-

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O futuro chegou

Olha só que legal!
 
Perdoem o português do autor, pois o que ele nos lembra é bem legal, na mensagem que está lááá embaixo.
 
Ontem, segundo contam os anais, foi o dia em que Marty McFly e sua namorada chegaram ao seu próprio destino, num DeLorean apimentado, no segundo filme da espetacular trilogia 'De Volta Para o Futuro', que começou em 1985.


6 de julho de 2010.... Parecia tão distante na época, não?
 
E ainda estamos longe de ter tudo aquilo que o filme nos mostrava, como bem diz o sacador que nos lembrou a data.
 
Acontece muito assim na literatura e no cinema de ficção.
 
1984 já passou há muito tempo, e somente agora estamos chegando a um mundo possível de George Orwell, com a plausível existência de um Big Brother a nos espionar 24 horas por dia.
 
2001 já passou há muito tempo e estamos longe de ter uma nave como aquela a levar astronautas a outra galáxia, e um HAL 9000 a controlá-la, e tomando decisões humanas. (aliás, você sabe daonde surgiu o nome do computador do filme?)
 
Felizmente, colocaram o futuro de Jornada nas Estrelas bem distante, então não estaremos vivos para checar se teremos teleporte nos anos 2200's. Mas não tão distantes assim de 2063 (quando pretendo estar bem vivo e escrevendo!), ano em que a história diz que será feito o primeiro vôo de uma nave tripulada à velocidade da luz e, de lambuja, faremos o primeiro contato com os Vulcanos de orelhas ponteagudas (Star Trek - The First Contact).
 
Melhor fez George Lucas, que colocou seu fantástico mundo de Guerra nas Estrelas num passado beeeem distante....
 
Esse não errou!
 
Quem lembrar de outros erros de previsão, me diga!!!
 
Abraço

 
Homero Querendo Pizza Desidratada Ventura
 
 
De volta para o futuro!!!
Hoje é oficialmente o Futuro! O dia em que Marty McFly chegou em seu DeLorean a 88mph! Se alguem o ver por ae manda o recado do doutor!


Porém, onde estão os carros voadores, o tênis com cadarço automático, a jaqueta com ajuste e secagem automática, a pizza desidratada, e o “mais importante”: o skate voador?

12 comentários:

  1. Legal mesmo!


    Admito não saber o significado do "9000" mas HAL são as letras que antecedem IBM no alfabeto!


    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    Eu sei! Eu sei! Eu sei como chegaram ao HAL! São as letras antecessoras de IBM, a empresa que na época já apostava na tecnologia.

    Você não falou de 2010, a continuação de 2001: Uma odisséia no espaço. Também estamos bem longe dos recursos apresentados no filme...

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Essa é bem legal mesmo !!! Sou fã da Trilogia e não tinha me tocado disso.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Homero,

    Aquela história de dizer que o HAL são as letras anteriores de IBM ainda não me convenceu, apesar de ser uma coincidência muito grande. E o 9000? Este eu não sei de onde veio...

    Quanto à Odisséia no Espaço, você se enganou ao dizer que a nave levava astronautas a outras galáxias. Na verdade, ela não saiu do Sistema Solar e, mais precisamente, não passou de Júpiter.

    Aliás, estamos em 2010, que é justamente o ano da continuação da saga de 2001...

    Sobre este tema, eu gostaria de receber a compilação das respostas que você receber.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade essa cena é de outro momento, pois Marty vai ao futuro em 2015, e não em 2010. Chequei até o site do IMDB para ver se não estava enganado, mas é isso mesmo, 2015, não 2010. O que ocorre é que em 1985, ano de lançamento do filme, Marty volta 30 anos atrás, ou seja 1955. No final do filme, o doutor diz que eles têm que viajar para o futuro, pois o problema agora eram os filhos de Marty. O ano? 2015, exatamente. O filme trabalhou com janelas de 30 anos, assim, 30 anos no passado (1955) e 30 anos no futuro (2015).

    Esta cena que mostra 2010 no painel é que não estou lembrado, uma excelente razão para rever os filmes!

    Bem, o carro que voa já foi inventado, já foi liberado pelos órgãos americanos e já está sendo comercializado, pela bagatela de 200 miletas (de doletas). Ainda faltam só 5 anos para inventarem o skates que andam sobre campos magnéticos, o tênis, a jaqueta e a pista. Uma outra profecia que se cumpriu: o Cinema 3D. Lembra da cena de Jaws????

    Eu acredito que em 5 anos esses carros voadores já terão uma produção massificada e se tornarão muito mais baratos, pelo ganho de escala, além do que, daqui a 5 anos já terão aprimorado tudo, quer dizer, vais comprar um muito melhor, por muito "MENAS".

    E para o futuro noir de Blade Runner só faltam 9 anos......

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Olá Homero,

    O futuro ainda não chegou. O que chegou sim foram as "pegadinhas digitais". A notícia que você divulgou abaixo também bombou nas redes sociais no dia de ontem, mas a verdade está no link abaixo:
    http://www.abril.com.br/blog/cinescopio/2010/07/06/de-volta-para-o-futuro-fas-celebram-data-errada-de-mcfly-no-futuro/

    Não passa de um trote. A data que aparece no filme é daqui a mais de 5 anos. Acho que vale a errata para os seus seguidores.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Caro Homero ,

    Ao ler a sua menção a um DeLorean , lembrei-me do histórico de verdadeira ficção que envolveu , quase no final da década de 80, John DeLorean ( acho que era este o nome dele) , CEO da DeLorean , que desesperado por financiamentos para a construção do veículo , sucesso até cinematográfico à época, e sem encontrar apoio nos bancos , recorreu até ao tráfico de entorpecentes o que o levou ao Inferno.

    Como aos 72 anos qualquer memória rateia e esta lembrança me veio num flash de um artigo lido há anos no "Time" , talvez a informação acima necessite de um cinzel para ajustá-la.

    Mas você que se tem mostrado um bem-sucedido pesquisador , poderia garimpar maiores detalhes a respeito e certamente encontrar ali matéria para um roteiro hollywoodiano dos mais rocambolescos e inacreditáveis.

    ResponderExcluir
  8. Homero,

    Olha só o e-mail que recebi de um aficionado pela triologia:

    "FAKE!!!

    Ele chegou exatamente no ano 2015...

    Lembra que o Dr disse: "30 anos.. um numero redondo, porque não?" depois que Marty perguntou para onde (quando) ia...

    1985 + 30 = 2015."

    Teremos que rever o filme para tirar a dúvida.

    ResponderExcluir
  9. Tudo o que eu mais queria era uma máquina dessas, Homero...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Realmente muito legal, embora ainda faltem algumas daquelas maravilhas mostradas, como o skate voador.... não adivinhei não... escrevo um pouco mais no outro e-mail. Mas sempre adorei esse tipo de filme - ate´ que Hollywood nos deve algumas novidades neste sentido, não ?!

    ResponderExcluir
  11. Oi Homero,
    Vi o blog em uma apresentação sua hoje na UP e fiquei curioso. Achei muito interessante, principalmente este post. Quanto ao Skate voador, o hoverboard, já escrevi um post a respeito no meu blog, se animar dê uma olhadinha lá: http://cienciatube.blogspot.com.br/2011/11/hoverboard-de-verdade-veja-o-skate.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que legal seu blog. Tentei postar um comentário no post, mas acho que não sobreviveu.
      Que bom que um blog com assunto Ciência já tem mais de 2 milhões de acessos. parabéns...
      Será que eu chego lá? Bem, primeiro, tem que vir meu primeiro milhão... quem sabe daqui a uns 5 anos, sendo otimista...
      Abraço

      Excluir