-

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quero o meu em Reais!

Caro Sr. Orlandi

Parabéns pela iniciativa e cuidado com os nossos empregados portadores de deficiência auditiva.

Permita-me, entretanto, uma observação, com o intuito de tornar as comunicações em nossa empresa mais claras.

Ao receber a anexa comunicação, eu o li com atenção, e fiquei confuso, sem saber do que se tratava.

Deparando com a imensa lista de destinatários, senti-me ignorante.

Perguntei a um seleto grupo de notáveis à minha volta, e ninguém também entendeu. Até que fomos à internet, afinal hoje em dia não há razão para não saber-se o significado de qualquer coisa, e, finalmente, descobrimos tratar-se da Linguagem Brasileira de Sinais.

O que quero ressaltar é que, como eu, e meu grupo de amigos, todos formadores de opinião, muitas pessoas de sua enorme lista de destinatários devem ter ficado no ar, ao lerem sua mensagem. Não é obrigação de 100% das pessoas saberem o significado de uma sigla, qualquer que seja ela, por mais que esteja imersa nos usos e costumes da população.

No presente caso, houve ainda a confusão, plausível, da sigla com a denominação da moeda inglesa.

Sugiro então que, em próximas vezes, o colega siga a boa norma que diz:
     Siglas e acrônimos devem vir precedidos de respectivo significado e de travessão em sua primeira ocorrência no texto
     (Exemplo: Diário Oficial do Estado - DOE).

Espero que entenda que minha intromissão é calcada na melhor das intenções.

Um abraço

Homero Ventura

Comunicação oficial
Plano de Emergência em Libras

Conforme
é de conhecimento de V. Sª, a Diretriz de SMS nº 11 da Petrobras - Contingência estabelece que as situações de emergência devem estar previstas, devendo ser enfrentadas com rapidez e eficácia, visando à máxima redução dos seus efeitos. Para tanto, é necessário que as ações a serem adotadas nessas situações, sejam amplamente divulgadas.

Desta forma,  programamos duas apresentações do Plano de Emergência em Libras, tendo como público-alvo a força de trabalho com deficiência auditiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário