-

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O casal que ficou escarlate



O hábito da  leitura é uma coisa que depende das circunstâncias. Depende do tempo que se dispõe, das prioridades que se dá na vida, enfim. Dentro de uma família, pode ser que ninguém tenha esse hábito, uma ou duas pessoas tenham, ou, mais difícil, todas.

Em minha experiência de pai de escritora (A Arma Escarlate), especialmente um que curte ouvir as histórias dos leitores, notei que entre os casais que possuem a obra, apenas um deles leu o livro, ou o marido ou a esposa. Acho natural, pois além do hábito, há as preferências. Não obrigatoriamente os dois têm o mesmo gosto literário. Podia dizer que era uma regra pétrea.

Bem, como toda regra, tinha que ter uma exceção: toda aquela minha teoria foi arrasada encontrar este casal, Leandro e Adriana. Vejam aqui o depoimento dela, que remete ao dele:
Meu marido Leandro comprou o último livro com a capa da 1ª edição. Ele leu, amou e fez até uma resenha para o blog do Sobre Livros. Eu demorei um pouco pra ler por estar lendo os livros da Irmandade da Adaga Negra, mas semana passada, li e amei..Renata Ventura, você conseguiu o que eu não esperava...senti todas as emoções possíveis lendo, como: surpresa, encantamento, Raiva (Muita Raiva), esperança, amor e ansiedade para ler o próximo... Vou confessar que no meio do livro parei de ler, por estar com muita raiva do Hugo. Bem que no autógrafo, você escreveu para ter paciência com o Hugo, mas não deu! Acho que por me identificar tanto com ele em alguns momentos, a coisa do orgulho ainda é muito forte em mim (difícil assumir). Não morei em uma favela tão grande quanto a dele, mas eu tive que fazer escolhas e graças a muitas pessoas eu não fiz a escolha errada, tive pessoas que posso comparar com os Pixies. Enfim...vou divulgar, indicar e dar de presente sempre... Amei e você está na minha lista de autores fantásticos. Obrigada por mostrar realidades tão próximas. Parabéns e que você continue aflorando todas as emoções em mim e em todos que leram A Arma Escarlate! E para quem não conhece e leu o que eu postei..rs.. Link da página oficial: http://escarlate.net/blog/ e o link da resenha do meu Mô:http://www.sobrelivros.com.br/resenha-do-leitor-24-a-arma-escarlate-renata-ventura/
Leandro e Adriana
O depoimento do marido dela, o Leandro é extenso, carinhoso, detalhado e muito bem escrito, por favor, entrem no link que ela forneceu, assim contribui para o blog Sobre Livros, que investe apenas e tão somente nesse hábito, que muito mais pessoas deveriam ter, o hábito da leitura!!
Obrigado, Adriana e Leandro, por entrarem fundo nesse novo universo, como diz Renata, um Brasil que poucos conhecem.
Admito que, na verdade conheço um outro casal escarlate... mas esse é na raiz: Homero e Neusa, avós de Hugo Escarlate e de Viny, de Caimana, de Capí, de Índio, e também de Abelardo e de Caiçara, todos filhos da imaginação de Renata!!!

Se dentre vocês, surgir alguma outra exceção, diga-me, no comentário!!

Um comentário: