cadastrais. Qual é o problema de preencher no campo 'data de nascimento' com um '29 de fevereiro'? Definitivamente nenhum!! "Ah, mas tadinha, quando a criança fizer aninhos, não vai ter um dia de aniversário pra ela" E da-í!!! A gente quase que nem comemora exatamente no dia, fica sempre pra fim-de-semana seguinte, né mesmo? Fica até uma razão pra fazer uma festa realmente especial nos anos bissextos.

Para efeitos de maioridade penal, os países divergem: no Brasil, parece que o cara chega aos 18 anos no dia 1 de março. Em outros, é no dia 28 de fevereiro. Isso pode ser toda a diferença na caracterização se o cara bissexto é dimenó ou dimaió, numa questão criminal... 

Pessoas teriam que ter orgulho de serem bissextas, por que não?

Hugo Escarlate tem!!

Abraço

Homerix Avô de Hugo Ventura


Marcadores:

5 Comentários:

Às 29 de fevereiro de 2012 às 14:14 , Anonymous Anônimo disse...

ótimo dia para iniciar um namoro. Presentes só de 4 em 4 anos ...

 
Às 29 de fevereiro de 2012 às 15:32 , Anonymous Anônimo disse...

Não concordo com o comentário do Anônimo acima.
Nos anos não bissexto eu recebo presentes nos dias 28/2 e 01/3, logo neste ano só estou recebendo no dia 29.

Costumo brincar que neste ano só vou receber abraços e beijos das mulheres uma vez, enquanto nos anos não bissexto recebo nos dois dias.

"só para descontrair"
Itamar

 
Às 29 de fevereiro de 2012 às 16:14 , Anonymous Anônimo disse...

É verdade hoje é aniversário do Itamar. O único "bi" que eu conheçia até aparecer o neto do Homero. Calma gente, "bi" de bissexto é claro !!!!

Paulo Medeiros

 
Às 29 de fevereiro de 2012 às 16:45 , Anonymous Anônimo disse...

OK. Altero minha frase.

Òtimo dia para inicar um namoro. Beijos, abraços e presentes nos dia 28/02 e 01/03, e eventualmente apenas no dia 29/02.

 
Às 29 de fevereiro de 2016 às 16:47 , Anonymous Joao Figueira disse...

Homerix,

Excelente. Entretanto, não é uma tarefa nada fácil escrever para apenas 8%. Veja o assunto "no Brasil, apenas 8% escapam do analfabetismo funcional", no site
http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/02/29/no-brasil-apenas-8-escapam-do-analfabetismo-funcional.htm

O fato de se haver imposto a "reforma ortográfica" por decreto, sem o cumprimento de preceitos democráticos, reflete bem essa constatação. A grande maioria sequer entendeu a "reforma", por falta de conhecimento ou mesmo por falta de interesse. A realidade é que o idioma foi piorado com as eliminações do trema e do acento em paroxítonas terminadas em ditongo. Conseqüentemente, sem esses recursos ortográficos, o idioma perde a característica de se grafar o que se fala e vice-versa. Os "reformadores" não se deram conta da bobagem que fizeram. O argumento da unificação do idioma português, com o objetivo de torná-lo universal é absolutamente utópico, para não dizer absurdamente idiota, certamente motivado por falta que fazer dos seus idealizadores. Assim, urge o cancelamento do infeliz decreto e a volta imediata dos recursos ortográficos que foram surrupiados.

No mais, é continuar a escrever, algo que a Renata faz com extraordinária habilidade e correção. Traga mais netos...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial