-

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Os Homeromenageados

Neste ano, o blog deu uma revigorada, apesar de minha atividade ter diminuído muito. 

Reverencio aqui um post que foi o campeão, e dificilmente será batido no futuro.

Era o meu poema de despedida da Petrobras! Se ainda não leu é só clicar no nome dele.

Veja suas estatísticas abaixo
Mais »

Postagens

EntradaVisualizações de página


4 de nov de 2016, 403 comentários
3119

Mais de 3000 acessos, mais de 400 comentários.


E  olha que o ânimo não estava para mensagens... comecei a me despedir dos mais próximos, agradecendo, mas apenas com um pequeno parágrafo. Foi aí então que aparecerem Maria Laura, Rodrigo Lucchesi e Rafael Pertusier, que não se conformaram, praticamente ao mesmo tempo, que justamente eu, Homerix, não faria uma mensagem de despedida de minha carreira. Então, me animei, comecei a traçar umas linhas e no dia seguinte, eles viram o primeiro rascunho e aprovaram e, só depois, eu publiquei. Obrigado, amigos!!

Estruturei o poema em estrofes de dois versos rimados, bem simplezinhos, mas ficou legal, pois percorri cada fato importante de minha carreira, marcando as datas importantes à direita.

O trecho de agradecimento foi assim:
Muitas pessoas a lembrar...
Seria injusto listar! 


Limito minha seleção
Aos dedos de uma mão 

Destaco cinco amigos
A quem sempre bendigo: 

Além do guru Adauto,
Que me propôs um salto 

E mudou minha carreira,
Bertani, Camargo, Figueira, 

E a Márcia da Comunicação!
Estão todos em meu coração!
Pois é, Adauto Carneiro Pereira, João Carlos Araújo Figueira, Renato Tadeu Bertani, Jorge Marques de Toledo Camargo e Márcia Figueiredo Magnus Leite (na ordem cronológica em que apareceram na minha vida), foram fundamentais para que eu fizesse uma carreira de sucesso.




Não à toa, escrevi sobre eles em algum momento de suas carreiras (ou até fora delas), que enviei em mensagens de correio, que incluí posteriormente em meu blog, e compartilho aqui com vocês.

Conheci Adauto em 1983, e foi ele quem me fez a pergunta fundamental que mudou minha carreira, em 1989. Quando assumi uma nova gerência de Portfolio, em 2004, quis me apresentar à minha nova equipe falando sobre ele, a quem eu substituía naquele momento em que ele galgava uma posição maior.

Conheci João pouco tempo depois de Adauto, os dois trabalhavam na Exxon e chegaram praticamente juntos à Braspetro. Partiu para algumas missões no exterior, e chegou à Direção de Exploração da subsidiária, quando me indicou ao posto de Gerente Contábil-Financeiro da Petrobras América. Escrevi sobre ele em 2015, mas somente agora publiquei.

Bertani foi meu gerente por duas vezes, e escrevi sobre ele no momento em que se despediu da Petrobras. Um astro em geofísica, em gerência, em análise econômica. Escrevi sobre ele quando espantou a todos, comunicando sua decisão de deixar a Petrobras.

Camargo foi meu Diretor e Vice-Presidente na Braspetro, antes trabalhamos juntos quando ele comandou o escritório de Londres, e foi dele o OK para minha missão, em 1998, correndo o risco de colocar um novato em Gerência E em Contabilidade E em Finanças E em missões no exterior. Ele foi o primeiro a quem relatei como estava sendo minha experiência lá, quando já havia sido nomeado Diretor da Área Internacional (First of his name, hehehe). Diferentemente dos demais, não escrevi sobre sua carreira, mas só brevemente quando lançou uma obra extracampo (mas nem tanto) sensacional, com que brindou aos jovens com sua sapiência: o livro "Cartas A Um Jovem Petroleiro".

Finalmente, Márcia foi minha Coordenadora de Comunicação Internacional, e me mostrou as maravilhas de uma arte que eu não conhecia, a Arte de Comunicar, e me fez crescer muito como profissional. Escrevi sobre ela justamente quando deixou a Área Internacional para buscar outros desafios.

Bem, acho que, com este resumo, viro de vez a página de minha carreira, homenageando aquem precisa ser homenageado,
"letting all the i's dotted and all the t's crossed"
... como dizem os americanos!!





2 comentários:

  1. Homerix,

    Obrigado pela homenagem e por me haver incluído nesse grupo, por cujos integrantes tenho especial admiração e respeito.

    A semana entrante é especial: no dia 3 de janeiro completarei 34 anos de Petrobras; e no dia 4 celebraremos o natalício do amigo.

    ResponderExcluir