-

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Uma (rodrigo) mancha no currículo

De como uma recaída de um treinador pode atrapalhar um grande jogo.
  1. Santos ganhando bem, mesmo sem Neymar, 2x0, na casa do Grêmio, show de Ganso.
  2. Aos 10 minutos do segundo tempo, Dorival coloca um volante, de nome Rodrigo Mancha, para segurar resultado. Pra quê? Completamente contrário à filosofia do time. E o Grêmio estava perdidinho!
  3. Em duas jogadas, o cara falha bisonhamente, e levamos dois gols! Uma verdadeira mancha no currículo do Dorival.
  4. Logo depois, ele tira o pobre jogador naquela que deve ter sido sua noite mais infeliz, que certamente não deve ter sido dormida. Deu pra ver a reação do sujeito, quase destroçando o banco de reservas, aos socos, de raiva dele mesmo. Mas eu não culpo o jogador, culpo o técnico.
  5. Depois, o Grêmio fez mais 2 gols, no embalo.
  6. Finalmente, um golaço salvador do Robinho, matando no peito e dando um sem-pulo no ângulo, após outro passe magistral do Ganso.

Salvador, porque agora, é só fazer 1 (um) gol de diferença na Vila, desde que não seja 5x4, 6x5 e daí apra cima. 

Acho bem factível.  Neste ano, o Santos fez gol em TODOS os seus 32 jogos oficiais, mais de um gol em 28 deles, e mais de 2 gols em 19. E o time está numa sequência de 18 jogos, fazendo 2 ou mais gols. Na sequência de 1 a 10 gols num jogo, o Santos só não carimbou o 7. Quem sabe agora, contra o Ceará na Vila, pelo Brasileiro, em que estreou empatando em 3x3 com o Botafogo, fora de casa, sem 5 titulares.

Portanto, que faremos gol no Grêmio, posso até garantir. Só não posso que faremos mais que o bom time de Silas. Mas tenho fé! E Neymar volta, com muita vontade de acertar muito.

Comentário final: tivemos dois jogos em seguida na quarta-feira, com o Flamengo naquele vexame no Maracanã, vindo logo depois o jogo do Santos. Então, quem gosta de futeol, pôde apreciar a atuação de Kléberson no primeiro e a de Ganso no último.

Não dá pra entender a filosofia do técnico da seleção.

Abraço

Homero Confiante Ventura

9 comentários:

  1. Não concordo que a culpa seja do técnico. O Marquinho, quem também cobria aquele setor, estava caindo de rendimento, por problemas físicos. O Dorival fez que tinha que fazer: colocou o Rodrigo Mancha, quem é bom jogador e de características mais defensivas, mas estava numa noite infeliz. Dois erros seguidos, o colocaram numa forte instabilidade emocional. A melhor solução naquele momento foi mesmo a sua substituição. E, se conheço bem o Mancha, sua irritação foi contra ele mesmo, pois é um jogador que se cobra muito, desde os tempos em que apareceu com destaque no Coritiba.

    Mas o Santos tem problemas estruturais em seu sistema defensivo, que requer reforços para o setor, pois tem tomado muitos gols Foram 16 em apenas 6 jogos. Um jogador com as características do Maldonado em forma seria uma boa solução, exatamente para fazer o gerenciamento da cabeça da área, que é onde o defesa comeà §a a falhar.

    Você esqueceu o Felipe. Esteve muito bem, com defesas espetaculares, principalmente no primeiro tempo, inclusive a penalidade máxima cobrada pelo Jonas. A propósito, o Jonas é jogador certificado na Vila.

    Não chamar o Ganso é uma atitude lesa pátria. Cabe ao Santos agora é afagar o Ganso, para ele não perder a motivação.O Dunga tem tudo para ser um bom gestor de seminários, conventos e maleiros.
    Chamou várias malas, entre estas o Doni, quem foi dispensado pelo Santos, o Josué, esse Kléberson mesmo, o Edinaldo Grafite, entre outros. O Kaká mesmo é muito bom jogador, mas não vejo como o craque que tantos pregam. Bom evangéico para o seminário... Parece ser mais marketing do que realidade. Basta enfrentar uma defesa mais dura, falta-lhe a habilidade do Ganso para sair das dificuldades e fazer os passes magistrais do maestro da Vila.

    Você falou em técnico da seleção? Que eu saiba, não temos um... Falta-lhe visão, postura e carisma de técnico. O Dunga jamais convocaria o Pelé, fosse ele o técnico de 1958, mas temos chances de chegar ao título, apesar da sua teimosia.

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    Eu como gremista fiquei enlouquecido com o jogo ...
    Só não concordo na imprensa querer colocar toda a culpa no Mancha e esquecer dos méritos do Grêmio, do Borges, do Jonas ...

    Mas esperamos um grande jogo na volta ...

    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  3. Homero

    você me surpreendeu, pensei que logo após a convocação do Dunga eu fosse chegar do almoço e encontrar um e-mail seu sobre a não convocação do Neymar e do Ganso... mas para minha surpresa não havia nada!
    Finalmente chegou um texto, mas apenas com uma menção "tímida" à escalação do Dunga.

    Há quem diga que você está escrevendo um texto enooorrrrrrrrme sobre isso

    Vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  4. Realmente este lance ficou famoso...Não assisti ao jogo ao vivo, mas ontem, de tantos "companheiros" que comentaram sobre o episódio e acabei ficando curioso a ponto de tentar ver no JN...Realmente incrível!!!

    Embora eu entenda que o DJ ainda tenha tido o mérito de sacá-lo de volta...2 lances muito bisonhos, really!

    ResponderExcluir
  5. Homero:

    Na minha modesta opinião, a culpa é do Rodrigo Mancha mesmo. Ele foi extremamente infeliz nas duas jogadas; acho que normalmente ele é bem melhor que isto.

    Quanto a Ganso fora da seleção, o Dunga é o Dunga, nada mais que o Dunga, como jogador ou técnico. Acho que ele já deve estar pensando que fez besteira com o Ganso. Mais alguns jogos e ele vai ver que fez besteira também com o Neymar.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. É... no finalzinho você escreveu (apenas) uma linha sobre a escalação do Dunga. Mas fique sabendo que os comentários gerais por aqui são de profunda decepção pelo fato de você não ter dedicado nenhum texto às escolhas dele. O que é que está havendo com você, meu filho? Volta!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Homero,

    Com certeza a mancha ficou mais no Dorival Jr do que no Rodrigo. Em um ato de auto-afirmação, ele não só tirou a auto-estima do Rodrigo, mas todo o brilho do time. Apática, nossa defesa "deixou solto" e o Grêmio só não fez mais por que não teve mais competência técnica. Realmente espero que o Santos volte a ser o campeão paulista em casa e faça mais gols que o campeão gaúcho.

    Força Peixe!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo sua análise está perfeita, só que nosso amigo Dunga ´foi como Gerson diz jogava no meio de campo dando carrinhos, isto é, com a bunda no chão rsrsrsrsrsrsrsrsrs, por isso aprendeu pouco..
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Concordo que o Flamengo nao deveria ter nenhum jogador na selecao. Concordo que Ganso deveria ser titular na selecao e neymar e robimho deveriam ser reservas.

    E espero um milagre para o flamengo vencer de 2 ou mais gols de diferenca em santiago

    ResponderExcluir