-

domingo, 9 de novembro de 2014

Relembrando o passado

Fila do supermercado, praticamente o único lugar em que escrevo para o blog...

E hoje falo exatamente  sobre supermercado, mais especificamente do som que ouço, sempre, aqui no Prezunic: JB FM. Conhece?

Transcrevo aqui trechos de letra, que vocês vai logo identificar... Interestelar canoa, adapte-me ao seu ne me quite pas, puro afã, místico clã de sereia, castelo de areia, cuida bem de mim, então misture tudo dentro de nós, andar com fé eu vou que a fé não custuma faiá, o que sera o amanhã, responda quem puder, tudo azul, Adão e Eva na paraíso, ser feliz, nos seus olhos dormir e depois acordar, pra nunca perder esse riso largo e essa simpatia estampada no rosto, quem foi que disse que eles podem vir aqui nas estrelas fazer xixi, ah esse maldito fecho eclair!

Captou? Uma atrás da outra, grandes sucessos dos Anos 80 (João, defenda-se! Explique porque deveria ser Anos Oitentas!). Quem diria que aquela década musical fraca, depois dos esfuziantes 60's e 70's seria lembrada ainda hoje?! Quase certamente porque o que veio depois foi sofrível. Quem de vocês caracteriza uma série de sucessos decentes, destas citadas décadas, e da presente, que já vai pelo meio e vemos o que temos, o que somos obrigados a ouvir??


Por outro lado, por onde andam os autores/interpretes das citadas? A maioria deles teve seu ápice naquela década, e ainda vive repetindo seus sucessos, o simplesmente sumiram. Veja Baby Consuelo, agora 'do Brasil' ainda cantando a mesma coisa. Veja Dalto, este então, cantor de um sucesso só. João Bosco e Djavan estão quietos. Guilherme Arantes perdeu o cabelo e a criatividade. Kleiton e Kledir voltaram para os pampas. Simone só volta todo ano na época do Natal, Gil e Caetano são exceções, porque gênios, mas não mais produzem hits, o que faziam ano após ano aquela época.


Mas o que me inspirou mesmo a escrever foi uma cançâo que provocou arrepios, aos primeiros acordes, e ao longo dela, e ainda agora, ao lembrar..... Foi com medo de avião, que eu segurei pela primeira vez a sua mao...... Agora ficou fácil, todo mundo compreende, aquele toque beatle, I Wanna Hold Your Hand, Yeah Yeah Yeah, .... Arrepia ou não?? E Belchior, então, vocês viram o que aconteceu! Aquele rapaz latino-americano, com a velha roupa colorida, abro a vidraça e grito quando o carro passa, teu infinito sou eu, como nossos pais, onde foi encontrado? No Paraguai, depois de deixar seu carro estacionado no aeroporto por meses, com uma conta maior que o valor dele. O declínio do apogeu deve ser difícil...

3 comentários:

  1. Meu irmão, na minha humilde opinião,que não deve ser levada em conta porque minha geração foi onde tudo começou. Aos 60's eu tinha 15 e portanto vi nascer tudo e vi se acabarem quase todos.Sinto que a fome promove a criatividade artistica.Quando o artista não tem sucesso, cria muito no que ve e acaba acertando no que não vê.Depois se acomoda no madorrento sucesso e a onda se transforma em marola mas continua levando o barquinho dele adiante.
    Eu vivi a epoca anterior à tudo, nesse tudo que foi consequencia da magnitude do background. Jerry Lee Lewis,Elvis.Beatles etc... etc. Ouvi Muddy Waters, Mahalia Jackson, Fat's Domino, ouvi Sinatra enquanto apenas crooner de Count Basie e etc...etc...et altra.Confesso que me atenho ao meu passado musical.
    Simplesmente porque desde os OITENTAS,(coincordo com vc que a lingua inglesa define muito melhor essa questão semantica dos (sixties, seventies, and so on), nada me agradou muito.E ao expressar essa minha opinião não quero gerar polemica ou tergiversar, apenas expressar a minha entre as opinião que aqui serão manifestadas.
    Lembro-me de uma passagem de minha vida onde fui convidado para ser o juia de uma importante exposição de cavalos de raça no Paranã, e ao dar o premio de GRANDE CAMPEÃO a um determinado garanhão, fui instado por um criador e expositor cujo cavalo foi colocado em 3º lugar, a responder porque o cavalo dele n~çao tinha vencido a competição .morfologica, ao que simplesmente respondi, do alto de minha falta d educação:
    -Meu amigo, a associação de criadores me convidou para vir aqui julgar qual dos cavalos eu mais gostei. Foi isso que eu fiz....COLOQUEI-OS. NA ORDEM DO meu gosto pessoal, TENDO EM VISTA MEUS CONCEITOS DE MORFOLOGIA EQUINOS... com licença...

    ResponderExcluir
  2. Errata; as minhas opiniões em vez de opinião
    Concordo em vez de coincordo.
    A em vez de à
    E todos os outros errsos de digitação e de velhice, porque jão não tenho certeza de como se escreve a minha lingua mãe, tantas modificações ortográficas e acentuais que ocorreram
    Relevem-me a artrite nas mãos e a minha gagueira mental, carateristicas de meus SETENTAS....
    Oopps...carreguei....

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Ora, anos oitentas. Qual é a dúvida? A década de 80 tem, obviamente ,não somente um ano , mas 10. Logo, se fosse apenas 1980, então seria um ano qualificado de oitenta. Notar que, neste caso oitenta, não é numeral. Conseqüentemente e tomando-se em conta que a década de oitenta contém dez anos, isto é dez anos oitentas, é dever de lógica gramatical afirmar: anos oitentas. CQD.

    De outra maneira, dar-se-ia guarida à expressão paulistana "dois pastel e um chopps"...

    1980, um ano oitenta
    1980 e 1981, dois anos oitentas

    ResponderExcluir