-

sexta-feira, 10 de abril de 2020

A classe, o carisma, o som dos Beatles



Em época de celebração (ou lamentação?) dos 50 anos do fim dos Beatles, o amigo Miró, que foi o criador de meu codinome há 38 anos, brindou-me com um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=iNE13R4Wvaw), que eu já conhecia, num grupo de assuntos livres que participamos no Whatsapp. Eu vi e respondi, imediatamente, ainda na cama!

Obrigado, Miró, deixou-me emocionado aqui, abrir o dia em que se lembram os 50 anos do fim daquela banda fenomenal. 
O Baú do Edu: THE BEATLES - THE MORECAMBE AND WISE SHOW''Aqui, nesse show de Morecambe & Wise, eles mostram o lado carismático, ficando totalmente à vontade ao lado de dois humoristas de muito sucesso na época e participando ativamente do sketch.
Era o dia 2 de dezembro de 1963. (bem... a data certa eu googlei)
Ressaltem-se, claro, as músicas espetaculares. Abrem com 'This Boy', que para mim, é a segunda melhor harmonia vocal da carreira deles. Note que eles cantam, os três juntos, a música toda, cada um numa voz. Ela é a segunda harmonia vocal, porque 'Because' é imbatível. Mas 'This Boy' tem a vantagem de ter sido executada ao vivo e 'Because', apenas no ambiente controlado do estúdio. A melhor versão dela, ao vivo, é quando eles foram ao show do Ed Sullivan, não aquele primeiro em New York, 9 de fevereiro de 1964, que arrebatou a América, mas um que foi uma semana depois, em Miami, em que John, Paul e George dividem o mesmo microfone. Aquilo é sensacional.
Depois, vem, 'She Loves You' e 'I Wanna Hold Your Hand', uma levada por Paul, a outra levada por John, e note que George faz harmonia dupla com um e com outro 
Um ponto a destacar-se também é a presença firme e constante de 'Bongo', digo Ringo. E note o tablado em que ele fica, mais elevado, isso é uma configuração que ele inventou, elevando o status do baterista, uma figura que geralmente fica escondida..
Obrigado, mesmo!
Deixo aqui o link com a transcrição dos diálogos entre os Beatles e os comediantes.
https://m.letras.mus.br/the-beatles/1892719/traducao.html

Espero que tenham gostado!!


3 comentários:

  1. Pena que não deu para ouvir s conversa dele com Morecombe porque é preciso entrar no Amazon.com, ter conta...Claro que poderia ter me inscrito, mas ando cansada dessas coisas...Vão fiar me mandando e-mails sem parar depois.

    ResponderExcluir