-

domingo, 19 de outubro de 2014

Jornal de domingo

Começou o horário de verão... E o dia de hoje concorda com a decisão técnico-política! Que calor! Se este é só o início, valha-me Ser Superior!

Depois de um domingo em que não tive nem tempo de ler a primeira página, devido ao trabalho, hoje li alguma coia e achei 4 artigos interessantes:
Um, sobre Paula Pfeiffer, uma blogueira ex-surda e sua breve história de progressão a surdo-oral (uma pessoa com audição normal e fala, que regride a uma surdez total), impressionou-me a definição de Hellen Keller, de que a cegueira afasta as coisas enquanto a surdez afasta as pessoas, o retorno à audição 15 anos depois ao implantar um ouvido biônico, e seu final feliz. Ao lado, seu livro!!
Dois, sobre uma coisa que a gente nem imagina que acontece. A gente sabe que cães ficam doentes, com doenças parecidas com as nossas, crises renais, inflamações, dores, apendicites, infecções, etc... mas nunca me passou pela cabeça de que precisariam de sangue. E existem cães doadores de sangue!! Era sobre isso a reportagem, que mostrava um pit-bull calmamente doando seu sangue. Parece que cães têm 15 tipos de sangue e serve a qualquer das raças. Mas t~em que ter mais de 25 Kg para doar.
Três, sobre o múltiplo boa-praça (título do artigo) Nelson Motta, que completa 70 anos este mês, 50 dos quais dedicado às múltiplas coisas do entretenimento, escritor (Tim Maia, Noites Cariocas, que tenho aqui em casa), produtor, roteirista, compositor (Como Uma Onda), crítico. Admirável carreira! lançou Marisa Monte, por exemplo! Ah, como eu gostaria que ele ouvisse a Baleia... 
Quatro, adorei a crônica de Adriana Calcanhoto hoje no Globo. Admiro-a como a melhor definidora do carioca: Cariocas não gostam de sinais fechados! Agora ela reveza com outros três cronistas um privilegiado espaço na última página do Segundo Caderno,  e sempre aproveita bem o tempo que tem para prepara-la. Desta vez, o tema é eleição! E que diagnóstico excelente!  Vejam lá! Ela diz que quem quer que vença, ela vai ser contra. E no meio do texto, lista uma porção de coisas que têm que ser feitas, sejam as que têm que ser mudadas como as que têm que ser mantidas. Leia aqui: http://oglobo.globo.com/cultura/eu-prometo-14291392

Muito bom mesmo!

Recomendo!!


Hoje tem mais uma sessão de baixarias, desta vez é na Record!

2 comentários:

  1. Homero
    O texto da Adriana é excelente e concordo com quase tudo.
    Digo quase tudo, porque não concordo com o Bolsa Família da maneira que é conduzido.
    O governo diz que a procura por trabalho diminuiu, mas muita gente, principalmente aqueles trabalhadores de baixa renda, não quer carteira assinada para não perder o bolsa família, No interior, crianças vão a escola e dizem para os professores que estão lá por causa do pai ou da mãe (várias mães solteiras com muitos filhos) que precisam deles na escola para receber o Bolsa Família. Não estão lá para estudar.
    Por outro lado, de onde sai a grana para pagar isso?
    Do bolso de quem trabalha, pagando impostos e mais impostos. A mesma situação para o tal de restaurante a R$ 1,00 . Desafio a quem produzir um prato saudável a R$ 1,00 (custo de mão de obra, água, gás, produtos a cozinhar, etc).
    Vou parar por aqui;

    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Prezado Itamar,
    ainda não li o texto da Marisa Monte, mas parece que é do tipo "se hay govierno soy contra"...sempre criticamos o governo e queremos que seja melhor, e isso é saudável. Mas voltando ao Bolsa Família, você critica porque não precisa. É o maior programa de transferência de renda do mundo (e não sou eu que estou dizendo, é o Banco Mundial, FMI, etc), pode ter defeitos, porque as pessoas tem defeitos, e os programas são feitos,administrados e executados por pessoas, mas não é por isso que ele tem que ser extinto. Se o Brasil conseguiu se segurar nessa crise que vem desde 2008, foi por causa de programas como o Bolsa Família, que dá um dinheirinho para as pessoas não passarem fome. Este ano, parece que a seca no Nordeste foi a maior dos últimos 60 anos! Você viu alguém passando fome? O Jornal Nacional foi lá no sertão, louco para encontrar...
    Quanto ao restaurante de 1 real, é claro que é subsidiado...(como a gasolina do seu carro) mas o preço é simbólico, só para não ser de graça, as pessoas dão mais valor quando tem que pagar pelas coisas. Se as crianças estão na escola por causa do Bolsa Família, aleluia! Estando lá elas vão aprender, não se preocupe. No mundo inteiro tem subsídio porque é por isso que existem governos...prefiro pagar imposto para o Bolsa Família do que para aeroporto do Aécio, ou para banco falido que usa dinheiro do BNDES para pagar as dívidas e o lucro vai para quem compra o banco!

    ResponderExcluir