-

quarta-feira, 13 de março de 2024

Pra não dizer que não falei dos filmes...

 vou falar agora...

Muito me lisonjeou a chamada que tive de alguns amigos que segunda-feira já estava terminando e ainda não haviam lido minha resenha do Oscar, cuja cerimônia de entrega fora no dia anterior.

Lembraram-se de anos anteriores em que eu realmente fazia inúmeras resenhas dos filmes e, depois, da cerimônia de entrega das estatuetas.

Nesta temporada, eu realmente não estava mesmo com a intenção, pois afinal, assistira a apenas 3 ou 4 filmes dentre os indicados, e tal, mas resolvi então tecer algumas considerações!

Fiz lá, nos grupos de WApp, e a transcrevo aqui!

Sim, Oscar foi na barbada: Openheimer levou 7, incluindo Filme, Diretor e Atores, mas não Atriz, que foi para Emma Stone, em Pobres Criaturas .. segundo meus filhos, mereceu muito. 

a. Vi Openheimer, que me deixou grudado três horas na telona. Merecido! E o  Cillian Murphy estava perfeito como o próprio! Finalmente, Christopher Nolan levou seu Oscar de Diretor após 8 indicações! E finalmente Robert Downey Jr também, após 31 anos frustrado por não ser agraciado por seu brilhante Chaplin. Aliás, um dos motivos que me fez ficar grudado foi a Trilha Sonora, que levou o Oscar!

b. Pena que Martin Scorcese ficou a ver navios, com seu excelente Assassinato na Lua das Flores, aliás, outras três horas grudado na telona. Um spoiler... todos os assassinados eram índios, de onde veio a frase que mais me impressionou no filme, acho que do personagem de DeNiro ou DiCaprio, após saber de mais uma morte: 'Era apenas um índio!'

c. Momento hilário da cerimônia...  os 'irmãos gêmeos' Shwarzenneger e DeVito brincando com seus papéis de vilões batmaníacos (Pinguim e Dr.Freeze), com a presença do primeiro Batman, Michael Keaton, na plateia com quem trocaram olhares expressivos.

d. Vi Barbie, ri um pouco, ideia legal, mas dormi um pouco. Gostei da presença de Margot (A Barbie) Robbie na plateia mesmo não concorrendo a Melhor Atriz. Mas o musical do Ryan Gosling (O Ken) foi o ponto alto musical da cerimônia, além da excelente Billie Eilish, que levou o Oscar, e dos Indígenas da Lua das Flores.

e. Gostei do discurso do diretor de Zona de Interesse,  judeu, contrário ao massacre em Gaza, pedindo mais humanidade aos humanos, quando ganhou o Oscar de Filme Internacional. O mesmo filme ganhou Oscar de Som, e seu premiado disse, ao recebê-lo: 'Obrigado à Academia por OUVIR o meu filme.'

f. E gostei do discurso do diretor do documentário 20 Dias em Mariupol, ucraniano que preferia nao ter ganhado o Oscar pois veio de uma obra motivada pela guerra que está acabando com seu país. 

g. Aliás, nesta premiação,  a atriz anunciante que confundiu (estava no script) documentário com fantasia também foi muito legal,  inclusive num breve e espetacular diálogo com Dr. Spielberg lá da platéia, que eu seguirei acentuando sempre que puder.

h. Adorei ver a nossa Léa Garcia no In Memorian, ela morreu aos 90, horas antes de receber prêmio por sua carreira em Gramado... esclarecendo, adorei foi o fato de terem se lembrado dela na cerimônia.

i. dentre os filmes que vi, teve um que fui sozinho numa seção vespertina, nada menos que Godzilla Minus One, e que foi agraciado com o Oscar de Melhores Efeitos Especiais. A alegria dos vencedores todos japoneses foi contagiante, assim como toco a dificuldade que o produtor teve de falar em inglês os agradecimentos.

Valeu assistir!

Próximos filmes a assistir na ordem

1. Zona de Interesse, 

2. Pobres Criaturas, que levou mais 3 Oscars além de Emma Stone

3. Maestro, sobre a vida de Leonard Bernstein, um fã emérito dos Beatles

4. Anatomia de uma Queda, que levou também Oscar de Roteiro Original

... este último por mais duas razões, aliás, três... a atriz concorreu a Melhor Atriz e esteve também em Zona de Interesse, e tem aquele cachorro que esteve na premiação, só que não... foi presença virtual... ah, sim a 3ª razão adicional.... era o favorito do meu filho.

Para finalizar, falando em Beatles, teve Oscar de Animação para um desenho baseado em War is Over, canção antiguerra de John Lennon lá de 1971, e que segue super válida. Foi ideia de seu filho Sean. Abençoada! Mais uma prova de que são eternos. 

É The Beatles ainda fazendo história mais de 50 anos depois de findarem a carreira.

Outro dia tiveram um Grammy e um quadro pintado por eles leiloado por quase 2 MMUSD e o anúncio de 4 filmes que serão feitos sobre eles, além de um baixo perdido há 50 anos encontrado e que vale 60 MM£.

Não é à toa que os admiro tanto... 

Agora eles têm mais um Oscar pra chamar de seu

                         (o outro foi em 1971, pela trilha sonora de Let It Be)




4 comentários:

  1. GRATIDÃO. Seguirei suas recomendações. Sempre com muita lucidez e humor. Laury

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha, ainda não consegui assistir a todos os filmes, mas estão na lista. Bj

    ResponderExcluir
  3. Ganhou um filme que fala sobre bomba feito pelo país que as inventa e cria guerras. Nada mais óbvio 😉🌷

    ResponderExcluir
  4. Adorei seus comentários !Adorei o filme Anatomia de uma queda !!!👍👏👏👏assisti Pobres criaturas ,não gostei muito mas sem dúvida a atriz mereceu o Oscar 👍👍👍bjinhos amigo e Boa noite !!!

    ResponderExcluir