-

sábado, 11 de abril de 2020

Tem kiança pá bincá?

Participar do Facebook tem me proporcionado emoções múltiplas.

Agora há pouco, antes de ir dormir, fui dar uma olhada se havia publicações novas de amigos de Colégio Santista, e me deparei com esta foto:



E me emocionei!!! Ela me lembrou momentos de minha infância profunda. A foto é mais ou menos da época... dá pra ver os fusquinhas ... e o pouco movimento de veículos.

Trata-se da Praça da Independência, na bairro do Gonzaga, em Santos, aonde a torcida do glorioso Santos Futebol Clube comemora seus inúmeros títulos. 

Morei no Edifício Independência, aquele em curva, à direita , até os 10 anos de idade, no 12° andar. E, solitário, eu corria pelos corredores em curva dos fundos, que unia os 8 apartamentos de cada andar, e batia nas portas de serviço de cada um deles, perguntando:
 
Tem kiança pá bincá?

E, quando eu não encontrava 'kiança pá bincá', me divertia jogando por cima da mureta daquele corredor, que era mais alta que eu, coisas como um garfo, uma faca, uma maçã, um sapato, uma bola, um livro, ou mesmo algum enfeite de casa, só 'pá ouvi o baúio' que fazia quando chegavam lá 'imbáxu', batendo no teto curvo pintado de preto do Cine Independência. Eu sabia como era, pois meu pai e meu irmão, 13 anos mais velho, levantava-me no colo, para ver por sobre a mureta. Ah, quanto puxão de orelha levei de mamãe, saudosa, que se foi tão cedo...

Neusa só me conheceu alguns anos depois, quando eu já não fazia aquelas insanidades....

Ah, esse Facebook....

Homerix Viajando no Tempo Ventura


 

5 comentários:

  1. 51.418... bom né? recordar é viver... a marchinha do carnaval dizia!!!!!!!
    Paulus sozinho(meu gêmeo foi ao dentista)

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso relembrar a infância!!
    Tenho feito isso esses dias, exatamente através do facebook, com essa campanha de trocar a foto do perfil por uma de desenho da sua infância, uma forma de manifestar contra a violencia infantil.
    Me lembrei dos desenhos das décadas de 70 e 80..rs, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Legal a foto. É os prédios pareciam estar retinhos, ainda, né?

    ResponderExcluir
  4. 51.665... me enganei... já havia postado, mas foi bom para avaliar a diferença do velocímetro, e aproveitar a o mano que está, e ira assinar.
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  5. cara eu fiquei emocionada com as tuas lembranças é muito bom guardar na memória coisas q vivemos...é sinal q vc ñ matou a criança q vive em vc...

    ResponderExcluir