-

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O trema e a vírgula

Numa reforma gramatical absolutamente inútil, desnecessária e burra, eliminaram o trema de nosso convívio.. Escrevi sobre aquela porcaria neste post:



O texto abaixo, que está na categoria dos que eu mesmo gostaria de ter escrito, descreve muito bem, e com humor, o acbsurdo que foi essa aboliçao, que nenhum homem de bem pediu...

Despedida do Trema
Estou indo embora. Não há mais lugar pra mim.


Eu sou o trema...
Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos. Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos!

Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois-pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. Até o Cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?

A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros,  é o K, o W.  "Kkk" pra cá, "www" pra lá. Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que, aliás, deveria se chamar TÜITER.

Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo.

Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas.

E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar.

Nos vemos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,

Trema.
GENIAL!! 

Que bom que se esqueceram da vírgula. 

Aqui, veja a importância dela, num texto já um pouco mais antigo, mas de valor, que apareceu na campanha de 100 Anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Sobre a Vírgula


 Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
 Não, espere.
 Não espere..

 Ela pode sumir com seu dinheiro.
 23,4.
 2,34.

 Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve
Isso só ele resolve

 Ela pode ser a solução.
 Vamos perder, nada foi resolvido.
 Vamos perder nada, foi resolvido.

 A vírgula muda uma opinião.
 Não queremos saber.
 Não, queremos saber.

 A vírgula pode condenar ou salvar.
 Não tenha clemência!
 Não, tenha clemência!

 Uma vírgula muda tudo.
 ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Excelente lema da ABI ... pena que não conseguiram evitar o fim do trema!!!




Ah, sim, antes de terminar, um detalhe adicional sobre a vírgula:
A frase abaixo está incompleta... falta uma vírgula!!
Aonde você a colocaria?

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

 
 * Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
 * Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

Abraço


Homerix Ainda Inconformado Ventura


5 comentários:

  1. Homerix,

    Jamais adotarei a “reforma orotográfica”, pois foi imposta por decreto, sem cursar os rituais democráticos. Sou cidadão, pago impostos, sou eleitor, tenho bagagem para discutir o assunto e não fui consultado através de um processo sério de consulta pública. Seguirei utilizando o trema, pois considero a sua abolição uma insanidade.

    Com a abolição do trema, o idioma português, falado no Brasil, perde a sua característica notável de se falar o que se escreve e vice versa.

    Com a abolição do trema, não mais poderemos pronunciar a letra "u" nas situações em que éramos ajudados a fazê-lo com aqueles simpáticos dois pontinhos sobrepostos à letra "u" (importante: trema não é acento, mas um inteligente sinal gráfico auxiliar fonético), pois "que", "qui", "gue" e "gui" terão assim suas pronúncias: que, qui, gue e gui. Logo, cinqüenta, sem trema resulta em cinquenta, cujo som [cinkenta] não consigo associar com o número 50 (a propósito, uma cédula de 50 reais, onde palavra cinqüenta é gravada sem trema, soa falsa); freqüência sem trema, resulta em frequência [frekencia], e assim por diante. Naturalmente que lingüiça, sem trema, imagine linguiça ...o que é isso ? uma contração das palavras língua com inguiça? Note que mudou a sonoridade da palavra, o seu sentido e o seu significado.

    Assim, a solução mais adequada, na linha do relaxa e goza (no sentido hilário do verbo), é a da criação de palavras novas, para se evitar confusões: e, tomando-se em conta o vocábulo lingüiça, dado que o objeto a ele associado não é feito de língua, mas um faliforme capeado por tripa, recheado de carne moída ou qualquer outra coisa, então vamos chamá-la de "tripiça", e, assim, não sentiremos a falta do trema. Quanto à palavra freqüência, vamos escrevê-la como "frecuência". Pronto! Resolvemos mais um problema, sem depender do trema. A palavra cinqüenta, por cincoenta ou cincuenta como escrevem bancários e os espanhóis, respectivamente. Importante: nessa modalidade, mais inteligente obviamente, escrevemos o que falamos, e vice-versa, característica que, como disse anteriormente, a revisão ortográfica jogou por terra, e os "reformadores", no desespero de mexer onde não é preciso, nem se deram conta da bobagem que geraram. Vamos abandonar o verbo "agüentar" e dar preferência ao tolerar ou suportar, pois aguentar, sem trema, é impronunciável...

    ResponderExcluir
  2. É, assim como toda reforma nesse país; reforma ortográfica foi uma m...**!

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Adorei. Como sou das antigas, continuo adotando o trema!
    Bjs, Claira

    ResponderExcluir
  4. Justamente porque, sou o 56.395, e somente por essa razão, adoro informar que, estou, estou mesmo, plenamente de acordo, e mais, concordo com tudo o que foi dito e também, o que faltou dizer.
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. A ABI tem moral para quê? A imprensa no Brasil é uma das piores nos países democráticos ricos, deve perder somente para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir